Qual a diferença entre psicólogo e psicanalista? Como descubro qual a melhor para mim?

25 respostas
Qual a diferença entre psicólogo e psicanalista? Como descubro qual a melhor para mim?
Olá, bom dia. O psicólogo é o profissional que possui formação no curso de psicologia após concluir cinco anos de graduação. Dentro da psicologia existem diversas abordagens como, por exemplo, a psicanálise. Sendo assim, o psicanalista pode se especializar nessa área para atender. Espero ter ajudado.

Olá! O psicólogo é um profissional que realizou a graduação em psicologia, trata-se de uma profissão com diferentes áreas de atuação e linhas de pensamento (as linhas de pensamento falam, dentre muitas coisas, de uma compreensão sobre o mundo e sobre o homem, e uma metodologia de trabalho baseado em um sistema de pensamento). Isso tudo define a forma com que o profissional irá trabalhar e entender o problema.
Já a psicanálise é uma ciência, que nasce a partir de Freud, ela nasce enquanto uma prática, um método de tratamento e uma forma de investigação - trata-se de uma pesquisa de aspectos psiquicos.
A psicanálise também tem diferentes linhas de pensamento, no entanto, as diversas vertentes, ainda que sejam diferentes entre si, tem alguns pressupostos básicos teóricos ligados ao Freud.

A formação de ambos é diferente, um psicólogo se forma em um curso de graduação, que dura em média de 4 a 5 anos, já a formação do psicanalista se dá em grupos de formação em psicanálise - de diversas formas, grupos, escolas de psicanálise, etc. A formação do analista acontece para além da graduação, e se dá através de uma ética que envolve a análise pessoal do próprio analista, sua supervisão clínica - a supervisão trata-se de orientações do trabalho do psicanalista feito por um outro profissional mais experiente, assim como sua bagagem teórica. Só a partir destes três pontos é que um analista pode avaliar se autorizar enquanto psicanalista. Além disso, cabe ressaltar que nem todo psicanalista tem formação enquanto psicólogo - é necessário ter alguma graduação, mas esta pode ser diversa, há vários psicanalistas competentes que também são psicólogos, assim como há outros, igualmente importantes que vem de uma formação das letras, do jornalismo, da filosofia ou da medicina, por exemplo. Um bom profissional - seja psicólogo ou psicanalista, é aquele que tem uma postura ética e mantêm-se em constante formação.

Acredito que a escolha de um profissional para iniciar o tratamento - seja ele um psicanalista ou psicólogo, se dá de forma particular, seja através de indicações, pesquisas na internet ou outros caminhos, é muito importante poder experimentar o encontro com o profissional escolhido e analisar os efeitos em você - se houve empatia, se sentiu acolhido e seguro no espaço, dentre outras coisas. É preciso coragem para abrir-se e encarar suas próprias questões, mas o processo costuma valer a pena.
Boa noite! Vou tentar responder sua pergunta de maneira simples e objetiva, pra não cansar! rs
A Psicologia nasceu dentro de laboratório, e se interessava por temas como percepção, tempo de reação e respostas emocionais a certos estímulos. Foi criada dentro de um pensamento científico visando a produção de conhecimento replicáveis mundo a fora. A Psicanálise, por outro lado, nasceu na clínica de um cara chamado Freud (ou Froid, como falamos), a partir da incapacidade de os médicos do século 19 lidarem com doenças provocadas por conflitos emocionais. A Psicanálise foi, portanto, a primeira psicoterapia, e alguns de seus dissidentes e críticos, posteriormente, fundaram outras escolas de psicoterapia. Hoje, todas essas escolas, bem como a Psicanálise, são diferentes linhas do que conhecemos como Psicologia. O Psicólogo, então, é alguém que fez uma faculdade de Psicologia, ou seja, que fez matérias sobre essas diferentes linhas sem se aprofundar em nenhuma necessariamente. Já o psicanalista é um profissional da Medicina ou da própria Psicologia, que fez uma formação específica em Psicanálise. Quando você for decidir entre um psicólogo ou um psicanalista, procure descobrir qual linha teórica segue o psicólogo, e se você se identifica mais com uma abordagem mais diretiva (aconselhamento) ou menos diretiva (com mais escuta e propostas de reflexão). A Psicanálise se situa nesse último campo.
