Quando a síndrome de Tourette surge aos 11 anos de idade numa criança do sexo masculino e vem associada

4 respostas
Quando a síndrome de Tourette surge aos 11 anos de idade numa criança do sexo masculino e vem associada a um tique de bloqueio vocal semelhante a uma gagueira, o prognóstico tende a ser pior, em virtude do comprometimento da fala?
O diagnóstico da Síndrome de Tourette vem da associação de um tique motor complexo (balançar de cabeças, gestos com as mãos por ex) associado a um tique vocal complexo (xingamentos por ex).
O fato de nesse caso estar associado à tartamudez ("gagueira"), não traz pior prognóstico pois pode estar associado à Síndrome simplesmente.
Sugiro que procure um profissional especializado para início de tratamento, o que irá melhorar o prognóstico do transtorno.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Eu acrescentaria que a gagueira pode na verdade ser um tique, então consultar um fonoaudiólogo especializado em gagueira também seria de ajuda.
Minha contribuição nas respostas dos colegas seria dos Pais contactarem a Escola e solicitar junto a coordenação pedagógica um esclarecimento desta síndrome junto aos alunos. As crianças portadoras desta síndrome sofrem muito no contexto escolar devido a não ter controle dos movimentos e fala. Assim, é importante tornar as informações sobre a síndrome comum no ambiente escolar para que ele se sinta incluido e aceito. Desta forma, seu desempenho escolar será mais positivo.
Tudo de bom pra vcs.
A Síndrome de tourette não tem causa conhecida, provoca tiques físicos repetidos e involuntários. Esses tiques são produzidos de diversas formas, piscar, fundar, movimentos intermináveis com a cabeça, boca e ombros. Dessa forma, ela não traz prognóstico pior, em relação à fala somente por estar associada a essa síndrome. Uma investigação mais precisa é necessária para o diagnóstico correto.

Especialistas

Erica Nardes

Erica Nardes

Terapeuta complementar

Bauru

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Keith Gabriele Uaska Cabral

Keith Gabriele Uaska Cabral

Psicopedagogo

Curitiba

Ana Carolina S. Sousa

Ana Carolina S. Sousa

Psicopedagogo

Sorocaba

Anageri Borges

Anageri Borges

Psicopedagogo

Mostardas

Juliana Sales

Juliana Sales

Psicopedagogo

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 94 perguntas sobre Síndrome de tourette
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.