Olá, tenho um grande problema que afeta demais no meu cotidiano, tenho 15 anos e quando alguém fala

35 respostas
Olá, tenho um grande problema que afeta demais no meu cotidiano, tenho 15 anos e quando alguém fala meu nome, quando tenho seminário, quando várias pessoas olham pra mim e esperam algo eu imediatamente fico vermelho, sei que é falta de confiança e medo do julgamento dos outros, mas o que fazer?
É ficar vermelha faz com que os outros percebam e falem: "ficou verlhelha", e isso causa mais vergonha ainda e mais vermelhidão, um saco, mas, numa Psicoterapia, pode se conhecer mais, ter consciência dos sentimentos que puxam essa vermelhidão, de onde eles vêm, quando se manifestam, e mais interessante se todo esse saber de si não acalmar os vermelhos mesmo assim, detectar os gatilhos antes dos vermelhões pra aprender a fazer algo antes de acontecer. Bj

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde,
Pelo seu relato acredito que ai possa existir uma ansiedade alem da conta. Precisa entender se isso acontece somente quando vc tem que falar em público, se está relacionado ao medo de ser avaliado de não ser suficientemente bom ou se está relacionado a outras questões também. A melhor maneira de entender essa questão mais a fundo seria marcando uma consulta com psicologo.
A psicoterapia vai fazer você refletir e entender o que tem por traz desse medo incontrolável. Vai te trazer autoconhecimento e segurança.
Marque uma consulta com psicologo.
Boa Sorte
Olá. Para desenvolver uma hipótese mais acertada seria interessante um acompanhamento em Psicoterapia para explorar o que poderia está manifestando essas ações. É possível perceber que existe uma expectativa em você sobre o que os outros podem está achando da sua desenvoltura em público. Para melhorar esse seu julgamento sobre si mesmo, seria desenvolver o autoconhecimento, quanto mais você souber de você mesmo, mas você terá subsídios para se sentir seguro e conseguir passar melhor em ocasiões como esta. A Psicoterapia pode ajudá-lo no autoconhecimento e consequentemente refletir em outros aspectos, como neste caso.
Olá! As fobias sociais ocorrem por fatos traumáticos ocorridos ao longo de sua vida que foram negligenciados, por parte dos responsáveis ou por você mesma. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Olá, a questão da insegurança é natural, ainda mais na sua idade. Contudo, para que você não tenha mais prejuízos, precisa ser trabalhada a sua autoestima, te fortalecendo e mudando as crenças. Através de terapia é possível trabalhar essas e outras questões. Saiba que, ao contrário do que muitos pensam quem procura por psicólogo, não é quem está desequilibrado, mas sim, quem tem discernimento para procurar ajuda para solucionar seus problemas, viver com mais qualidade de vida. Pessoas que estão com algum desequilíbrio, estão presas em seus vícios, muitas vezes não conseguem enxergar a realidade e procurar ajuda, se julgam autossuficientes, se fazem de vítimas, culpando os outros por suas dores e julgam-se incompreendidas. A psicoterapia ajuda no processo do autoconhecimento, autoaceitação e ajuda a pessoa a ser forte para lidar com suas dores e problemas. Espero ter te ajudado!
Olá , eu imagino o quanto deva estar sendo difícil para você, principalmente nessa fase da escola que sempre existe um trabalho em grupo e apresentações a fazer. Bom, para que essa questão seja bem resolvida é necessário realizar um boa avaliação psicológica, para que assim se entenda o porque você esta apresentando tais sintomas.E consequentemente se inicie intervenções adequadas ao caso. Procure um psicologo especialista em adolescentes , isto é importante.
Fique tranquilo, dará certo!
Terapia! Pensar em você sempre em primeiro lugar. Assim poderá estar confortável com quem quer que seja! Beijos Beijos
Olá. Procure um profissional de psicologia, assim você poderá entender melhor e lidar com as crenças e os comportamentos que causam isso, trabalhar as suas habilidades sociais e autoestima em terapia. A adolescência é um fase muito importante e complexa da nossa vida e que pode ser necessário e normal procurar a ajuda de um psicólogo.
Olá! a psicoterapia lhe ajudará a lidar com estas situações. Ansiedade é uma emoção ( todos possuímos), penas é necessário lidar com a mesma e regular quando ela nos atrapalha. Neste caso parece estar lhe incomodando e assim aprender a lidar com ela e com você mesmo é algo que te dará subsídios para viver melhor estas situações .
Meu jovem essa fase, adolescência, é um pouco complexa e confusa. Então VC está no caminho certo, chegou até aqui :) Eu fico feliz em saber da sua iniciativa de procurar suporte e por estar recebendo a orientação de todos esses profissionais. Parece que VC já tem uma boa noção do que te incomoda: estar no centro das atenções; falta de confiança; e o julgamento alheio. Acredite, são medos clássicos desse período da vida. Até os adultos passam por isso. Se VC puder, procure um bom Psicólogo(a), isso vai te ajudar muito e acelerar o seu desenvolvimento pessoal/social. Mas VC já pode fazer algo. Compartilhe seus receios com pessoas de confiança e você vai perceber que muitos também apresentam os mesmos receios. Observe quem consegue fazer aquilo que você julga não conseguir e vai perceber que é mais uma questão de prática do que talento. Procure por textos e vídeos encorajadores e, aos poucos no seu ritmo, desafie-se a se expor e a contrariar seus próprios medos. Funciona! Grande abraço!
Ola
Voce deve estar sofrendo com essa dificuldade de se expor. O lado bom é que voce desconfia de uma certa inseguranca medo de ser julgado .
Acredito que voce tambem possa estar cobrando muito de voce mesmo o que nao ajuda muito.A ajuda de um psicologo pode te ajudar a ter um autoconhecimeto e ensinar voce a reconhecer alguns lumites .
Nao precisamos sofrer .Procure ajuda e boa sorte!
Olá. Esses comportamentos e reações fisiológicas que você tem podem ser em decorrência de uma ansiedade social, conhecida também como fobia social. Você tem medo da avaliação negativa dos outros, bem como tem expectativas altas e rígias quanto ao seu desempenho em situações sociais. Vale muito a pena você fazer um processo de psicoterapia para ajudá-lo a superar essas questões.

