Qual a diferença entre deficit do processamento auditivo e dislexia?
2
respostas
Qual a diferença entre deficit do processamento auditivo e dislexia?
O DPAC afeta as vias centrais da audição ou seja, as áreas do cérebro responsáveis por processos envolvidos nas habilidades envolvidas na decodificação da audição, como habilidades desde detecção até decodificação das informações sonoras. A criança tem sua capacidade auditiva periférica sem alteração, o exame de audiometria provavelmente terá resultado normal, porém a capacidade de interpretar ou decodificar o que ele está ouvindo está alterada e precisa ser treinada adequadamente para que estas possam ser restabelecidas.
Na Dislexia o paciente apresenta dificuldades auditivas e/ou visuais em decodificar grafemas/fonemas dificultando o aprendizado da leitura.
Na Dislexia o paciente apresenta dificuldades auditivas e/ou visuais em decodificar grafemas/fonemas dificultando o aprendizado da leitura.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O PAC alterado ou a desordem do Processamento Auditivo Central não significa falta de audição ou problemas nela e sim uma determinada dificuldade em processar e interpretar o estímulo auditivo que foi detectado pelo ouvido, e normalmente pode vir junto com um Déficit de Atenção. A capacidade auditiva periférica da criança apresenta-se sem alterações, o exame de audiometria no caso provavelmente estará normal. Já na Dislexia, o paciente não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam, prejudicando a leitura e a escrita. Deste modo, reforça–se a participação do fonoaudiólogo em ambos os casos, junto a equipe profissional que atua nas escolas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que quer dizer alteração do processo auditivo central quanto a coordenação temporal para sons verbais e não verbais e figura fundo,revelando alteração da Decodificação e Organização .
- Fui diagnosticada aos 41 anos com disacusia e DPAC. Sou professora e estava há um tempo em outras funções. Agora que retornei a sala, estou tendo muitas dificuldades em ministrar as aulas. Esqueço de coisas básicas. Ando irritada. Pedi ao meu otorrino alguma coisa ( laudo/ encaminhamento) para fazer…
- Olá boa noite. Meu filho apresentou TPAC em 2019 após alguns exames, fez tratamento com cabine acústica, fono, músicoterapia. Após 1 ano repetiu o exame de PAC completo e o resultado foi sem alterações. Preciso repetir esses exames periodicamente ou posso considerar que ele não possui mais TPAC??
- Gostaria de saber se uma criança pode ter Deficiência intelectual leve e também alteração no processamento auditivo?
- Uma criança diagnosticada com TPAC aos 9 anos de idade pode aprender a ler e a escrever?
- A criança que possui DEPAC e apresenta evolução no tratamento de cabine, tem a hipótese de dislexia descartada?
- Boa noite, qual a diferença da terapia PAC e SENA? Parece q o SENA a resposta de melhora e mais rápida.
- Meu filho de 10 ano teve alteração no pac!!qual profissional devo levar?qual profissional da o laudo?tem cura?quanto tempo de tratramento?
- O paciente que tem DPAC pode ter Dislexia ao mesmo tempo?
- Qual a importância do acompanhamento psicológico para crianças com pac?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Déficit do Processamento Auditivo Central
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.