Quais são as etapas do atendimento psicopedagógico?
5
respostas
Quais são as etapas do atendimento psicopedagógico?
Olá!
As etapas do Atendimento Psicopedagógico são:
1) Entrevista Inicial com os pais para entender a queixa/motivo da procura
2) Sessões com a criança/adolescente para uma avaliação psicopedagógica com uma bateria de testes de acordo com a demanda trazida pelos pais
3) reunião com a escola durante o processo de avaliação
4) sessão de anamnese (história de vida da criança/adolescente) com os pais
5) sessão de Devolutiva da Avaliação com os pais . No meu caso como sou Psicopedagoga, Neuropsicóloga e Psicóloga realizo uma avaliação que engloba não só aprendizagem, mas também o uso de testes restritos à Psicólogos tais como: inteligência, memória e atenção entre outros que forem necessários.
6) início das sessões de intervenção psicopedagógica de acordo com o que foi evidenciado na Avaliação Psicopedagógica.
As etapas do Atendimento Psicopedagógico são:
1) Entrevista Inicial com os pais para entender a queixa/motivo da procura
2) Sessões com a criança/adolescente para uma avaliação psicopedagógica com uma bateria de testes de acordo com a demanda trazida pelos pais
3) reunião com a escola durante o processo de avaliação
4) sessão de anamnese (história de vida da criança/adolescente) com os pais
5) sessão de Devolutiva da Avaliação com os pais . No meu caso como sou Psicopedagoga, Neuropsicóloga e Psicóloga realizo uma avaliação que engloba não só aprendizagem, mas também o uso de testes restritos à Psicólogos tais como: inteligência, memória e atenção entre outros que forem necessários.
6) início das sessões de intervenção psicopedagógica de acordo com o que foi evidenciado na Avaliação Psicopedagógica.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
As etapas do atendimento psicopedagógico consistem em:
1- Período de Avaliação que consiste em:
- entrevista inicial com os responsáveis (anamnese)
- sessões com o paciente (criança, adolescente ou adulto) - utilizando técnicas e instrumentos de acordo com a demanda do paciente e queixa inicial
- reunião com a escola
- entrevista intermediária com os responsáveis
- Conclusão da avaliação com emissão de parecer/ laudo com encaminhamentos, se necessário
- Reunião de devolutiva com os responsáveis (apresentar resultado do período de avaliação)
2- Intervenção: desenvolvimento de um trabalho intencionalmente planejado com o paciente com a finalidade de sanar o que identificado na avaliação e na queixa inicial
3- Orientação parental (pais) e escolar
As etapas do atendimento psicopedagógico consistem em:
1- Período de Avaliação que consiste em:
- entrevista inicial com os responsáveis (anamnese)
- sessões com o paciente (criança, adolescente ou adulto) - utilizando técnicas e instrumentos de acordo com a demanda do paciente e queixa inicial
- reunião com a escola
- entrevista intermediária com os responsáveis
- Conclusão da avaliação com emissão de parecer/ laudo com encaminhamentos, se necessário
- Reunião de devolutiva com os responsáveis (apresentar resultado do período de avaliação)
2- Intervenção: desenvolvimento de um trabalho intencionalmente planejado com o paciente com a finalidade de sanar o que identificado na avaliação e na queixa inicial
3- Orientação parental (pais) e escolar
Ao iniciar uma avaliação psicopedagógica, leva-se em consideração 3 etapas fundamentais que são a Avaliação em que se identifica as dificuldades e os fatores que impactam a aprendizagem; a Intervenção, momento importante e essencial que são organizadas estratégias e qualificadas atividades, bem direcionadas, ao processo de reaprendizagem das aptidões e habilidades do aprendente; e a Reavaliação, que serve para medir e verificar todo o progresso, adequando às intervenções, conforme for necessário.
Por isso, o atendimento psicopedagógico é fundamental no apoio ao desenvolvimento de habilidades de aprendizagem, oferecendo intervenções adaptadas às necessidades de crianças, adolescentes e adultos.
Por isso, o atendimento psicopedagógico é fundamental no apoio ao desenvolvimento de habilidades de aprendizagem, oferecendo intervenções adaptadas às necessidades de crianças, adolescentes e adultos.
Olá, existem variações, pois cada profissional costuma atender de uma forma, no meu caso, eu sigo os seguintes passos:
Entrevista Inicial: Nessa etapa, são realizadas conversas com o paciente e, no caso de crianças e adolescentes, com os pais ou responsáveis, para entender o histórico de vida, o contexto familiar, escolar e os motivos que levaram à procura por atendimento.
Avaliação Diagnóstica: São aplicados testes e atividades específicas para identificar o perfil de aprendizagem e detectar possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Esse processo envolve o uso de instrumentos projetivos, provas operatórias e observação direta.
Devolutiva: Após a análise dos dados coletados, realiza-se uma devolutiva com os pais ou responsáveis (e, quando adequado, com o próprio paciente) para explicar os resultados da avaliação e traçar um plano de intervenção.
Intervenção Psicopedagógica: Com base no diagnóstico, inicia-se o processo de intervenção, que envolve atividades e técnicas personalizadas para trabalhar as dificuldades identificadas, fortalecer as potencialidades e desenvolver novas estratégias de aprendizagem.
