Por que as crianças com dislexia são mais inteligentes?

8 respostas
Por que as crianças com dislexia são mais inteligentes?
A avaliação da inteligência e da dislexia, são realizada através de testes neuropsicológicos padronizados, A eficiência intelectual, independe da dislexia, algumas pessoas estão dentro da faixa esperada de desenvolvimento, outras, não. O disléxico apresenta dificuldade na leitura,

Não existem evidências cientificas que comprovem que crianças disléxicas apresentam qi mais elevado do que a média. As alterações de leitura e escrita que acompanham o quadro da dislexia podem vir acompanhadas de outras patologias da comunicação e comprometimentos emocionais. Por isso é ideal que a dislexia seja abordada por uma equipe multidisciplinar que envolve além do próprio paciente e sua família, a escola, Fonoaudiólogo, psicólogo, pediatra, neurologista, entre outros.
As crianças com dislexia possuem grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e a soletrar. isso não faz com que elas sejam menos ou mais inteligentes que outras crianças, o problema é apenas na parte da leitura onde exige um esforço muito grande para que a criança possa aprender.
Olá!

Apesar de não existirem estudos que apontem crianças disléxicas como mais inteligentes, vale dizer que o QI de um indivíduo é testado sob testes normatizados que avaliam inúmeras dimensões cognitivas, e não só a leitura.

A dislexia é um dificuldade na leitura e compreende alguns níveis de comprometimento de acordo com o quadro apresentado. É importante ressaltar que um indivíduo que não consegue ler tem o seu repertório um pouco mais restrito, mas não a sua capacidade intelectiva.

Espero ter ajudado!
Não há relação entre qi de inteligência elevado e dislexia. O que eu já vi acontecer, e talvez seja a isso que você esteja se referindo, é que alguns disléxicos desenvolvem uma capacidade boa de memorização para compensar a dificuldade na leitura/ escrita. Algumas pessoas pontuam isso como ser mais inteligente que outros, quando na verdade é um processo de adaptação e compensação. Esta estratégia, no entanto, dificilmente é desenvolvida espontaneamente por aqueles que têm dificuldade na memorização auditiva.
A dislexia não está relacionada a inteligência, trata-se de uma dificuldade de leitura e escrita, que pode acometer crianças mais inteligentes ou menos. As vezes parece que devido a dificuldade em aprender a ler e escrever a criança não seja inteligente, o que não é verdade.
Ser inteligente ou não, depende de uma questão multifatorial onde não há dados científicos e fidedignos de que crianças com dislexia sejam mais que outras. Basicamente a definição dela está em ler, acompanhar e interpretar textos no processo de aprendizagem (não descartar demais especificações), necessitando de um diagnóstico multidisciplinar (neuropsicólogos, psicólogos, fono...) para a precisão e tratamento.
Olá. Como já foi dito, a dislexia é um distúrbio na aquisição da escrita, e portanto da linguagem. Mas não é provado se a criança com este transtorno seja mais ou menos inteligente. A capacidade intelectual é desenvolvida por estímulos adequados , como jogos lúdicos, e audição de leituras estimuladoras para o desenvolvimento intelectual.