Que tipos de dificuldades de adaptação social a pessoa com síndrome de Down pode apresentar?

5 respostas
Que tipos de dificuldades de adaptação social a pessoa com síndrome de Down pode apresentar?
Pessoas com síndrome de Down podem ter dificuldades de adaptação social devido a atrasos no desenvolvimento da fala e linguagem, o que pode dificultar a comunicação eficaz. Elas também podem ter dificuldades em interpretar sinais sociais, como expressões faciais e tom de voz, o que pode gerar mal-entendidos nas interações. Além disso, podem enfrentar desafios para se adaptar a normas e regras em diferentes contextos sociais, como escola ou trabalho. A sensação de exclusão também pode impactar sua autoestima, tornando a formação de amizades mais difícil e, em alguns casos, causando ansiedade em situações sociais.

Acredito que uma das dificuldades pode ser a aceitação das outras pessoas, ou crianças, que não tem a síndrome.
Atendendo crianças e adolescentes percebo o quanto crianças são malvadas nas escolas... Por isso um acompanhamento com psicoterapia pode ser importante.
Podem ter dificuldade de relacionar, comunicação adaptação social, interação, expressão de sentimentos.
É importante ser acompanhada por profissional especializado.
Obrigada por compartilhar sua dúvida, ela nos enriquece.
Crianças com síndrome de Down podem ter várias dificuldades que têm a ver com a consciência sensorial, a hipossensibilidade ao toque, a hipersensibilidade ao toque ou a combinação dessas e a deficiência intelectual (DI) levando a dificuldades na aprendizagem. Ainda dificuldades com à linguagem, raciocínio lógico, memória e todas essas podem refletir na socialização e na autonomia.
Partindo do princípio que as pessoas com síndrome de down têm caracteristicas específicas em virtude de sua formação genética, elas têm um comportamento diferenciado da grande maioria das demais pessoas. Assim têm dificuldades de percepção sobre os padrões de comportamentos esperados, têm maior sensibilidades a estímulos sensoriais, precisam de suporte para o desenvolvimento de habilidades sociais, etc. Por outro lado, como a colega falou acima, muitos ainda são vitmas de preconceitos. Afinal todas as pesso as são diferentes e precisamos socialmente aprender a lidar com essas diferenças.