Por que algumas pessoas sofrem de "alucinações hipnagógicas"?

6 respostas
Por que algumas pessoas sofrem de "alucinações hipnagógicas"?
Tais fenômenos da função psíquica chamada sensopercepção geralmente são benignas, acontecem quando a pessoa está iniciando o sono, portanto quando o sono não é profundo.

As Alucinações Hipnopômpicas, de forma semelhante, ocorrem quando a pessoa está acordando.

Nesses momentos conteúdos psíquicos são projetados para o ambiente e são reconhecidos, pela pessoa em obnubilação, como um evento externo.

Se ocorre muito sofrimento psíquico sugiro procurar um Psiquiatra, para diagnóstico diferencial com verdadeiros Transtornos Psiquiátricos ou até Neurológicos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para melhor entendimento do "fenômeno" alucinatório, conforme o ponto do grande psicopatólogo Karl Jaspers, melhor que fizéssemos algumas considerações sobre às origens mesmo das alterações da percepção. Em regra geral, para que a percepção aconteça, é necessário que o estímulo seja dotado de certa carga afetiva potencial, sem o que, a imagem perceptiva não chegará a se formar destacadamente, no campo da consciência. Tais influências de ordem afetiva, podem ser sentidas, tanto positiva quanto negativamente.
As vivências intuitivas mórbidas, onde se incluem as pseudo-alucinações e alucinações propriamente ditas já fazem sistematicamente parte da Psicopatologia descritiva clássica. As pseudo-alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas são encontradas mesmo em pessoas normais, no momento em que passam da vigília ao sono ou vice-versa como, por exemplo chamamento de vozes, sons musicais, vultos que se aproximam do leito, os quais costumam ser momentaneamente aceitas pelo juízo de realidade.
Este tipo de transtorno mental ocorre durante o estado de consciência que se conhece como "Hipnagogia“
Acontece no estado entre vigília e sono, são visões e distorções sonoras que afetam a percepção da realidade.
Suas principais causas são, falta de sono ou um horário irregular para dormir, ansiedade, uso de drogas ou bebidas em excesso. Os transtornos que podem provocar este tipo de alucinação são:
Narcolepsia
Paralisia do sono
Ansiedade
Torna-se indispensável o tratamento terapêutico.
Fiquem BEM!!!
As alucinações hipnagógicas nem sempre chegam a ser fenômenos patológicos. Podem ser muitas vezes decorrentes do trânsito que a pessoa tem entre suas vivências oníricas (o mundo dos sonhos, inconsciente) e o estado de vigília consciente. De qualquer forma, se isso traz algum incômodo, é preciso ser investigado, pois pode ser um sinal de que algo não vai bem na esfera emocional.
Se é voce que vem sentindo as alucinações, a algum tempo, ou se se repetem com frequência a indicação é a de que procure um psicólogo ou psiquiatra, para avaliação mais detalhada, pois podem estar envolvidos outras causas psiquicas
As alucinações precisa ser avaliada um pouco mais de perto por um médico psiquiatra e pelo psicólogo.
Se apresenta algum tipo de alucinação procure ajuda profissional.

Especialistas

Sabrina S. Bezerra

Sabrina S. Bezerra

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Ana Laura Zeferino

Ana Laura Zeferino

Psiquiatra

Mogi Mirim

Camila Franzner Donath

Camila Franzner Donath

Psicólogo

Jaraguá Do Sul

Fabrycianne Gonçalves Costa

Fabrycianne Gonçalves Costa

Psicólogo

João Pessoa

Claudelis Oliveira Zimmermann

Claudelis Oliveira Zimmermann

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Alucinações
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.