Psicanalise é uma abordagem focada nos traumas de infância, nas neuroses, psicoses, sempre tendo como foco para a realização do atendimento as projeções, transferências que fazemos no dia a dia através de outras pessoas. Exemplo: quando falamos das características negativas de alguém, muito provavelmente estamos falando de nós mesmos e ai o psicanalista ajuda nos a perceber estas fantasias. Psicólogo clínico utiliza diversas técnicas com a finalidade de auxiliar e eliminar problemas relacionados ao sofrimento humano. através de várias técnicas. Eu particularmente utilizo a terapia do esquema para auxiliar as pessoas Essa técnica demarca os comportamentos que nos sabotam e promove um redirecionamento de percepção da vida e de sí mesmo
Como os colegas já responderam muito claramente as diferenças entre Psicólogos e Psicanalistas, vou me ater a segunda parte de sua pergunta: Como descubro o melhor para mim? Acredito que a melhor maneira de encontrar o profissional que possa acolher suas necessidades no processo terapêutico, é realizar uma primeira consulta, assim você consegue perceber os estilos de trabalho, comunicação, compreensão e como você se sentirá com cada profissional. Não há problema de dizer que gostaria de ter essa primeira consulta para encontrar esse acolhimento de suas questões para depois decidir com quem seguirá nessa jornada. Confie na sua intuição e se tiver como conhecer a especialidade do profissional ou algum depoimento de pacientes que já passaram por esse processo e até mesmo uma indicação de alguém, isso poderá ajudar na sua decisão. Todas as abordagens podem tocar em pontos que o ajudarão no seu desenvolvimento de algum modo. Espero que em breve encontre a melhor abordagem para você
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Olá
Concordo com a Boa colocação da colega Renata Almeida Carvalho e acrescento que a psicanálise aborda questões do insconsciente, ou seja, aquilo que não está em evidência no nosso posicionamento como sujeitos! A fala, a escuta e a linguagem são estudadas a fundo para contribuir no processo analítico!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Boa noite, psicólogo é quem fez cinco anos de graduação em psicologia. Psicanálise é uma linha de atuação da psicologia clínica. O psicólogo pode fazer um curso de formação em psicanálise e tornar-se psicanalista. Médicos psiquiatras também podem fazer um curso de formação em psicanálise e atuarem como psicanalistas também.
Acho que os colegas distinguiram de forma excelente a psicanálise da psicologia. Quanto à segunda pergunta, eu considero como critério mais importantes a qualificação do profissional e sua relação com ele, porque maior parte dos frutos numa terapia, vem desses aspectos e tanto um psicólogo quanto um psicanalista, quando bem qualificados, dispõe de recursos para te ajudar. Não é nem à psicanálise nem a psicologia que te oferecerá o melhor suporte, mas o profissional que seja hábil com os recursos de um campo ou de outro.
Olá, meus colegas explicaram muito bem. Mas eu queria adicionar que eu considero que o mais importante não é a abordagem do psicólogo e sim a sua relação com ele. Hoje em dia, a internet ajuda muito a você poder ver um pouco dos profissionais e escolher um com quem você se identifique mais. Então, procure as redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube dos psicólogos que te chamarem mais a atenção, pode começar pelos profissionais que estão aqui no Doctoralia, e os acompanhe, veja seus posts, veja se tem avaliações positivas aqui no site, aí sim você vai ter um preferido para marcar uma primeira sessão e ver se vocês vão ter um bom "encontro". Se você quiser, pode pesquisar sobre as abordagens da psicologia e ver qual você gosta mais, mas mesmo em uma mesma abordagem, cada profissional vai ser de um jeito. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
Boa tarde! Psicólogo é o profissional formado em Psicologia. A psicanálise é uma forma de atuação da Psicologia clínica. O Psicanalista pode ter a formação em Psicologia tbm, mas pode ter qualquer formação superior, desde que tenha feito o curso de formação em Psicanálise.
