Quais são os sintomas da Psicose??é grave?? Em que idade da vida ela se manifesta?

2 respostas
Quais são os sintomas da Psicose??é grave?? Em que idade da vida ela se manifesta?
Psicose não é um transtorno psiquiátrico, porém uma característica comum a vários transtornos. Estar psicótico significa ter perdido o vínculo com a realidade, em grau maior ou menor: presença de alucinações, delírios, comportamentos grosseiramente alterados, muitas vezes bizarros. Certamente, quadros psicóticos são muito graves e são uma das indicações de internação involuntária. Entretanto, o tratamento correto leva ao completo controle ou a acentuadas melhoras, na maioria dos casos. Assim, em médio e longo prazo, a gravidade dependerá do sucesso do tratamento que, por sua vez, além da competência do profissional, vai depender da resposta terapêutica do(a) paciente (infelizmente, mesmo com tratamentos corretos, algumas pessoas respondem pior) e da adesão do(a) paciente ao tratamento (infelizmente, há pacientes que não completam o tratamento ou não tomam corretamente as medicações.

Os sintomas psicóticos são aqueles que aparecem quando a pessoa perde o contato com a realidade: nós chamamos em Psiquiatria PERDA DO JUÍZO CRÍTICO DA REALIDADE.

Alguns exemplos de sintomas psicóticos:
Delírios - acreditar e pensar coisas que não existem na realidade;
Alucinações - ver e ouvir coisas que não estão ali;
Comportamento desorganizado - por exemplo tomar banho de roupa, comer comida do lixo, andar no meio da rua.

A doença psicótica em geral aparece em torno dos 20 anos de idade, mas pode aparecer com 30, 40, 50 anos e até mesmo na infância.

Por definição, um quadro psicótico é grave, mas a maioria dos pacientes tem controles dos sintomas e consegue levar uma vida normal se fizerem o tratamento adequado com medicação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 535