Pacientes diabético, hipertenso, cardiopata e obeso tem dieta diferenciada? por que?

6 respostas
Pacientes diabético, hipertenso, cardiopata e obeso tem dieta diferenciada? por que?
Sim, pois a dieta é específica para cada patologia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sem dúvida alguma a dieta deve ser diferenciada. Se formos fazer uma analise apenas do peso, o paciente obeso já merece uma dieta diferenciada, adaptada ao seu estilo de vida e que auxilie na redução de peso. Cada patologia específica merece uma dieta específica e nesse caso quando há várias patologias associadas, a dieta se torna mais restrita e deve ser seguida mais à risca. Sódio, açúcar são nutrientes nesse caso que merecem grande atenção!
Sim, cada doença realiza uma modificação fisiológica no organismo como aumento da necessidade de ingestão de determinados nutrientes e um paciente com todas essas doenças necessita de uma alimentação que contemple as necessidades dos nutrientes adequados na quantidade certa para melhora de cada uma delas e consequentemente melhor qualidade de vida para o paciente. Também é necessário realizar avaliação das medicações em uso pois a maioria possui interação com os nutrientes. O estilo de vida do paciente também é muito importante. É necessário a avaliação do paciente como um todo.
Sim, com toda certeza. Principalmente para controle das doenças e tratamento da obesidade. Com a perda de peso algumas doenças como diabetes e hipertensão, conseguimos melhor manutenção das mesmas. O correto que procure um nutricionista para um plano alimentar adequada, pois os alimentos devem ser bem selecionados.
Sim, para cada patologia existem recomendações específicas. Paciente com múltiplas patologias precisam ser acompanhados individualmente levando em consideração todos os seus problemas.
Olá,
cada paciente precisa ter uma conduta personalizada, ainda mais quando se apresenta variadas patologias. É preciso orientar a melhor nutrição para controle de cada doença, conhecer a história desse paciente, entender seus objetivos, conhecer rotina, fazer as medidas antropométricas e com todas essas informações, montar um plano que seja adequado e individualizado. Só assim veremos resultados.
Espero ter ajudado!

Especialistas

Heloísa Ferraz

Heloísa Ferraz

Nutricionista

São Paulo

Agendar uma visita
Raphael Caruso

Raphael Caruso

Nutricionista

Campinas

Agendar uma visita
Luana Oliveira

Luana Oliveira

Nutricionista

Juiz de Fora

Lucca Ferreira Machado

Lucca Ferreira Machado

Nutricionista

Belo Horizonte

Taissa Müller

Taissa Müller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 93 perguntas sobre Avaliação nutricional
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.