Abraço!
Seria interessante que você buscasse ajuda de um profissional, o processo terapêutico irá te ajudar a entender e lidar com essa insegurança e também com todas as angustias, limitações, medos e frustrações que acontecem durante o período da adolescência. Boa sorte.
Olá! Sua desconfiança faz sentido e já é um ótimo passo ter consciência da situação e procurar soluciona-la.
E demonstra uma certa maturidade procurar ajuda, tendo em vista a sua idade.
Seria muito interessante que você já procurasse um profissional (psicóloga (o) clínica) que lhe transmita confiança para cuidar dessa situação que lhe aflige. Isso porque as situações de exposição não pararão por aí: continuarão na sua vida escolar, acadêmica e profissional. E caso você não dê atenção a isso o quanto antes, essas reações tenderão a continuar ou até a piorar.
Olá! Além da insegurança que é interior, acobtecem fatos (exteriores) que parece que fazem mesmo que ou outros olhem pra você. Como quando as pessoas ficam vermelhas parece que os outros notam e parece piorar a situação. Isso piora as coisas mesmo. Mas vamos lá, a insegurança é normal, especialmente na sua idade e nas situações que relatas. Mas se isso é vivido por você como algo angustiante, como pareceria ser, seria bom começar um processo com um psicólogo. Poderíamos estar diante de uma situação de ansiedade social e será importante que seja abordado com um profissional. Até mesmo pra você entender porque isso acontece com você e o que pode ser feito.
Espero poder ter ajudado.
Olá, muita coisa acontece desde que nascemos, e as vezes, precisamos aprender, a lidar com feridas (rejeição, abandono, humilhação, injustiça e traição) e diversas situações fazendo o enfrentamento, sem nos causar tanta dor e sofrimento. Mas para se conseguir, é necessário reconhecer que precisa de ajuda de um profissional psicólogo, para ser feito uma psicoterapia direcionada de acordo com a necessidade do paciente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. Seria interessante você passar por uma psicoterapia para avaliar melhor o seu caso, isso não quer dizer que você tenha um problema. A psicoterapia permite um autoconhecimento e costumam ajudar com a insegurança. Atenciosamente.
Uma vez que você identifica que sente um desconforto quando tem que se posicionar em público e isso lhe causa prejuízos, deveria procurar um psicólogo para trabalhar a sua segurança, timidez, medo, tudo isso relacionado com a sua autoestima. Uma boa dose de amor próprio é um bom remédio para curar esse "medo" do olhar do outro. Você precisa se sentir mais capaz. Porque você é capaz, mas talvez inseguro por traumas vividos, palavras negativas, etc.

