Qual a dieta ideal para diabétes tipo 2?

4 respostas
Qual a dieta ideal para diabétes tipo 2?
O ideal é que seja uma dieta de baixo indice glicêmico, geralmente composta por alimentos ricos em fibras, os quais retardam a absorção do carbohidrato e diminuem a sobrecarga do pâncreas.
Assim está liberado o consumo de alimentos integrais, aveia,soja, frutas e legumes, enquanto doces,refrigerantes,sucos,batatas e alimentos feitos com farinha de trigo refinada devem ser evitados.

Vale a pena consultar um nutricionista para que seja montado um esquema alimentar de acordo com as necessidades individuais. Não existe fórmula pronta! É preciso avaliar como está a alimentação atual e fazer as correções, procurando adequar os horários, quantidades, alimentos, otimizar a ação dos medicamentos prescritos pelo médico e acompanhar o peso. O consumo de carboidratos deverá ser adequado (e isso quem irá avaliar é o nutricionista), a fim de ter melhor resultado.
A dieta para diabetes consiste em alimentos ricos em fibras, mas com pouco açúcar e gordura.
Um fator importante para a dieta é o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, que são aqueles que não alteram muito os níveis de glicose no sangue
Ex: leite, cereais integrais, leguminosas

Alem disso é importante regular os horários das refeições, não ficar muito tempo em jejum
Uma dieta individualizada é o melhor caminho para o controle e tratamento da Diabetes tipo 2. Ainda assim algumas atitudes devem sempre ser adotadas para evitar picos glicêmicos: evite sempre que possível o consumo de doces, cereais refinados como arroz branco, pão branco biscoitos e bolachas e sucos artificiais e refrigerantes.