Qual a diferença entre ansiedade e crise de pânico?

15 respostas
Qual a diferença entre ansiedade e crise de pânico?
A ansiedade é uma emoção que todo mundo pode sentir perante uma situação específica (preocupação, nervosismo, apreensão, etc..), porém quando os sintomas aparecem em excesso a ponto de prejudicar a vida e a rotina do dia a dia, ela pode ser considerada patológica.
Crises de pânico fazem parte do transtorno de pânico, que é um transtorno de ansiedade (considerado ansiedade patológica) no qual aparecem sintomas como: coração acelerado, sudorese, falta de ar, a pessoa tem a sensação de que vai morrer em uma crise de pânico.
É importante buscar ajuda psicológica e psiquiátrica para avaliar os sintomas.

A ansiedade é uma emoção. Geralmente sentimos ansiedade perante uma ameaça real ou imaginária referente ao futuro. Ex: Fazer uma prova daqui a duas semanas. Se essa prova for percebida como ameaçadora, poderemos sentir ansiedade perante essa situação. Quando mais incerto e importante for o resultado de algo no futuro, mais ansiedade sentiremos. Sentir ansiedade é algo positivo quando for proporcional à situação que vivenciamos. A ansiedade também pode nos motivar a agir em direção aos nossos objetivos.
Uma crise de pânico corresponde a um surto abrupto de medo ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro ou mais de uma lista de 13 sintomas físicos e cognitivos (Palpitações, sudorese, tremores, sensações de falta de ar ou sufocamento, sensações de asfixia, dor ou desconforto torácico, náusea ou desconforto abdominal, sensação de tontura, calafrios ou ondas de calor, anestesia ou sensações de formigamento, sensações de irrealidade ou sensação de estar distanciado de si mesmo, medo de perder o controle ou “enlouquecer”, medo de morrer). Os ataques podem ser inesperados, o qual não existe um indício ou desencadeante óbvio no momento da ocorrência - ou seja, o ataque parece vir do nada, como quando o indivíduo está relaxando ou emergindo do sono (ataque de pânico noturno). Em contraste, os ataques de pânico esperados são ataques para os quais existe um indício ou desencadeante óbvio, como uma situação em que os ataques de pânico ocorrem geralmente.
Olá ansiedade é uma preocupação intensa excessiva e persistente, medo de situações cotidianas que você pode não ter controle. Sintomas como respiração rápida, sudorese podem ocorrer. A crise de pânico como no próprio nome diz é um processo de crise que pode iniciar com uma ansiedade e quando não é dado o devido acompanhamento médico e psicológico torna-se uma crise onde os sintomas são mais acentuados, alterando inclusive seu dia-a-dia. É recomendado para ambos os casos ser avaliado por um psiquiatra e iniciar acompanhamento psicológico.
A ansiedade é uma alteração psicológica ou mental que nem sempre se constitui em doença, sendo até mesmo necessária para nossa sobrevivência, em alguns casos.
É algo possível de acontecer com qualquer pessoa, causando sofrimento com antecedência por medo de que algo indesejado ocorra.
A ansiedade costuma acontecer por causas específicas como preocupação de não fazer boa prova, ou boa apresentação, conhecer a família da pessoa amada, contrair uma doença, medo de perder um ente querido, etc.
Quando ocorre de forma excessiva, além de medo e irritação, podem se manifestar sintomas físicos como dor no peito, tontura, dormência, coração disparado, falta de ar, etc.
Acontecendo com frequência, se não tratada, pode se tornar um transtorno e persistir por longo período de tempo.
Já a Síndrome do pânico, como toda síndrome, é constituído de vários sinais e sintomas e não tem causas diagnosticadas.
O ataque ou crise de pânico é imprevisível, pode ocorrer a qualquer hora e lugar sem motivo desencadeador identificável (gatilho).
Esta síndrome é violenta, apresenta os sintomas de ansiedade citados anteriormente só que de forma muito mais intensa, e geralmente vem acompanhados de perda de controle, sensação de morte súbita, percepção de estar ficando louco e de desconexão do corpo com o ambiente (despersonalização).
O ataque embora muito intenso tem durabilidade limitada: são cerca de 20 minutos de muito sofrimento.
Psicóloga Carmen Bitarães / Atendimento Online

