Qual a diferença entre a síndrome dolorosa miofacial e a cervicobraquialgia? A cervicobraquialgia é

5 respostas
Qual a diferença entre a síndrome dolorosa miofacial e a cervicobraquialgia? A cervicobraquialgia é uma doença crônica?
Olá, síndrome dolorosa Miofascial é caracterizada por pontos dolorosos (triggers) que, quando estimulados, reproduzem a dor do paciente, geralmente em um padrão definido.. Pode ocorrer em qualquer região muscular do corpo. Cervicobraquialgia, como o próprio nome diz, é uma dor de origem cervical (Pescoco), com irradiação para o braço. Existem síndromes dolorosas miofasciais (de músculos na região do pescoço) que causam cervicobraquialgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá !
A síndrome da dor miofacial é um distúrbio no qual a pressão sobre pontos sensíveis dos músculos causa dor em partes do corpo aparentemente não relacionadas. A síndrome costuma ocorrer depois de lesões repetidas ou do uso excessivo do músculo.
A Cervicobraquialgia é uma dor na coluna cervical (pescoço) com irradiação para o braço, devido à compressão de raízes nervosas que saem dessa região. A compressão ou inflamação das terminações nervosas cervicais que estão localizadas dentro da coluna vertebral, por exemplo, são devido a lesões no pescoço.
Cervicobraquialgia quer dizer dor no membro superior com origem na coluna, procure um profissional adequado para o melhor diagnóstico e prognóstico. Geralmente tratamentos conservadores são bem resolutivos.
Muito importante uma avaliação precoce e especializada. Embora sejam duas patologias diferentes, eles podem se manifestar associadas também. Caso esteja ocorrendo realmente uma compressão dos nervos cervicais, o tratamento deve ser precoce para evitar danos crônicas a essas estruturas
Toda dor que persiste por mais de três meses pode ser classificada como crônica, incluindo as cervicobraquialgias, que podem ter diversas causas, como síndromes miofasciais ou hérnias de disco, entre outras. Espero ter esclarecido sua dúvida.

Especialistas

Viviane Alessandra Vieira

Viviane Alessandra Vieira

Geriatra

Araras

Tiago da Silva Santos

Tiago da Silva Santos

Médico clínico geral

Jundiaí

Monica de Fátima da Costa Barbosa

Monica de Fátima da Costa Barbosa

Fisioterapeuta

Natal

Marcelo de Assis Moura

Marcelo de Assis Moura

Fisioterapeuta

Taubaté

Aléssio Novais

Aléssio Novais

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Giselle Santana Silva

Giselle Santana Silva

Fisioterapeuta

Ribeirão Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 257 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.