Qual o melhor especialista para queixa de dificuldade em engolir (mais precisamente no esôfago): otorrino

3 respostas
Qual o melhor especialista para queixa de dificuldade em engolir (mais precisamente no esôfago): otorrino ou gastro ?
Boa tarde! A disfagia é a dificuldade para engolir. Várias são as causas desse sintoma. Para avaliação da deglutição existe a Videoendoscopia da Deglutição (VED) e a Videofluroscopia. O VED é um exame feito em consultorio, com o nasofibroscópio, utilizando consistencias de liquido, pastoso e sólido corados com anilina (azul). Exame é realizado junto com um fonoaudiologo especialista em deglutição, e o médico oferece as consitencias para o pacientes e visualiza com o nasofibroscopico como esta a deglutição do paciente. A videflurosocpia é um exame feito com contraste (bario) e radiação podendo avaliar cavidade oral, faringe, esofago. Um exame complementa o outro. Procure um especialista. Estou à disposição!

Olá, bom dia.

Seria interessante procurar um otorrinolaringologista, para avaliar se os mecanismos de mastigação e transferência do bolo alimentar para o esôfago estão adequados.
Caso necessário, ele encaminhará o paciente ao especialista adequado.
Boa tarde!
A dificuldade de engolir é chamada de disfagia. Para saber qual o local que está realmente alterado, o paciente deve fazer uma avaliação clínica da deglutição com um fonoaudiólogo capacitado em disfagia. Pois apesar de se poder ter uma percepção de que seja no esôfago, pode ser em decorrência de uma alteração em região anterior.
Se necessário, esse profissional encaminhará para um exame objetivo da deglutição, sendo que o hoje o padrão ouro é a videofluoroscopia da deglutição ou videodeglutograma. O exame é dinâmico, realizado por fonoaudiólogo usando contraste de bário e avaliando o alimento da boca ao estômago. Se observado alteração em esôfago, esse profissional ao gastroenterologista.