Att.

Samantha
Olá! sei o quanto é desconfortante isso pq também fico vermelha, mas aprendi a lidar e quero te dizer que é super possível! Hoje isso não me incomoda, mas já incomodou assim como incomoda você. A orientação dos colegas acima são muito importante e nenhuma dica substitui terapia. Mas para que vc possa lidar com isso, vc precisa aprender que isso não seja o centro de tudo, focar em outras coisas mais importantes tipo sua apresentação, e tbm aprender a rir disso, vai tornar mais leve. Funciona fazer isso como uma maquiagem, tratamento mesmo somente em terapia.
Olá! O primeiro passo, que é perceber que algo não vai bem, você já deu. Fico contente por isso! Apesar da insegurança ser um sentimento normal na sua idade, se isso vem prejudicando a sua rotina e te causando sofrimento, está na hora de buscar ajuda psicológica especializada. Que bom que você chegou até aqui! Pelo seu relato, você parece estar sofrendo de um quadro intenso de ansiedade e isso pode ser muito bem tratado na Psicoterapia. Converse com o seu responsável sobre a necessidade de marcar uma consulta com Psicólogo e agende uma primeira sessão para dar inicio a avaliação. Além de favorecer o autoconhecimento, você também terá acesso a recursos que irão facilitar o seu dia a dia. O suporte de um profissional fará toda diferença em sua jornada. Cuide-se bem!
Bom dia! É importante fazeres uma avaliação e iniciar psicoterapia. É provável, pela sua descrição de como se sente, que tenhas um transtorno de aniedade que se mostra mais intensa quando tem contato com um maior número de pessoas e sente que estás exposto. A fobia social está no grupo dos transtornos de ansiedade que são uma desregulação do medo. É importante o tratamento para que consigas te expor sem esse mal estar e para que não passe a fazer uso de estratégias evitativas, como não apresentar trabalhos, não expressar sua opinião, etc. Qualquer dúvida que tenhas, fico à disposição para esclarecimentos!
Olá! A ansiedade frente a exposição ao novo é natural, todos nós podemos apresentar, porém é preciso analisar se isso tem lhe causado prejuízos de algum modo. A psicoterapia pode lhe auxiliar a lidar com tal situação. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa noite tudo bem? Vc é muito jovem e identificou bem, essa questão provavelmente tem haver com alguma insegurança que pode ser tratado por psicóloga (o). Busque ajuda quanto mais cedo se iniciar o tratamento mais vc terá eficácia no tratamento. Abraço
Olá! Terapia. Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo. A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente. Procure ajuda de um Psicólogo, a terapia é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Veja, a terapia pode lhe auxiliar a promover o desenvolvimento de habilidades sociais que fortaleçam sua segurança diante dos outros, com o intuito de melhorar os relacionamentos interpessoais. O tratamento é útil para as pessoas que têm dificuldades em se relacionar com outras pessoas, o que consequentemente evita o isolamento social. O tratamento terapêutico pode ser um meio para descobrir a fonte dos problemas do paciente e ajudá-lo a lidar melhor com aquilo que lhe gera desconforto, através dos seus próprios recursos internos.
Olá! Faça terapia. Na psicoterapia você vai se autoconhecer e a descobrir habilidades sociais para ser mais assertivo e a desenvolver autoconfiança. Um abraço!
Olá! Acredito que seria muito importante você buscar acompanhamento Psicológico, pois na terapia você terá espaço para compreender o que está por trás dessa falta de confiança e desenvolver recursos para enfrentar essa situação que tem lhe afetado tanto. Espero ter ajudado!
Olá! Esta experiência que você nos narra e seu interesse em resolvê-la pode ser um convite para o seu autoconhecimento. A psicoterapia pode te ajudar muito neste momento a lidar com esta e outras questões que possam estar te causando sofrimento. Um abraço.
Olá! No seu relato é possível identificar a vergonha, insegurança, ansiedade... A pessoa insegura não confia em si mesma, em suas habilidades e qualidades, ou seja, acredita não ser boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou até mesmo para ser amada, aceita e reconhecida pelos outros. Desencadeia um sentimento de incapacidade e de não merecimento, mesmo que os fatos mostrem o contrário. Essa pessoa se vê incapaz de ultrapassar determinado desafio, de realizar uma mudança em sua vida, de tomar uma decisão importante. Ela faz autocríticas severas e tem grande medo de fracassar, de errar, de ser rejeitada e de se frustrar. A insegurança pode ser tão forte que a impede de progredir ou até mesmo de realizar coisas normais na vida como trabalhar e estudar. Em todo esses sentimentos pode haver ansiedade. A psicoterapia poderá ajudar a supera, obtendo autoconhecimento, identificando os pensamentos distorcidos, aprimorando a autoestima, aprendendo técnicas de habilidades sociais e para o controle da ansiedade. Procure um psicólogo.
Oii, como você está?
Nossa, difícil essa situação hein? Mas a boa notícia é que vc veio até aqui pedir ajuda, e isso significa MUITO hein? significa que vc quer mudar e melhorar.
VOcê está tentando sair dessa forma de funcionamento, que parece estar te afetando de várias formas, inclusive suas relações pessoais, que é fundamental para nossa saúde mental.