Ambos correspondem a mesma sensação, algo sempre presente na experiência humana, sensação essa de insegurança e um possível perigo eminente se aproximando - contudo em graus diferentes.
Manifesta no corpo, marcadas por pobreza psíquica, comumente dando a sensação que o transtorno do pânico parece não possuir significado psicológico, ou seja, não se sabe a causa ou motivações, muito menos é possível pensar sobre.
Bom dia
A ansiedade nos motiva e o pânico, não é apenas uma ansiedade e sim, um transtorno de ansiedade, que nos atrapalha no dia a dia. Procure um especialista em transtornos de ansiedade para lhe ajudar
Olá! A ansiedade é absolutamente normal. Em momentos positivos ou negativos. Já o pânico é paralisante diante de situações de fobia. Necessitando de tratamento.
Olá, ansiedade, é algo comum, torna-se patológica quando interfere nas nossas funções diárias. O pânico não. A intensidade é marcante, há também o aspecto de ser imprevisível.
A ansiedade pode ser normal ou patológica. A crise de pânico é uma descarga de adrenalina na hora e local errado. Tudo isso pode e deve ser explicado num processo de psicoterapia.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade e/ou crise de pânico que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Olá, espero que esteja tudo bem com você. Ansiedade é uma resposta emocional normal a situações estressantes ou ameaçadoras, que pode causar preocupação ou medo exagerados. Já uma crise de pânico é uma reação intensa de ansiedade súbita e inesperada, geralmente acompanhada de sintomas físicos fortes, como sudorese, taquicardia e sensação de asfixia. Enquanto a ansiedade é um estado emocional persistente, as crises de pânico são episódios breves, mas intensos. Espero ter ajudado na sua dúvida. Fico a disposição.
Olá, tudo bem?

A ansiedade é um conceito generalista, pois se refere a quaisquer sentimentos de apreensão e medo que uma pessoa pode exprimir. Em outras palavras, a ansiedade é um sentimento inerente à existência humana, e se faz presente em diversos momentos da vida. Ela é necessária para dar ao indivíduo, motivação e iniciativa. Digamos que se você tenha uma prova para realizar amanhã, ficará ansioso, e, isso te impulsionará a estudar para se sair bem. Se você está dirigindo e vir um obstáculo à sua frente, por exemplo, a ansiedade é o que permite a você pisar no freio ou desviar-se do obstáculo.

Por outro lado, quando a ansiedade se apresenta com níveis elevados, a ponto de impactar consideravelmente a sua vida, incluindo seu trabalho, seus relacionamentos, seu cotidiano em geral, pode estar relacionada a um transtorno de ansiedade. Contudo, os sintomas sempre devem ser investigados por um profissional da Psicologia para uma compreensão adequada dos sintomas.
Por sua vez, a crise de pânico é um tipo de ansiedade, que pode surgir de forma repentina e intensa, com sintomas angustiantes, como falta de ar, sensação de sufocamento, formigamento, enjoos, sensação de que algo muito ruim irá acontecer, ou que perderá o controle, dentre outros sintomas. Também é uma ansiedade, mas que se apresenta em forma de crises.
Em suma, pense a ansiedade como um grande guarda-chuva, que abrange todos os sintomas, sejam eles, ansiedade normal ou patológica, e ainda todas as formas como ela se apresenta, e a crise de pânico apenas como um tipo de ansiedade.

Espero ter esclarecido, estou à disposição.

