Avaliação psicopedagógica - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - avaliação psicopedagógica
Perguntas sobre Avaliação psicopedagógica
Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Avaliação psicopedagógica
Especialistas falam sobre Avaliação Psicopedagógica
O psicopedagogo atua com questões relacionadas ao aprender e aos obstáculos que podem surgir ao longo do processo de aprendizagem. Este profissional faz inicialmente uma avaliação, realizando um atendimento individualizado, levando em consideração as dificuldades e potencialidades de cada indivíduo. O diagnóstico psicopedagógico busca obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que ocorrem neste processo.
Aplicação de testes e levantamento de hipótese diagnóstica.
Área de estudo das dificuldades de aprendizagem (crianças, adolescentes e adultos). Em um sentido amplo, investigar e promover as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam estar dificultando e ou impedindo a aprendizagem.
A avaliação psicopedagógica pode ser realizada com crianças, adolescentes e adultos.É um processo de mobilização em que busca compreender o aprendiz e seu processo de aprender.Para tanto, investiga-se as perspectivas da sociedade, da educação sistemática, da família e pessoal, levando em consideração os aspectos externos e internos ao sujeito.Objetivando desnudar o sujeito em sua singularidade. Neste período não há uma quantidade de sessões pré definidas. Nas sessões avaliativas hipóteses são levantas, testadas e compreendidas, ao final das mesmas, formula-se uma devolutiva, que é dada para todos os envolvidos. Neste momento, explica-se os fatores que estão sendo entraves para aprendizagem.
A Avaliação Psicopedagógica é um processo que utiliza de vários instrumentos e métodos de avaliação que possibilitam um completo entendimento dos quadros que envolvem problemas de aprendizagem e desempenho escolar. Desta forma é possível traçar a melhor forma de tratamento e obtenção dos melhores resultados nas dificuldades apresentadas inicialmente pelas crianças ou jovens.
Com a avaliação pode-se identificar quais são as dificuldades de aprendizagem, intensidade que ocorrem, possíveis interferências que as produzem e, por fim, como trabalhá‐las.
Para o estudo dos processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, utiliza-se a avaliação psicopedagógica, processo de investigação em que procura-se compreender as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação de conteúdo ou na realização de atividades diárias. Normalmente, a técnica é aplicada para análise dificuldades escolares e para a intervenção em casos como TDAH, dislexia, transtorno geral do desenvolvimento e outros. Assim como na avaliação neuropsicológica, no fim da avaliação o paciente recebe um relatório com as diretrizes para o tratamento multidisciplinar e recomendações para reabilitação/intervenções.
É um instrumento a disposição do psicopedagogo que tem como objetivo colher informações do contexto do aluno e de cunho psicológico e emocional, afim de que se faça uma intervenção psicopedagógica eficaz a partir do diagnóstico feito. A avaliação é solicitada para todos aqueles que de alguma forma não conseguem atender toda ou parte de suas necessidades escolares por fatores biopsicossociais, como: os que apresentam dificuldade de comunicação, na escrita, em cálculos e linguagem como a dislexia, disgrafia, discalculia,TDAH, além de crianças com comportamento inadequado, que necessitem de apoio psicológico por algum tipo de transtorno ou adoecimento emocional.
Quais profissionais realizam Avaliação psicopedagógica?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.