Quais os riscos que uma pessoa com hipotireoidismo pode ter com o medicamento Predsim? E Por que esse

3 respostas
Quais os riscos que uma pessoa com hipotireoidismo pode ter com o medicamento Predsim? E Por que esse medicamento pode causa "olhos saltados" se isso acontece principalmente com quem tem hipertireoidismo? Caso isso ocorra, vai desaparecer com a suspensão do mediacamento?
Boa noite paciente. São 2 questões: hipotireoidismo e prednisona.
O hipotireoidismo é uma doença branda de controle relativamente tranquilo, em que os medicamentos que serão usados por qualquer intercorrência, não interferem com o tratamento da tireóide, não agravam o hipo.
O uso de prednisona, antiinflamatorio esteróide, hormonal, pode ser indicado na oftalmopatia de Graves, antes da iodoterapia(olhos saltados) mas no hiper, ok?
A síndrome de Cushing, provocada pelo uso de corticóide por longo prazo, pode levar alterações faciais.
Tire as dúvidas na consulta, leve por escrito. Espero ter ajudado.

O medicamento predsim, um tipo de corticoide, não é contraindicado a quem possui hipotireoidismo podendo ser utilizado. Converse com o seu médico sobre qualquer sintoma que você acredite ser uma reação aos medicamentos em uso.

Obs: exoftalmia (olhos saltados) não é um sintoma atribuído ao uso de corticoides.
Compreendo sua preocupação em relação ao uso do Predsim, especialmente considerando o seu diagnóstico de hipotireoidismo. Vamos esclarecer alguns pontos importantes.

O hipotireoidismo é uma condição crônica que, quando bem controlada com medicamentos, geralmente não apresenta complicações graves, mesmo quando outros medicamentos são usados. O Predsim, que é um tipo de corticoide, pode ser indicado em diversas situações, e seu uso em pessoas com hipotireoidismo não é contraindicado de forma geral. No entanto, o uso de corticoides por longos períodos pode trazer alguns efeitos colaterais, independentemente do diagnóstico de hipotireoidismo.

Quanto à preocupação com os "olhos saltados", ou exoftalmia, isso é mais comumente associado ao hipertireoidismo, especialmente na Doença de Graves. Em relação ao Predsim, que é um corticoide, ele não costuma causar exoftalmia. Porém, o uso prolongado de corticoides pode levar à Síndrome de Cushing, que provoca uma série de alterações faciais, como inchaço, mas não exoftalmia.

Se você notar qualquer mudança significativa, como olhos mais proeminentes ou alterações faciais, é essencial conversar com seu médico. Na maioria das vezes, os efeitos colaterais do Predsim podem ser revertidos com a suspensão ou ajuste da medicação, mas isso deve ser feito sob supervisão médica.

Recomendo que discuta essas preocupações em uma consulta, onde seu médico poderá avaliar os riscos e benefícios do uso do Predsim no seu caso específico. Em tempos de doenças como COVID-19 e outras, a teleconsulta é uma opção segura para receber orientação médica sem sair de casa. Plataformas como a Doctoralia oferecem acesso a médicos experientes que podem ajudar a esclarecer suas dúvidas e ajustar seu tratamento conforme necessário.

Se precisar de mais informações ou de uma segunda opinião, estou à disposição para uma teleconsulta. Basta acessar meu perfil e agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900