Acompanhamento e Reavaliação: Ao longo do processo, são feitas reavaliações periódicas para verificar o progresso e ajustar o plano de intervenção conforme necessário.
Essas etapas garantem um atendimento psicopedagógico completo, centrado nas necessidades individuais de cada paciente.
Entrevista Inicial: Nessa etapa, são realizadas conversas com o paciente e, no caso de crianças e adolescentes, com os pais ou responsáveis, para entender o histórico de vida, o contexto familiar, escolar e os motivos que levaram à procura por atendimento.
Avaliação Diagnóstica: São aplicados testes e atividades específicas para identificar o perfil de aprendizagem e detectar possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Esse processo envolve o uso de instrumentos projetivos, provas operatórias e observação direta.
Devolutiva: Após a análise dos dados coletados, realiza-se uma devolutiva com os pais ou responsáveis (e, quando adequado, com o próprio paciente) para explicar os resultados da avaliação e traçar um plano de intervenção.
Intervenção Psicopedagógica: Com base no diagnóstico, inicia-se o processo de intervenção, que envolve atividades e técnicas personalizadas para trabalhar as dificuldades identificadas, fortalecer as potencialidades e desenvolver novas estratégias de aprendizagem.
Acompanhamento e Reavaliação: Ao longo do processo, são feitas reavaliações periódicas para verificar o progresso e ajustar o plano de intervenção conforme necessário.
Essas etapas garantem um atendimento psicopedagógico completo, centrado nas necessidades individuais de cada paciente.
O atendimento psicopedagógico é dividido em duas etapas: Avaliação e Intervenção.
Nas sessões de avaliação, que normalmente giram em torno de 10 sessões, são usados instrumentos avaliativos para investigar a hipótese diagnóstica. São feitas atividades, provas piagetianas, sondagens de aprendizagem, entrevista com os membros da família e se necessário, contato com a escola. Concluída a primeira etapa, e observada a predominância de alguma dificuldade específica, o profissional começa a atuar para que a criança supere seus limites e adquira as habilidades necessárias ao seu desenvolvimento. Essa é a etapa da intervenção, que é definida através do plano de trabalho e o número de sessões pode variar, de acordo com o que será necessário trabalhar com o paciente.
Caso precise de mais informações, estou a disposição.
Nas sessões de avaliação, que normalmente giram em torno de 10 sessões, são usados instrumentos avaliativos para investigar a hipótese diagnóstica. São feitas atividades, provas piagetianas, sondagens de aprendizagem, entrevista com os membros da família e se necessário, contato com a escola. Concluída a primeira etapa, e observada a predominância de alguma dificuldade específica, o profissional começa a atuar para que a criança supere seus limites e adquira as habilidades necessárias ao seu desenvolvimento. Essa é a etapa da intervenção, que é definida através do plano de trabalho e o número de sessões pode variar, de acordo com o que será necessário trabalhar com o paciente.
Caso precise de mais informações, estou a disposição.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Poderiam me informar para quem serve a avaliação psicopedagógica?
- É normal uma criança de 4 anos reclamar que os adolescentes estão olhando para ela?
- Ah um tempo venho observando que tem algo de errado comigo! Eu vejo por exemplo o número 12, e escrevo 21, escrevi a letra Z invertida, na hora de escrever texto estou comendo muitas sílabas! Tenho 23 anos, será que é um problema da infância e eu só percebi agora por causa do trabalho?
- Qual a parceria do psicopedagogo na avaliação escolar?
- Reparei que depois que formei comecei com um certo tempo cometer erros ortográficos inaceitáveis, ter dúvidas de como escreve algumas palavras. Isso pode ser relacionado ao fato de escrever menos e usar mais redes sociais?
- Minha filha de 5 anos sempre pergunta da avó falecida e as vezes até chora,sera que é motivo de preocupação e se é momento de procurar terapia?
- Preciso de ajuda. Meu filho tem 21 anos, fez faculdade online, hoje faz outro curso online, no médio e no fundamental 2, sempre mostrava introspecção, parecia que era um pesadelo pra ele. Em eventos escolares nunca queria ir,eu quase chorava,percebia que essa total falta de interesse da parte dele não…
- Há pouco mais de 2 meses eu estou tendo dificuldade na hora de escrever. Quando eu crio frases e volto pra ler, algumas palavras estão escritas separadamente e outras faltando letra. Como eu digito muito no celular, eu sempre achava que no fim das contas meu dedo não batia na letra correta ou que…
- Sou professora, e estou um problema! Quando vou escrever, penso na palavra corretamente, mais quando passo para o papel e vou fazer a leitura, está faltando partes da palavra! O que faço? O que está acontecendo? Tem algum medicamento que posso tomar?
- Meu filho tem 3 anos e 8 meses. Há 01 ano ele começou a apresentar irritabilidade, choro excessivo e reage mal ao não. Coincidente mente descobri que estava grávida nessa época. Ele parece ter piorado. O bebê tem 3 meses agora. Isso será reflexo da perda do trono ou outra coisa?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Avaliação Psicopedagógica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.