Quem tem hipotireoidismo tem mais predisposição para ter depressão apenas se o hipotireoidismo não e

2 respostas
Quem tem hipotireoidismo tem mais predisposição para ter depressão apenas se o hipotireoidismo não estiver controlado? Ou mesmo tomando a medicação corretamente e com o tsh controlado há está predisposição?
Olá,

Sabemos que o hipotireoidismo quando não adequadamente tratado pode sim desencadear quadros de depressão. Entretanto, ainda não há nenhuma comprovação que o hipotireoidismo adequadamente tratado com TSH e T4 livre dentro da normalidade possam piorar quadros depressivos.
Acompanhe sempre o tratamento da tireoide com a endocrinologista.

Sua dúvida sobre a relação entre hipotireoidismo e depressão é muito válida e envolve uma questão bastante discutida. O hipotireoidismo, quando não controlado adequadamente, pode sim estar relacionado ao surgimento de sintomas depressivos. Isso ocorre porque os hormônios tireoidianos desempenham um papel importante no metabolismo cerebral, influenciando o humor, a energia e o funcionamento cognitivo. Quando os níveis de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) estão baixos, o cérebro pode ser afetado, levando a sintomas como cansaço, tristeza, dificuldade de concentração, e em alguns casos, à depressão.

No entanto, como você mencionou, quando o hipotireoidismo está bem controlado, ou seja, com os níveis de TSH (hormônio estimulante da tireoide) e T4 livre dentro dos parâmetros normais, a expectativa é que o impacto sobre o humor seja minimizado. Não há evidência científica clara de que o hipotireoidismo bem tratado possa, por si só, desencadear ou agravar quadros de depressão. Em outras palavras, se a reposição hormonal com levotiroxina está sendo feita de forma adequada e os níveis hormonais estão bem ajustados, a tireoide não deve ser a causa principal de um quadro depressivo.

Por outro lado, a relação entre depressão e hipotireoidismo pode ser mais complexa em algumas pessoas. Mesmo com o hipotireoidismo controlado, alguns pacientes podem ainda enfrentar sintomas depressivos. Isso pode acontecer devido a outros fatores, como predisposição genética, histórico pessoal de transtornos de humor, ou até por alterações neuroquímicas que podem coexistir com o hipotireoidismo. Em alguns casos, pode ser necessário reavaliar a dosagem do tratamento hormonal ou considerar outras abordagens, como suporte psicológico ou psiquiátrico.

A medicina integrativa tem um papel importante nesse processo, pois aborda a saúde de forma holística, considerando não apenas os níveis hormonais, mas também outros fatores que podem influenciar o bem-estar emocional e mental, como hábitos de vida, nutrição, níveis de atividade física, saúde intestinal e até deficiências nutricionais que podem impactar o humor, como a falta de vitamina D, vitamina B12 ou ômega-3.

Portanto, se você está controlando adequadamente o seu hipotireoidismo e ainda assim está experimentando sintomas depressivos, pode ser interessante explorar outras possíveis causas e abordagens de tratamento para lidar com o quadro emocional. Vale a pena discutir essas questões com o seu médico, que pode avaliar sua saúde de forma mais ampla e considerar ajustes no tratamento, caso necessário.

Lembrando que, para garantir o controle adequado do hipotireoidismo, é importante manter os exames regulares e o acompanhamento médico para ajustar a dosagem da medicação conforme necessário.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia