Que fatores levam a desenvolver o câncer colorretal?

3 respostas
Que fatores levam a desenvolver o câncer colorretal?
Principal fator é genético. Outros fatores podem contribuir como alimentação de produtos processados industrialmente, embutidos. Dieta pobre em fibras e constipação também pode predispor pois concentram toxinas no intestino mais tempo.
Pacientes que têm antecedente familiar necessitam realizar colonoscopia frequentemente. Paciente com polipose intestinal familiar necessita ser submetido a colectomia total.
Lembrando que muitas vezes, o tratamento não necessariamente precisa ser cirúrgico.
Clínicas médicas Dr. Especialistas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O câncer colorretal é uma doença multifatorial. Desde estilo de vida e dieta pode influenciar no seu aparecimento. Dietas ricas em gorduras com poucas fibras, alimentos processados, defumados aumentam o risco de aparecimento da doença. O sedentarismo, o fumo e o álcool também contribuem para o surgimento da doença. A doença tem sua incidência aumentada também por outros fatores como aumento da idade, existência de pólipos intestinais, doenças genéticas, história familiar de câncer intestinal e de outros tipos neoplasia como ovário, endométrio, mama. Histórico de doença inflamatória intestinal como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Aqueles que não pertencem a nenhum grupo de risco devem fazer a primeira colonoscopia aos 50 a 55 anos, idade em que o risco da doença se eleva, de forma preventiva.
A câncer colo-retal é uma doença multi-fatorial. Alguns fatores de risco são bem conhecidos, como o avançar da idade, consumo excessivo de carne vermelha e alimentos processados, sedentarismo e obesidade, tabagismo, história familiar de câncer colo-retal, porém a exposição a algum destes ou mesmo todos não indica que uma pessoa necessariamente terá a doença. Existem algumas síndromes genéticas que são herdadas hereditariamente (polipose adenomatosos familiar, síndrome de Lynxh) que aumentam muito a chance de desenvolver câncer colo-retal e em idades mais precoces, mas estes casos são minoria. Se você tem fatores de risco o ideal é realizar a colonoscopia preventiva. Geralmente recomendamos um primeiro exame aos 50 anos de idade porém, a depender de alguns fatores de risco, podemos iniciar mais cedo. Procure um oncologista para maiores esclarecimentos.

Especialistas

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Coloproctologista

Goiânia

Poliana Testa

Poliana Testa

Coloproctologista, Cirurgião geral

São Paulo

Maikon Guimarães Fernandes

Maikon Guimarães Fernandes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Guanambi

Eduardo Bischoff

Eduardo Bischoff

Oncologista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Jean Clever Bido Cesário

Jean Clever Bido Cesário

Cirurgião do aparelho digestivo

Porto Ferreira

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Câncer colorretal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.