Posso usar vinagre para temperar saladas e frangos para quem tem pedra na visicula, e como temperar

9 respostas

Posso usar vinagre para temperar saladas e frangos para quem tem pedra na visicula, e como temperar a comida, para esses pacientes?
Olá. É importante para pacientes portadores de colelitiase uma dieta pobre em gorduras e com isso diminuir as crises algicas e possíveis inflamações da vesícula biliar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O vinagre não vai influenciar muito no funcionamento da vesícula . O que vc deve evitar é alimentos gordurosos. Você talvez precisará retirar a vesícula toda para evitar que essa pedra se mova para o canal do pâncreas !!
Pode utilizar limão também para temperar com moderação. A questão esta nas quantidades do que você consome, combinações alimentares, excessos. Os tratamentos são feitos com uma equipe multidisciplinar.
Ao temperar as refeições dê preferência a utilizar temperos naturais: alho, cebola, coentro, cebolinha, pimentão. O sal em quantidades moderadas( pouco) .
Pode fazer o "sal de ervas"- ( alecrim, orégano, folha de louro, tomilho, manjericão e 1 parte de sal, bate tudo no liquidificador e coloca em um pote fechado). Pode temperar a comida com esse sal de ervas.

Para evitar as crises de dores deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos e gordura de adição como óleos, manteigas
Boa pergunta! Além de tudo falado pelos colegas de profissão e médicos seria muito bom cuidar do emocional. Uma das causas de cálculo na vesícula.As crises aparecem sempre quando antecede uma situação stressante .A alimentação deve ser balanceada. Usar temperos simples,sem frita-los para não formar acroleina.Vinagre de maçã ,não tem problema nenhum.
Pode sim. Vinagre, limão e temperos naturais (orégano, alecrim, manjericão, tomilho, alho, cebola, etc) são liberados. Deve tomar cuidado com alimentos gordurosos, evitar usar óleo nas preparações. Caso seja necessário usar, preferir azeite e usar bem pouco. Além disso, evitar alimentos gordurosos em geral como queijos amarelos, carnes gordurosas, doces de padaria, manteiga, embutidos. O ideal é montar um plano alimentar individualizado para você.
Te convido a agendar uma consulta on-line
O vinagre em si não vai influenciar. O que você deve evitar são os alimentos gordurosos principalmente as gorduras de origem animal. É importante nesses casos a substituição do óleo de cozinha pelo azeite virgem para a cocção dos alimentos. Mas use com moderação. Evite produtos industrializados dê preferência para os naturais, evite embutidos, manteigas, margarina, queijos amarelos, temperos prontos...
E procure um nutricionista para avaliar e equilibrar a sua dieta.
Tenho consulta on-line disponível. Caso tenha interesse só entrar em contato!
O vinagre não vai influenciar muito no funcionamento da vesícula . O que você deve evitar é alimentos gordurosos.
Pode utilizar o vinagre, contudo o limão é mais benéfico, pois é rico em vitaminas C melhorando a absorção do ferro. Os cuidados nutricionais na colelitíase deve ser pobre em gorduras, como frituras, laticínios integrais, margarina, carnes gordurosas.

Especialistas

Leônidas Ferro Filho

Leônidas Ferro Filho

Cirurgião geral, Médico clínico geral

São Paulo

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Leandro Teodoro Crippa

Leandro Teodoro Crippa

Cirurgião geral

São Paulo

Allyson Hertz

Allyson Hertz

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Rio de Janeiro

Roberto Camilo Tadeu Prado

Roberto Camilo Tadeu Prado

Cirurgião geral

Umuarama

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 158 perguntas sobre Colelitíase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.