Que fatores levam a desenvolver o câncer colorretal?
3
respostas
Que fatores levam a desenvolver o câncer colorretal?
Principal fator é genético. Outros fatores podem contribuir como alimentação de produtos processados industrialmente, embutidos. Dieta pobre em fibras e constipação também pode predispor pois concentram toxinas no intestino mais tempo.
Pacientes que têm antecedente familiar necessitam realizar colonoscopia frequentemente. Paciente com polipose intestinal familiar necessita ser submetido a colectomia total.
Lembrando que muitas vezes, o tratamento não necessariamente precisa ser cirúrgico.
Clínicas médicas Dr. Especialistas.
Pacientes que têm antecedente familiar necessitam realizar colonoscopia frequentemente. Paciente com polipose intestinal familiar necessita ser submetido a colectomia total.
Lembrando que muitas vezes, o tratamento não necessariamente precisa ser cirúrgico.
Clínicas médicas Dr. Especialistas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O câncer colorretal é uma doença multifatorial. Desde estilo de vida e dieta pode influenciar no seu aparecimento. Dietas ricas em gorduras com poucas fibras, alimentos processados, defumados aumentam o risco de aparecimento da doença. O sedentarismo, o fumo e o álcool também contribuem para o surgimento da doença. A doença tem sua incidência aumentada também por outros fatores como aumento da idade, existência de pólipos intestinais, doenças genéticas, história familiar de câncer intestinal e de outros tipos neoplasia como ovário, endométrio, mama. Histórico de doença inflamatória intestinal como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Aqueles que não pertencem a nenhum grupo de risco devem fazer a primeira colonoscopia aos 50 a 55 anos, idade em que o risco da doença se eleva, de forma preventiva.
A câncer colo-retal é uma doença multi-fatorial. Alguns fatores de risco são bem conhecidos, como o avançar da idade, consumo excessivo de carne vermelha e alimentos processados, sedentarismo e obesidade, tabagismo, história familiar de câncer colo-retal, porém a exposição a algum destes ou mesmo todos não indica que uma pessoa necessariamente terá a doença. Existem algumas síndromes genéticas que são herdadas hereditariamente (polipose adenomatosos familiar, síndrome de Lynxh) que aumentam muito a chance de desenvolver câncer colo-retal e em idades mais precoces, mas estes casos são minoria. Se você tem fatores de risco o ideal é realizar a colonoscopia preventiva. Geralmente recomendamos um primeiro exame aos 50 anos de idade porém, a depender de alguns fatores de risco, podemos iniciar mais cedo. Procure um oncologista para maiores esclarecimentos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostava de saber se é normal um jovem fazer cocô fininho e longo?
- Fezes longas, com mais de 20 cm, toda vez que vou ao banheiro. (3-4x na semana) Porem nao estao finas, nem achatadas, estao na grossura "normal" de fezes. Devo me preocupar?
- Vontade de evacuar e não conseguir. E estou com hemorroida. E estou tratando de uma infecção urinária. A infecção urinária que está causando esse desconforto?
- Meu pai fez uma tomografia e apareceu espessamento mural excêntrico do cólon sigmóide e dos segmentos ileais formando conglomerado com aspecto expansivo, tendo contornos lobulafos localizado no hipogastrico, medindo em sua totalidade 10,5 x 8,5 x 6,3, com densificacao de aspecto infiltrativo dos planos…
- Na maioria das vezes que vou evacuar sai um pouquinho de muco nas fezes (quase sempre branco mais já aconteceu também amarelado e transparente (tipo gosma) mais em poucos quantidades, não sinto dor nem presença visível de sangue. Como diferencia o muco do pus?
- Em região de reto alto/sigmoide distal , notamos mucosa sem lesão de continuidade , porém de aspecto endurecido (em bloco )que pode corresponder a infiltração de reto por lesão de colo de útero. O que quer dizer esse resultado?
- Fizz colonoscopia a 1 ano e estava tudo certo, porém minhas fezes na maioria das vezes estão saindo finas ou em bolinhas e de vez em quando saem normais, Devo fazer outra colonoscopia?
- Qual a diferença de diverticulite para Câncer no intestino
- Bom dia ,vou evacuar as vezes até 3 vezes por dia sempre com cólicas e fezes bem moles,diferente passo um dia sem evacuar e quando aconte fio com a sensação de que to com vontade o tempo todo de ir ao banheiro agora percebo uma bolinha amarelo da boiando como se fosse uma massa, devo procurar um médico??
- Fiz uma consulta com um gastroenterologista a cerca de cinco meses atras, e ele fez o exame de toque retal, na hora doeu muito, e passado cinco meses ainda sinto muita dor no reto, isso é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Câncer colorretal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.