Quais são as etapas do atendimento psicopedagógico?

5 respostas
Quais são as etapas do atendimento psicopedagógico?
Olá!
As etapas do Atendimento Psicopedagógico são:
1) Entrevista Inicial com os pais para entender a queixa/motivo da procura
2) Sessões com a criança/adolescente para uma avaliação psicopedagógica com uma bateria de testes de acordo com a demanda trazida pelos pais
3) reunião com a escola durante o processo de avaliação
4) sessão de anamnese (história de vida da criança/adolescente) com os pais
5) sessão de Devolutiva da Avaliação com os pais . No meu caso como sou Psicopedagoga, Neuropsicóloga e Psicóloga realizo uma avaliação que engloba não só aprendizagem, mas também o uso de testes restritos à Psicólogos tais como: inteligência, memória e atenção entre outros que forem necessários.
6) início das sessões de intervenção psicopedagógica de acordo com o que foi evidenciado na Avaliação Psicopedagógica.

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Olá,

As etapas do atendimento psicopedagógico consistem em:
1- Período de Avaliação que consiste em:
- entrevista inicial com os responsáveis (anamnese)
- sessões com o paciente (criança, adolescente ou adulto) - utilizando técnicas e instrumentos de acordo com a demanda do paciente e queixa inicial
- reunião com a escola
- entrevista intermediária com os responsáveis
- Conclusão da avaliação com emissão de parecer/ laudo com encaminhamentos, se necessário
- Reunião de devolutiva com os responsáveis (apresentar resultado do período de avaliação)
2- Intervenção: desenvolvimento de um trabalho intencionalmente planejado com o paciente com a finalidade de sanar o que identificado na avaliação e na queixa inicial
3- Orientação parental (pais) e escolar
Ao iniciar uma avaliação psicopedagógica, leva-se em consideração 3 etapas fundamentais que são a Avaliação em que se identifica as dificuldades e os fatores que impactam a aprendizagem; a Intervenção, momento importante e essencial que são organizadas estratégias e qualificadas atividades, bem direcionadas, ao processo de reaprendizagem das aptidões e habilidades do aprendente; e a Reavaliação, que serve para medir e verificar todo o progresso, adequando às intervenções, conforme for necessário.
Por isso, o atendimento psicopedagógico é fundamental no apoio ao desenvolvimento de habilidades de aprendizagem, oferecendo intervenções adaptadas às necessidades de crianças, adolescentes e adultos.
Olá, existem variações, pois cada profissional costuma atender de uma forma, no meu caso, eu sigo os seguintes passos:

Entrevista Inicial: Nessa etapa, são realizadas conversas com o paciente e, no caso de crianças e adolescentes, com os pais ou responsáveis, para entender o histórico de vida, o contexto familiar, escolar e os motivos que levaram à procura por atendimento.

Avaliação Diagnóstica: São aplicados testes e atividades específicas para identificar o perfil de aprendizagem e detectar possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Esse processo envolve o uso de instrumentos projetivos, provas operatórias e observação direta.

Devolutiva: Após a análise dos dados coletados, realiza-se uma devolutiva com os pais ou responsáveis (e, quando adequado, com o próprio paciente) para explicar os resultados da avaliação e traçar um plano de intervenção.

Intervenção Psicopedagógica: Com base no diagnóstico, inicia-se o processo de intervenção, que envolve atividades e técnicas personalizadas para trabalhar as dificuldades identificadas, fortalecer as potencialidades e desenvolver novas estratégias de aprendizagem.

Acompanhamento e Reavaliação: Ao longo do processo, são feitas reavaliações periódicas para verificar o progresso e ajustar o plano de intervenção conforme necessário.

Essas etapas garantem um atendimento psicopedagógico completo, centrado nas necessidades individuais de cada paciente.
O atendimento psicopedagógico é dividido em duas etapas: Avaliação e Intervenção.
Nas sessões de avaliação, que normalmente giram em torno de 10 sessões, são usados instrumentos avaliativos para investigar a hipótese diagnóstica. São feitas atividades, provas piagetianas, sondagens de aprendizagem, entrevista com os membros da família e se necessário, contato com a escola. Concluída a primeira etapa, e observada a predominância de alguma dificuldade específica, o profissional começa a atuar para que a criança supere seus limites e adquira as habilidades necessárias ao seu desenvolvimento. Essa é a etapa da intervenção, que é definida através do plano de trabalho e o número de sessões pode variar, de acordo com o que será necessário trabalhar com o paciente.
Caso precise de mais informações, estou a disposição.

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