quem tem hipotireoidismo pode tomar suplemento com guaraná e chá verde?

1 respostas
quem tem hipotireoidismo pode tomar suplemento com guaraná e chá verde?
Essa é uma pergunta muito importante, especialmente para quem tem hipotireoidismo, uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios em quantidade suficiente, levando a um metabolismo mais lento. O guaraná e o chá verde são frequentemente usados como estimulantes naturais devido à cafeína que contêm, o que pode aumentar a energia e a queima calórica, mas é preciso ter cuidado ao utilizá-los.

Quem tem hipotireoidismo precisa considerar alguns aspectos antes de consumir suplementos que contenham guaraná e chá verde. A cafeína, presente em ambos, pode acelerar o metabolismo de maneira temporária, mas também pode causar efeitos como ansiedade, palpitações e aumento da pressão arterial em algumas pessoas, especialmente se consumida em excesso. No caso do hipotireoidismo, é fundamental avaliar se seu corpo está adaptado para lidar com esses estímulos. Se você estiver fazendo uso de medicamentos como a levotiroxina para tratar o hipotireoidismo, o uso de estimulantes pode interferir na absorção do medicamento ou mascarar sintomas importantes, dificultando o ajuste da dose hormonal.

Na medicina integrativa, buscamos avaliar o indivíduo de forma completa, considerando não apenas o hipotireoidismo, mas todo o contexto de saúde, incluindo níveis de estresse, qualidade do sono, alimentação e outros hábitos. Em vez de focar apenas em suplementos que estimulam o metabolismo, a ideia é tratar a causa do metabolismo lento, promovendo o equilíbrio do organismo de forma natural e segura. Para quem tem hipotireoidismo, o uso de guaraná e chá verde deve ser analisado com cautela, pois eles podem acelerar o metabolismo de forma superficial, mas não resolvem a questão de base, que é o funcionamento adequado da tireoide. Além disso, é preciso considerar se você tem sensibilidade à cafeína, que pode agravar a sensação de cansaço no final do dia e prejudicar o sono.

Se você está pensando em utilizar esses suplementos, recomendo que converse com seu médico antes. É fundamental avaliar o estado do seu hipotireoidismo com exames e uma consulta detalhada, para garantir que seu tratamento hormonal esteja ajustado e que o uso desses estimulantes não traga nenhum risco. Na prática integrativa, poderíamos considerar outras estratégias que atuem diretamente no equilíbrio hormonal, como uma alimentação rica em nutrientes essenciais para a tireoide, como selênio, zinco e iodo, além de trabalhar aspectos como a redução do estresse, que também pode impactar na função tireoidiana.

Portanto, o uso de guaraná e chá verde por pessoas com hipotireoidismo não é recomendado de forma indiscriminada e depende de uma avaliação médica cuidadosa. Em vez de recorrer a estimulantes, buscar o equilíbrio metabólico através de um plano de cuidados integrativo e personalizado é o caminho mais seguro e eficaz para cuidar da saúde da sua tireoide e do corpo como um todo.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.