Segundo, queria te falar que não há nenhum problema com você. Imagino que haja mais vários pensamentos que te joguem pra baixo. E que isso te deixe insegura e te impede de interagir com outras pessoas. Vou te contar um segredo: você não está sozinhao. Insegurança é algo que nos atinge até a vida adulta. As vezes tem-se a pensar que é algo apenas da adolescência. Mas, muitos tem insegurança. A grande questão é que no seu caso tem inclusive te dificultando de interagir com outras pessoas. E tem inclusive repercutido na questão da autoestima e da vergonha. A minha abordagem seria entender do que você tem tanto medo, e prezar por baby steps, pequenas vitórias. Para fortalecer sua autoestima aos pouquinhos e você se sentir mais corajosa e confiante e combatendo essa insegurança. A terapia seria um ótimo espaço para isso. ;) Espero ter oferecido algum insight. Fico à disposição se puder te ajudar!
Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. Trabalho om adolescentes. @leticiafernandespsi
Trabalhar sua confiança e medo de julgamento dos outros. Psicoterapia vai te ajudar nesse processo.Abraço
Olá, como tem passado?
Pode ser interessante procurar uma terapia para auxiliar nesses momentos e pensar além da suposta falta de confiança e medo do julgamento, poder falar mais sobre como se sente nesses momentos, sobre como foram outros momentos, como outros te incentivaram e o que você sentiu em outras vezes passadas. Falar sobre os olhares dos outros, os significados por trás disso, lidar com a espera dos outros e o que eles suspostamente esperam de você, enfim, existe uma história por trás disso.
Espero ter ajudado, até mais.
Boa tarde! Seria muito importante que você se submetesse a um trabalho psicoterápico, porque te digo isso? Há uma hipótese que você tenha uma qu8estão de ser tímido, retraído, questões contidas, que não foram explorados na sua infância... fobia social, talvez..., mas a um primeiro olhar você não deve ser o primeiro a falar, se esconde ao ser chamado e isso pode ser uma fantasia sua de ter pelo outro submetido à uma antecipação de imagem de si. Então baixa exploração de fantasias, que não conseguiu experimentar., falta de encorajamento, pode ter sido um dos fatores, a ideia de se ligar ao outro pode ser dramática para você... então, você pode perceber como seria importante um trabalho psicoterapêutico para descobrir na sua história o sentido...a significação. Estou a disposição.
Oiê, quando temos ansiedade de performace isso acontece naturalmente, pode aumentar as sensações de rubor na face, tremor, boca seca etc. São sensações fisiológicas, respostas aos pensamentos muitas vezes, de incapacidade. Na terapia você aprende a entender suas emoções e modificar os pensamentos que podem te convencer que não vai conseguir. Lembre-se, pensamento é só pensamento, ele nem sempre é verdadeiro. Qualquer coisa pode me chamar, tá. Um abraço.
Copiloto, faz correçoes, veja se tem a ver com a TCC e Neurociencia e me explique o que estiver errado ## O Sistema Límbico - Responsável por emoções, impulsos sexuais e instinto de sobrevivência - Representa nosso lado mais primitivo e animal - Características principais: - Imediatista - Busca resultados e prazer imediatos - Influencia comportamentos alimentares (preferência por doces e frituras) - Dificulta o planejamento de longo prazo ## Dopamina e Comportamento - Neurotransmissor associado à motivação - Influencia escolhas por gratificação imediata - Exemplos de atividades que liberam dopamina instantânea: - Acessar Instagram - Jogar jogos - Assistir séries na Netflix - Usar TikTok ## Córtex Pré-Frontal - Região cerebral que diferencia humanos de outros animais - Funções principais: - Planejamento de longo prazo - Raciocínio lógico - Capacidade de concentração prolongada - Reconhece a importância de atividades com benefícios futuros: - Estudar inglês - Leitura diária - Organização de trabalho ## Procrastinação - Resulta do conflito entre: - Sistema límbico (desejos imediatos) - Córtex pré-frontal (planejamento racional) - Características: - Afeta 20% da população geral - Não é exclusiva do TDAH - Funciona como mecanismo de defesa emocional - Causas principais: - Dificuldade no gerenciamento de emoções - Medo de enfrentar desafios - Receio de julgamentos - Evitação de emoções negativas ## Contexto Profissional - O texto é narrado por um psicólogo que: - Trabalha com terapia cognitivo comportamental - Utiliza abordagem baseada em neurociência - Solicita verificação científica das informações - Busca identificar crenças de desvalor, desamor e desamparo nos pacientes ## Notas Adicionais - Humor do paciente: - Semana anterior: 6 - Semana atual: 8 - Ferramentas terapêuticas mencionadas: - Plano de ação - Palitos atômicos - Tabela produtiva - Roda das emoções Copiloto,
Vamos dar uma olhada no seu texto e ver se há algo que podemos ajustar:

O Sistema Límbico
Correção: Está correto. O sistema límbico é realmente responsável pelas emoções, impulsos sexuais e instinto de sobrevivência. Ele desempenha um papel importante em comportamentos emocionais e motivacionais.

Dopamina e Comportamento
Correção: O conceito está correto. A dopamina é de fato um neurotransmissor associado à motivação e à gratificação imediata. No entanto, é importante adicionar que a dopamina também desempenha um papel em recompensas de longo prazo, não apenas na gratificação instantânea.

Córtex Pré-Frontal
Correção: Está correto. O córtex pré-frontal é crucial para planejamento de longo prazo, raciocínio lógico e concentração. A descrição das funções está bem alinhada com a neurociência.

Procrastinação
Correção: Está correto e bem explicado. O conflito entre o sistema límbico e o córtex pré-frontal pode levar à procrastinação. As causas mencionadas são válidas e apoiadas pela ciência.

Contexto Profissional
Correção: Está correto. A narração por um psicólogo que utiliza abordagem baseada em neurociência é coerente. A necessidade de verificação científica das informações e a identificação de crenças dos pacientes estão alinhadas com a prática de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

Notas Adicionais
Correção: Está correto. O humor do paciente e as ferramentas terapêuticas mencionadas estão bem descritos.

No geral, seu texto está bem redigido e coerente com a neurociência e a Terapia Cognitivo-Comportamental. Parabéns! Se precisar de mais alguma ajuda ou ajustes específicos, estou aqui para ajudar!