A diferença principal entre o psicólogo e o psicanalista está, principalmente, na perspectiva da qual se parte para pensar o tratamento. Trocando em miúdos, enquanto o psicólogo tem como referência a consciência, para pensar nos manejos clínicos, ele pode trabalhar com diferentes abordagens dentro da Psicologia enquanto alicerce teórico. Já o psicanalista, parte da perspectiva da existência do inconsciente, e por isso, se engaja numa formação bastante séria que implica, sobretudo, a sustentação de um tripé que é resumidamente, sua análise pessoal, estudo teórico e supervisão dos casos. Ou seja, você pode encontrar psicólogos que trabalham com diferentes abordagens, como humanismo, teoria cognitivo comportamental, psicologia sistêmica e outras que não pensam o sujeito do mesmo prisma que parte a Psicanálise. Do mesmo modo, pode encontrar psicanalistas que são psicólogos, assim como psicanalistas que não tem a formação em psicologia.Trata-se de saber, então, o que exatamente você está buscando obter numa terapia para assim encontrar o que melhor atende as suas necessidades. Portanto, talvez seja mais interessante que você visite um psicanalista que seja também psicólogo, pois assim pode encontrar tal resposta com maior facilidade.
Olá! O psicólogo é o profissional formado em Psicologia e o psicanalista é o profissional formado em Psicologia mas que fez especialização em psicanálise após a formação de Psicologia. Para você saber se você se adapta com a psicanálise seria válido agendar uma consulta com um psicanalista pois o processo terápico é muito individualizado e não são todos que gostam do mesmo tipo de linha psicológica existente. Espero ter ajudado!
Ola! A psicologia é uma graduação feita nas universidades e a psicanálise se encaixa entre uma das matérias, assim como a Gestalt, a psicologia comportamental a cognitiva e assim por diante. São várias abordagens dentro de um mesmo curso. A psicanálise teve um autor em paralelo com a psicologia, que foi Freud, o criador da psicanálise e a psicologia começou com Pavilov. Todas tem como objetivo tratar o emocional. O melhor pra você é onde se sentir melhor, ou seja, ter empatia com o profissional que irá te atender.
Boa tarde! O psicólogo trabalha com técnicas e com uma lógica que visa intervir sobre a dimensão consciente da personalidade do paciente; já a psicanálise começa a levar em conta técnicas e uma lógica que compreende uma dimensão inconsciente da personalidade que costumava ser ignorada pela clínica. A psicanálise intervém assim sobre o que nós chamamos formações do inconsciente como: sonhos, atos falhos, piadas, sintomas, acidentes; para entender como a dinâmica dos afetos se encontra bloqueada ou deslocada e ajudar o paciente a conquistar um exercício do desejo e a própria condição de escolha.
Psicólogo pode ser especializado em psicanálise, porém a SBP só reconhece psicanalistas com formação pela sociedade. Porém, a psicanálise não é reconhecida pela ciência como profissão , somente a psicologia. Psicanalistas no Brasil podem ser: psicólogos, engenheiros e médicos. Procure um psicólogo com registro no conselho regional ou federal de psicologia. Se procura solucionar sua dificuldade de forma breve, procure um psicólogo com especialidade em terapia cognitivo-comportamental
O psicólogo é aquele profissional com graduação em Psicologia. Já o psicanalista pode ser graduado em outro curso superior (como medicina, filosofia, etc) e ter um curso de formação nesta área. De forma mais simples, a psicanálise seria uma das abordagens que a psicologia utiliza para entender e tratar o quadro do paciente, mas existem outras formas (como a terapia cognitivo-comportamental). Logo, nem todo psicólogo é psicanalista. Cada paciente pode se "encaixar" melhor em certa forma de tratamento e o melhor para entender se você se adequaria seria agendar uma consulta com um profissional.
Olá, boa noite!
O psicólogo é quem fez a graduação em psicologia, e psicanálise é uma das diversas formas de atuação do psicólogo.
