Pode se confundir um diagnóstico de fibromialgia com EM?

4 respostas
Pode se confundir um diagnóstico de fibromialgia com EM?
Prezado,
As pesquisas e a comunidade científica apontam que o diagnóstico de Fibromialgia deve seguir critérios bem rigorosos em relação às queixas dos pacientes, e o profissional deve ficar atento a exclusão de outras doenças. Vale ressaltar que o diagnóstico é clínico e não há exames que comprovem a existência da Fibromialgia que também pode ser confundida com outras patologias associadas a dor crônica, inclusive as múltiplas doenças associadas ao estresse, entre outras.
A dor é uma experiência sensitiva e emocional associada a uma lesão real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos dessa lesão (OMS), portanto o profissional médico, e os outros profissionais devem ser habilitados e cuidadosos ao concluir o diagnóstico de Fibromialgia que requer uma avaliação complexa e sistêmica das queixas, da dor física, da percepção da dor, e da saúde do indivíduo como um todo.
É isso, o diagnóstico de Fibromialgia é complexo e envolve múltiplas queixas subjetivas, além de dor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, de modo algum. A pesquisa dos pontos dolorosos e dos sintomas e sinais associados da fibromialgia, feitos durante a entrevista e o exame físico detalhado, fecham seu diagnóstico com facilidade, desde que conduzidos por um reumatologista, que é o especialista em fibromialgia.
Já os exames laboratoriais e as imagens por raios-x ou ressonância magnética geralmente são normais, e não confirmam nem excluem o diagnóstico de fibromialgia, que é 100% clínico (baseado na entrevista e no exame físico que inclui também exame neurológico e reumatológico).
De maneira alguma. Para determinar a Fibromialgia é necessário fazer o check list dos pontos dolorosos bem característicos dessa doença, que não são apresentados na Esclerose Múltipla.

Além disso exames de imagem como Tomografia ou Ressonância da área Cerebral irão de cara apontar para o diagnóstico de Esclerose Múltipla o que não acontece com a Fibromialgia.

A Sintomatologia (sintomas) de uma , nada tem a ver com o da outra.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente.
Sem a mínima condição, diagnóstico bem distantes.

Especialistas

Rogério Prà

Rogério Prà

Fisioterapeuta

Caxias Do Sul

Luciane Vitorio da Silva

Luciane Vitorio da Silva

Fisioterapeuta

São João de Meriti

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Aurélio Santos

Aurélio Santos

Fisioterapeuta

Juazeiro Do Norte

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 257 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.