Qual é a alimentação ideal para uma pessoa que está com a tuberculose?

5 respostas
Qual é a alimentação ideal para uma pessoa que está com a tuberculose?
Alimentação rica em proteínas, carboidratos de preferencia integrais, frutas e verduras (ricas em vitaminas, minerais e fibras); Um plano alimentar totalmente individualizado. A tuberculose geralmente deixa o paciente sem apetite e sem paladar e isso dificulta bastante no consumo adequado de alimentos; por isso geralmente é indicado 3 refeições diárias completas: café da manhã, almoço e jantar. Tudo depende do estado que o paciente se encontra.

Olá! Como pode ocorrer a redução de peso e até a Desnutrição (mesmo que leve), o ideal é procurar um Nutricionista para adequar, em nutrientes e calorias, as suas refeições. Apesar de não ter restrições alimentares, quanto mais saudável for sua alimentação, mais benefícios irá trazer à saúde, de uma forma geral.
Você vai precisar de um alto aporte calórico, e isso pode ser difícil de conseguir devido à queda no apetite.
Então, minha principal recomendação é: escolha alimentos com alta densidade calórica e nutriconal.
Exemplos: aposte em boas fontes de gorduras, como azeite, óleo de coco, oleaginosas ( amêndoas, nozes, castanhas, etc) abacate, a gordura natural das carnes ovos, etc
Consuma também frutas, inclusive secas, grãos integrais e boas fontes de proteínas ( as já mencionadas carnes, ovos, além de frango, peixe, etc)
Pode ser útil um suplemento nutricional para atingir as necessidades protéico calóricas, principalmente na falta de apetite. tal suplemento deve ser avaliado individualmente e prescrito por um profissional
Em meu município atendo ao Setor de Pacientes com Tuberculose. Essa patologia pode apresentar sintomas como tosse, cansaço, falta de apetite, por isso, dependendo do Estado Nutricional e Condições financeiras do paciente, faço adequação do Plano Alimentar. Deve ser equilibrada com consumo de alimentos ricos em Nutrientes, como Carboidratos( Arroz, Macarrão, Fubá, batatas e outros tubérculos) , Proteínas de origem vegetal ( Feijão, Ervilha, Grão de Bico, Lentilha ou Soja), Proteínas de origem animal (Carnes bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Ovos), legumes, verduras e frutas da época, que geralmente tem preços mais acessíveis e estão mais nutritivos.
Para que você consiga consumir uma alimentação altamente energética, abuse das vitaminas com 3 variedades diferentes de frutas e acrescente aveia.
Coma no mínimo 1 ovo ao dia. Prepare da maneira que vc mais gostar.