Reparei que depois que formei comecei com um certo tempo cometer erros ortográficos inaceitáveis, te

19 respostas
Reparei que depois que formei comecei com um certo tempo cometer erros ortográficos inaceitáveis, ter dúvidas de como escreve algumas palavras. Isso pode ser relacionado ao fato de escrever menos e usar mais redes sociais?
Antes de se formar, sabe dizer se estes erros já não aconteciam? No caso de tais erros terem início após sua formação, é possível que alguma questão emocional tenha surgido, relacionadas a sua nova fase de vida. Valeria a tentativa de olhar para isso junto a um psicólogo.

Eu aconselharia uma consulta psicológica pra averiguar essa questão.
A partir do momento em que o cenário envolve tensão e rigidez, este é um cenário vulnerabilizado. Terapia EMDR é uma ótima opção.
Você já tinha esses erros antes da formação por mais que eles tenham se exacerbado depois ?Esse é um ponto importante a ser investigado e possível de ser levado para a psicoterapia. O uso excessivo das redes sociais e a falta de leitura podem sim levarem à uma maior dificuldade na escrita mas fatores emocionais também podem estar envolvidos nessa questão. Sugiro iniciar uma psicoterapia se essa situação está te gerando uma certa ansiedade ou angústia por exemplo.
Olá. É necessário verificar o que está de fato está acontecendo (se trata de processos ansiosos, atencionais, aprendizagem ...). Seria interessante procurar um psicólogo para analisar suas demandas e realizar um processo psicoterápico. Cuide-se!
Olá, isso pode ter vários motivos, como falta de atenção, pensamentos acelerados. O importante é caso o desconforto for grande procure ajuda especializada de um psicólogo. Cuide-se. Abraço.
Olá! Isso pode ter sido causado por vários motivos. De fato, alguns hábitos e comportamentos podem influenciar nas nossas funções cognitivas, mas também aspectos emocionais e psicológicos podem causar esses sintomas. Ainda, existem algumas condições clínicas ou físicas que podem causar alterações cognitivas. Por exemplo, apesar de ainda não termos muitas informações científicas sobre as consequências de ter tido covid, existem muitos relatos sobre algumas dificuldades cognitivas, principalmente na memória, atenção e outras funções intectuais. Por isso, é muito importante fazer uma avaliação psicológica para investigar o problema e chegar a um diagnóstico adequado para iniciar o melhor tratamento.
Olá! Isso pode estar relacionado com vários fatores. Pode estar vinculado ao uso das redes sociais e escrever menos, abreviar palavras, etc. Sugiro procurar a avaliação de um psicólogo para melhor orientação e tratamento. Um abraço!
Olá, sim pode ser, mas se você tem dúvidas sobre perda cognitiva você pode fazer uma avaliação neuropsicológica ou de linguagem com a fono. Pode realmente como os colegas falaram ser emocional, pode ser desatenção e impulso, já que vc depois percebe. Pode ser o corretor do computador, mas também pode ser algo diferente disso.
Sim, é bem provavel que esteja relacionado. - Durante a formação temos uma boa rotina de leitura e escrita formal. - Eu sugiro desativar o "corretor automático" do aparelho móvel; buscar escrever sempre por extenso, sem abreviar como é costume nas conversas online; E, principalmente, manter o hábito de ler livros. - Estar em contato com a leitura constante fortalece o cérebro/ neurônios/ memória. ;)
Esta questão, por envolver diversos fatores, vem sendo muito debatida atualmente por especialistas de diversas áreas. Entendo o que você propõe com a hipótese das redes sociais. Seria como se o nosso uso e confiança constante nos corretores ortográficos deixasse nossa "memória de escrita" livre demais para um esquecimento. Mas perceba, esta é apenas uma hipótese a ser estudada, não um fato comprovado. Existem alguns testes psicológicos que podem te ajudar a saber melhor sobre a sua situação. Procure um psicólogo com experiência na área de Psicodiagnóstico / Avaliação Psicológica.
Olá! Pode ter relação com varias coisas. Como o que voce relatou, como também, insegura, medo de errar e entre outras coisas. Um abraço.
Olá, o uso das redes sociais pode influenciar na forma que escrevemos, como também existem outras variáveis que podem estar relacionadas. Outro ponto a ser observado é a forma como você reage diante dessa dificuldade com a escrita (o quanto se cobra, como se sente, etc).
Acredito que as redes sociais podem influenciar na nossa escrita, porém a falta de atenção e talvez ate um pouco de insegurança podem estar ligadas ao seu método de escrever.
Pensando nisso aconselho que procure ajuda psicologia para melhor avaliação.
Olá,
As redes sociais podem influenciar sim na forma como escrevemos, principalmente ao usarmos sempre o corretor automático, porém, é essencial que seja feita uma investigação mais completa, para entender por exemplo, se antes de se formar, estes erros já aconteciam ou não. Pois podem ter vários motivos, como falta de atenção, ansiedade, pensamentos muito acelerados, entre outros.
Por essa razão, recomendo que você inicie com a psicoterapia, para melhor orientação e tratamento.
Olá, as redes sociais e os modos que nos comunicamos nela pode influenciar sua comunicação sim. Porém precisamos entender o contexto: você escrevia super bem antes e começou a "errar" agora?
Você erra quando esta ansioso? em que momento acontece?
Pode ser insegurança também. Você nao esta se cobrando demais? Recomendo que busque um profissional. Abraço!

O uso frequente de redes sociais e escrita informal pode afetar a habilidade ortográfica e a confiança na escrita formal. É importante dedicar tempo à leitura e escrita de textos mais formais para melhorar a habilidade ortográfica e gramatical.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Olá. Pode estar relacionado sim, já que nas redes sociais há menos compromisso com as regras gramaticais e de coerência e coesão.
Oie, certamente está relacionado! Praticar o português fora das redes sociais é fundamental para manter e aprimorar suas habilidades linguísticas. Nas redes sociais, muitas vezes há uma flexibilidade em relação às normas da língua portuguesa, o que pode influenciar negativamente a precisão e a clareza da comunicação escrita. Ao praticar a escrita em contextos mais formais, como em textos acadêmicos, profissionais ou mesmo em conversas cotidianas, você fortalece sua compreensão e domínio do idioma. Além disso, a exposição a diferentes formas de expressão e estilos de escrita contribui para a ampliação do vocabulário e para o desenvolvimento de um estilo próprio. Então, continue praticando e buscando oportunidades para usar o português de maneira correta e eficaz!