Por que as crianças com dislexia são mais inteligentes?

8 respostas
Por que as crianças com dislexia são mais inteligentes?
A avaliação da inteligência e da dislexia, são realizada através de testes neuropsicológicos padronizados, A eficiência intelectual, independe da dislexia, algumas pessoas estão dentro da faixa esperada de desenvolvimento, outras, não. O disléxico apresenta dificuldade na leitura,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existem evidências cientificas que comprovem que crianças disléxicas apresentam qi mais elevado do que a média. As alterações de leitura e escrita que acompanham o quadro da dislexia podem vir acompanhadas de outras patologias da comunicação e comprometimentos emocionais. Por isso é ideal que a dislexia seja abordada por uma equipe multidisciplinar que envolve além do próprio paciente e sua família, a escola, Fonoaudiólogo, psicólogo, pediatra, neurologista, entre outros.
As crianças com dislexia possuem grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e a soletrar. isso não faz com que elas sejam menos ou mais inteligentes que outras crianças, o problema é apenas na parte da leitura onde exige um esforço muito grande para que a criança possa aprender.
Olá!

Apesar de não existirem estudos que apontem crianças disléxicas como mais inteligentes, vale dizer que o QI de um indivíduo é testado sob testes normatizados que avaliam inúmeras dimensões cognitivas, e não só a leitura.

A dislexia é um dificuldade na leitura e compreende alguns níveis de comprometimento de acordo com o quadro apresentado. É importante ressaltar que um indivíduo que não consegue ler tem o seu repertório um pouco mais restrito, mas não a sua capacidade intelectiva.

Espero ter ajudado!
Não há relação entre qi de inteligência elevado e dislexia. O que eu já vi acontecer, e talvez seja a isso que você esteja se referindo, é que alguns disléxicos desenvolvem uma capacidade boa de memorização para compensar a dificuldade na leitura/ escrita. Algumas pessoas pontuam isso como ser mais inteligente que outros, quando na verdade é um processo de adaptação e compensação. Esta estratégia, no entanto, dificilmente é desenvolvida espontaneamente por aqueles que têm dificuldade na memorização auditiva.
A dislexia não está relacionada a inteligência, trata-se de uma dificuldade de leitura e escrita, que pode acometer crianças mais inteligentes ou menos. As vezes parece que devido a dificuldade em aprender a ler e escrever a criança não seja inteligente, o que não é verdade.
Ser inteligente ou não, depende de uma questão multifatorial onde não há dados científicos e fidedignos de que crianças com dislexia sejam mais que outras. Basicamente a definição dela está em ler, acompanhar e interpretar textos no processo de aprendizagem (não descartar demais especificações), necessitando de um diagnóstico multidisciplinar (neuropsicólogos, psicólogos, fono...) para a precisão e tratamento.
Olá. Como já foi dito, a dislexia é um distúrbio na aquisição da escrita, e portanto da linguagem. Mas não é provado se a criança com este transtorno seja mais ou menos inteligente. A capacidade intelectual é desenvolvida por estímulos adequados , como jogos lúdicos, e audição de leituras estimuladoras para o desenvolvimento intelectual.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Angélica Aguiar

Angélica Aguiar

Psicopedagogo

Sorocaba

Solange Rufino Martins Gomes

Solange Rufino Martins Gomes

Psicopedagogo

Guarulhos

Anna Stephanie De Brito Veiga Pessoa

Anna Stephanie De Brito Veiga Pessoa

Psicopedagogo

João Pessoa

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.