qual o tratamento mais indicado?

3 respostas
qual o tratamento mais indicado?
Paciente com pé diabético pode apresentar uma ou mais das alterações: neuropática e/ou vascular. Os tratamentos dependem da manifestação clínica e do estágio da doença, podendo ir desde medidas preventivas para evitar úlceras e infecções até cirurgias (desbridamentos, revascularização, correções ortopédicas, etc). Procure um cirurgião vascular para saber mais sobre o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em primeiro lugar a prevenção das complicações. É preciso avaliar o estado circulatório da extremidade e as possíveis alterações nos nervos. Todo paciente com alteração na sensibilidade (pés insensíveis) precisa utilizar meias especiais, palmilhas e calçados protetores. O auto exame diário dos pés é recomendável, principalmente nos pacientes cuja sensibilidade dos pés já se encontra diminuída. Na presença de úlceras (feridas) o tratamento deve ser imediato, uma vez que a principal causa que desencadeia a amputação da extremidade é a infecção de uma úlcera previamente existente. acompanhamento médico especializado é recomendável e a frequências das visitas deve ser determinada por fatores de risco presentes e detectados na primeira avaliação clínica. Ortopedista especialista em pé e tornozelo e com experiência no tratamento dos pés diabéticos é a primeira escolha para ser consultado. Quando existir comprometimento da circulação o cirurgião do pé encaminhará o paciente para o vascular.
Olá!
O paciente diabético deve ter uma abordagem multidisciplinar, devendo ser acompanhado pelo endocrinologista, angiologista/cirurgião vascular, neurologista. Todas as complicações relacionadas ao pé diabético estão diretamente envolvidas ao desconhecimento da doença e suas complicações. Assim estes paciente devem estar focados em prevenção primária, ou seja, buscando ficar atento para utilização de calçados confortáveis, sem costuras internas, tamanho adequado, secar entre os dedos dos pés com papel toalha, evitar passar cremes entre os dedos para evitar umidade, vasculhar sempre o interior dos calçados observando a presença de materiais que possam provar traumas. Obviamente controle glicêmico rigoroso e higiene são muito importantes. Consulte seus médicos para informações detalhadas.

Especialistas

Rhumi Inoguti

Rhumi Inoguti

Cirurgião vascular

São Paulo

Adriana Pinheiro Guerra

Adriana Pinheiro Guerra

Angiologista, Cirurgião vascular

Vitória

Lucas Rocha

Lucas Rocha

Cirurgião vascular, Angiologista, Cirurgião geral

Natal

Paulo Victor Bezerra

Paulo Victor Bezerra

Cirurgião vascular

Francisco Beltrão

Luciana Maria Caccavo Miguel

Luciana Maria Caccavo Miguel

Intensivista

Porto Alegre

Vinicius Bignatto

Vinicius Bignatto

Cirurgião vascular

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Pé Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.