Abraço.
A ansiedade é uma emoção comum, porém em níveis exacerbados é compreendida como crise de ansiedade. A maioria das pessoas experimentarão ao menos uma vez ao longo da vida, uma situação assim. Já a crise de pânico é caracterizada por ser um episódio de ansiedade extrema com pensamentos de iminência morte e sintomas físicos severos. Ou seja, o pânico surge da ansiedade mas nem toda ansiedade gera pânico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações percebidas como ameaçadoras ou estressantes. É uma sensação de preocupação, nervosismo ou medo em relação ao futuro. A ansiedade pode ser de baixo a moderado, sendo uma parte normal da vida. No entanto, quando a ansiedade se torna intensa, persistente e interfere nas atividades diárias, pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade.

Já a crise de pânico é uma manifestação aguda e intensa de ansiedade, caracterizada por um período de medo ou desconforto extremo que atinge seu pico em minutos. Durante uma crise de pânico, podem ocorrer sintomas físicos e psicológicos intensos, como batimentos cardíacos acelerados, dificuldade em respirar, sudorese, tremores, sensação de desmaio, medo de perder o controle ou morrer, entre outros. As crises de pânico geralmente ocorrem de forma inesperada e podem ser desencadeadas por estressores específicos ou surgir sem motivo aparente.

Em resumo, a ansiedade é uma resposta emocional normal, enquanto a crise de pânico é uma manifestação aguda e intensa de ansiedade, caracterizada por sintomas físicos e psicológicos graves que surgem repentinamente. Embora relacionadas, são duas condições distintas, e as crises de pânico podem ocorrer como parte de um transtorno de ansiedade ou como um transtorno de ansiedade separado, conhecido como transtorno de pânico.
Olá, a ansiedade patológica é um estado emocional caracterizado por preocupação, nervosismo, tensão e apreensão sobre eventos futuros ou situações incertas. Uma crise de pânico é um episódio repentino de medo intenso ou desconforto que atinge o pico em poucos minutos e é acompanhado por sintomas físicos e emocionais intensos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
A ansiedade e a crise de pânico são termos que descrevem estados emocionais distintos, embora relacionados:

Ansiedade: A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações percebidas como estressantes ou ameaçadoras. É uma emoção comum que todos experimentamos em algum momento. A ansiedade pode ser leve, moderada ou severa, e seus sintomas incluem preocupação excessiva, tensão muscular, nervosismo, inquietação e dificuldade em concentrar-se.

Crise de Pânico: Uma crise de pânico é uma forma mais intensa e repentina de ansiedade. Ela geralmente surge de maneira abrupta e pode atingir seu pico em minutos. Durante uma crise de pânico, a pessoa pode experimentar sintomas físicos intensos, como palpitações, tremores, falta de ar, sudorese, náusea, sensação de sufocamento e uma forte sensação de medo ou perigo iminente.

Principais diferenças:

Intensidade: A ansiedade geralmente é menos intensa e pode ser mais prolongada, enquanto uma crise de pânico é caracterizada por um início súbito de sintomas físicos e emocionais intensos.

Duração: A ansiedade pode ser persistente ao longo do tempo, variando em intensidade, enquanto uma crise de pânico é geralmente mais curta e atinge um pico máximo em minutos, mas pode deixar uma sensação prolongada de nervosismo e preocupação.

Causas: A ansiedade pode ser desencadeada por preocupações diárias, estresse crônico ou eventos específicos, enquanto uma crise de pânico muitas vezes ocorre sem um gatilho óbvio e pode ser imprevisível.

Tratamento: Ambos os estados podem ser tratados com terapia, incluindo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), técnicas de relaxamento e, em alguns casos, medicamentos prescritos. No entanto, o tratamento específico pode variar dependendo da gravidade e da frequência dos sintomas.

É importante procurar ajuda profissional se você estiver enfrentando ansiedade ou crise de pânico com frequência, para que um profissional de saúde mental possa ajudar a determinar a melhor abordagem de tratamento para você.