Quais os cuidados que uma pessoa com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) deve ter?

1 respostas
Quais os cuidados que uma pessoa com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) deve ter?
Olá! Existem diversos cuidados, que incluem:
1. Acompanhamento Médico Regular
Consultas frequentes com reumatologista: O LES pode apresentar períodos de remissão e de atividade, por isso é fundamental manter um acompanhamento regular com o médico especialista para monitorar a doença e ajustar os tratamentos conforme necessário.
Exames periódicos: Exames de sangue, urina e outros testes são importantes para monitorar a função dos órgãos, especialmente os rins, e detectar possíveis complicações precocemente.
2. Uso Adequado de Medicamentos
Imunossupressores e corticoides: O tratamento pode incluir medicamentos como corticosteroides, imunossupressores e a hidroxicloroquina, que ajudam a controlar a inflamação e a resposta imunológica. É essencial seguir as orientações médicas quanto ao uso correto desses medicamentos.
Atenção aos efeitos colaterais: Muitos medicamentos usados no tratamento do LES podem ter efeitos colaterais, como ganho de peso, osteoporose e aumento do risco de infecções. Esses efeitos devem ser monitorados e assim que possível as medicações devem ter sua dose reduzida
3. Proteção Solar
Evitar exposição ao sol: A luz ultravioleta pode desencadear ou agravar os sintomas do LES, como lesões de pele e fadiga. O uso de protetor solar com fator de proteção elevado (FPS 50 ou mais) é fundamental.
Evitar saídas durante o pico solar: Sempre que possível, deve-se evitar a exposição solar direta entre 10h e 16h, quando a radiação UV é mais intensa.
4. Estilo de Vida Saudável
Alimentação balanceada: Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e manter uma boa saúde geral. Evitar alimentos processados e ricos em gordura saturada é importante para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, que podem ser mais frequentes em pessoas com LES.
Exercícios físicos regulares: Atividades físicas leves a moderadas podem ajudar a melhorar a mobilidade das articulações e o bem-estar geral. No entanto, é importante evitar exercícios extenuantes durante períodos de crise.
Hidratação adequada: Manter-se bem hidratado é importante para a saúde dos rins, que podem ser afetados pelo LES.
5. Controle do Estresse
Gerenciamento do estresse: O estresse pode desencadear crises de LES. Práticas como meditação, ioga, terapia cognitivo-comportamental e técnicas de relaxamento podem ser úteis para o controle emocional.
Sono adequado: O descanso é fundamental para a recuperação do corpo. Garantir uma boa qualidade de sono pode ajudar a reduzir a fadiga, que é um sintoma comum do LES.
6. Prevenção de Infecções
Vacinação: Pessoas com LES, especialmente aquelas que fazem uso de imunossupressores, têm maior risco de infecções. Vacinas, como a da gripe e da pneumonia, são recomendadas, mas sempre sob orientação médica, já que algumas vacinas de vírus vivos podem ser contraindicadas.
Higiene: Manter uma boa higiene, como lavar as mãos regularmente e evitar contato com pessoas doentes, é essencial para prevenir infecções.
7. Atenção à Saúde Mental
Apoio psicológico: O LES pode impactar a saúde mental, levando a sintomas de depressão ou ansiedade. Procurar apoio psicológico, como terapia ou grupos de apoio, pode ser útil para lidar com os desafios emocionais da doença.
Rede de apoio: Ter o suporte de familiares, amigos e profissionais de saúde ajuda a enfrentar melhor os desafios diários da doença.
8. Monitoramento dos Sintomas
Reconhecer sinais de crise: É importante que a pessoa com LES aprenda a identificar os sinais de uma possível crise, como aumento da fadiga, dor nas articulações, febre, erupções cutâneas ou alterações na urina. Ao notar qualquer um desses sintomas, deve-se procurar o médico imediatamente.
9. Evitar Tabagismo e Álcool em Excesso
Tabagismo: O cigarro pode agravar os sintomas do LES e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Álcool: O consumo de álcool deve ser moderado, pois pode interagir com alguns medicamentos e piorar os sintomas.
10. Planejamento Familiar
Gravidez: Mulheres com LES devem planejar a gravidez com o médico, pois a doença pode afetar a gestação e vice-versa. A gravidez deve ser cuidadosamente monitorada, especialmente se houver envolvimento renal ou cardíaco.