Qual o tipo de parto mais seguro para uma gestante com hipertensão cronica? O parto normal induzido

3 respostas
Qual o tipo de parto mais seguro para uma gestante com hipertensão cronica? O parto normal induzido ou cesariana?
Uma gestante com hipertensão arterial crônica se a pressão estiver controlada, os exames normais, bebê em boas condições de saúde pode e deve tentar sim o parto normal sempre que possível.
Tem que ver também se já existe uma cesariana anterior neste caso vai dificultar a possibilidade de indução do parto normal.
A melhor taxa de sucesso ocorre quando já existe um ou mais partos vaginais prévios neste caso o parto induzido costuma ser bem favorável.
Sempre que possível devemos evitar uma cesariana desnecessária principalmente se for sua primeira gestação.
Em situações com descontrole da pressão arterial, alteração de exames laboratoriais, sinais de comprometimento fetal na ultra-sonografia ou perfil biofísico fetal a cesariana será bem indicada!
As chances de sucesso no parto vaginal aumentam também se você fizer uma preparação prévia durante a gravidez com exercícios físicos de fortalecimento tipo Pilates aliado a uma preparo perineal/vaginal de alongamento elasticidade.

Bom dia.A via do parto vai depender do controle da pressão e riscos para Pré eclãmpsia(através d exames laboratoriais),a partir do segundo trimestre e principalmente no final da gestação.Se estiverem dentro da normalidade,o parto normal será sim viável.
A princípio, se a pressão está bem controlada não há nenhuma contraindicação ao parto normal para a paciente hipertensa crônica. Ao contrário, por ser mais fisiológico, costuma favorecer o controle da pressão.
No entanto, é importante conhecer o histórico materno, outros fatores relacionados a gestação e passado obstétrico, pois podem influenciar na decisão da via de parto.
Converse com seu médico para avaliarem juntos a melhor opção para o seu caso.