Olá! A psicologia é a formação acadêmica que leva em média 5 anos de estudo e a psicanálise é uma das abordagens que o profissional pode adotar para seus atendimentos clínicos. Além da psicanálise, existe outras tantas abordagens clínicas para o psicólogo escolher e se basear em seu trabalho terapêutico.
Olá, o psicólogo fez uma faculdade em psicologia e pode seguir a linha psicanalista que é uma das abordagens de tratamento, vamos dizer assim. Eh como o médico que pode ser cardiologista, endocrinologista... é uma especialização. Entretanto o psicanalista não precisa ser psicologo de formação ja que não psicologos podem fazer o curso. Existe inúmeras abordagens terapeuticas, que chamamos de linhas, psicanalise/psicodinamica (Freudiana, Lacaniana, Winnicottiana, Kleineana); Junguiana, Cognitivistas (cognitivo comportamental, terapia do esquema, DBT, etc), psicodrama, corporal, etc... Agora qual vai ser a melhor para voce depende de sua personalidade e o que voce busca em uma psicoterapia. Pesquise sobre as linhas e vá conhecer profissionais. Na verdade qualquer psicoterapia pode ser boa para você. O importante é fazer uma boa aliança e confiar no profissional.
O psicólogo é um profissional que realizou a graduação em psicologia, trata-se de uma profissão com diferentes áreas de atuação e linhas de pensamento.
Já a formação em Psicanálise é oferecida para qualquer profissional com ensino superior. E um detalhe a psicanálise é uma das muitas abordagens escolhidas por psicólogos.
Olá, o mais importante é sempre procurar por recomendações de profissionais, pesquisar se o profissional está devidamente inscrito no conselho de classe e também realizar a psicoterapia com um profissional que você se sinta bem, pois a empatia é fundamental.
O psicólogo é o profissional graduado em psicologia, que tem várias áreas de atuação e também diversas linhas de pensamento. Dentro da psicologia existe varias abordagens como terapia cognitivo comportamental, Gestalt terapia, psicodrama, terapia corporal, terapia sistêmica. Já o psicanalista, ele pode ser também psicólogo, mas não necessariamente. Porém, o psicanalista precisa ter o curso de especialização.
Eu sugiro que você busque fazer contato com profissionais da psicologia e psicanalise para perceber, qual desses você se identifica mais.
Psicólogo é quem fez cinco anos de graduação em psicologia. Psicanálise aborda questões do insconsciente, logo, aquilo que não percebemos em nosso posicionamento em quanto indivíduos. A fala, a escuta e a linguagem são estudadas a fundo para contribuir no processo analítico. O Psicólogo, então, é alguém que fez uma faculdade de Psicologia, ou seja, que fez matérias sobre essas diferentes linhas sem se aprofundar em nenhuma necessariamente. Já o psicanalista é um profissional da Medicina ou da própria Psicologia, que fez uma formação específica em Psicanálise.
Olá. De forma resumida, a diferença está na formação, o que acarreta em uma visão diferente sobre as questões psicológicas. Um psicólogo pode fazer formação em psicanálise, embora um psicanalista não precisa ser psicólogo. Você pode se informar sobre as linhas teóricas e entender qual pensa que faz mais sentido. Minha orientação é agendar uma conversa com profissionais diferentes e ver onde se sente melhor. Abraço.
Olá,

É importante compreender que a Psicologia é uma ciência muito complexa, onde existem diferentes teorias e métodologias a respeito de como lidar com as demandas humanas. Uma destas possibilidades é a Psicanálise, existindo também algumas outras como o Humanismo e a Análise do comportamento. Cada uma destas possue também subdivisões. Contudo, note que todas elas fazem parte da Psicologia. Em adição a isso, com o tempo, foram sendo oferecidos cursos de Psicanálise separados da graduação de Psicologia e estas pessoas se intitulam "Psicanalistas", mas não "Psicólogos" (tem conhecimento desta teoria em questão, mas estão descolados dos conhecimentos mais amplos fornecidos em uma boa universidade). Para resumir, existem "Psicanalistas" e "Psicólogos Psicanalistas".