## Estado Emocional do Paciente - Humor da semana anterior: 6 - Humor atual: 8 - Demonstra melhora no estado emocional geral ## Tabela de Rotina e Organização - Paciente criou uma tabela de planejamento semanal - Divisão dos dias: - Domingo e sábado: tempo livre - Segunda a sexta: atividades estruturadas - Inclusão de atividades como: - Caminhada/corrida - Compras no mercado - Trabalho - Desenvolvimento pessoal - Leitura noturna (21h) - Tarefas domésticas ## Procrastinação e TDAH ### Sistema Límbico - Responsável por: - Emoções - Impulsos sexuais - Instinto de sobrevivência - Características: - Imediatista - Busca resultados e prazer imediatos - Prefere atividades que liberam dopamina rapidamente ### Córtex Pré-Frontal - Funções: - Planejamento de longo prazo - Raciocínio lógico - Capacidade de manter foco - Responsável por decisões importantes com resultados futuros ## Gerenciamento de Emoções - A procrastinação é um mecanismo de defesa - 20% dos humanos são procrastinadores - Foco no gerenciamento emocional, não apenas no controle do tempo - Pessoas procrastinam para evitar: - Sentimentos desagradáveis - Medo de desafios - Medo de julgamentos ## Estratégias de Melhoria - Uso de tecnologia auxiliar (Alexa): - Lembretes de tarefas - Lista de compras - Organização da rotina - Pequenos passos diários em vez de grandes tarefas - Reconhecimento e aceitação das limitações - Identificação de emoções durante as atividades - Desenvolvimento pessoal planejado ## Recomendações Terapêuticas - Observar sentimentos durante atividades - Não se culpar por não completar tarefas - Usar a tabela de emoções para identificar sentimentos - Compreender a relação entre pensamentos e emoções - Trabalhar com pequenos objetivos diários - Manter registro das atividades concluídas e não concluídas ## Abordagem Terapêutica - Baseada em Terapia Cognitivo Comportamental - Foco em evidências científicas - Integração com neurociência - Análise de crenças de: - Desvalor - Desamor - Desamparo - Faz as correcoes e me explica
Vamos analisar o seu texto e ver se há algo que possa ser ajustado.

Estado Emocional do Paciente
Correção: Está correto. A descrição do humor do paciente e a demonstração de melhora estão claras e coerentes.

Tabela de Rotina e Organização
Correção: Está correto. A tabela de rotina semanal é uma boa estratégia de organização e as atividades listadas estão bem distribuídas entre tempo livre e estruturado.

Procrastinação e TDAH
Sistema Límbico
Correção: Está correto. O sistema límbico é realmente responsável pelas emoções, impulsos sexuais e instinto de sobrevivência. A descrição das características está adequada.

Córtex Pré-Frontal
Correção: Está correto. O córtex pré-frontal é responsável por funções como planejamento de longo prazo, raciocínio lógico e capacidade de manter o foco. A descrição está coerente com a neurociência.

Gerenciamento de Emoções
Correção: Está correto. A procrastinação como mecanismo de defesa e os motivos pelos quais as pessoas procrastinam estão bem explicados.

Estratégias de Melhoria
Correção: Está correto. O uso de tecnologia auxiliar, a divisão das tarefas em pequenos passos e o reconhecimento das limitações são estratégias válidas.

Recomendações Terapêuticas
Correção: Está correto. As recomendações terapêuticas são práticas e focadas no desenvolvimento pessoal e no gerenciamento emocional.

Abordagem Terapêutica
Correção: Está correto. A abordagem baseada em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e neurociência, focada em evidências científicas e na análise de crenças disfuncionais, está bem descrita.

No geral, o seu texto está muito bem elaborado e alinhado com conceitos de neurociência e TCC. Parabéns! Se precisar de mais algum ajuste ou tiver dúvidas específicas, estou aqui para ajudar.

Insegurança Olá, tenho um grande problema que afeta demais no meu cotidiano, tenho 15 anos e quando alguém fala meu nome, quando tenho seminário, quando várias pessoas olham pra mim e esperam algo eu imediatamente fico vermelho, sei que é falta de confiança e medo do julgamento dos outros, mas o que fazer? copiloto, resume e divide em duas partes
Parte 1: Descrição do Problema

Idade: 15 anos

Situações de Desconforto: Quando alguém fala seu nome, durante seminários, quando várias pessoas olham para você e esperam algo

Sintoma: Ficar vermelho

Causa Percebida: Falta de confiança e medo do julgamento dos outros

Parte 2: Reflexão e Possíveis Soluções

Autoconhecimento: Reconhecer que essa reação é causada pela insegurança é um passo importante

Técnicas de Relaxamento: Praticar técnicas de respiração profunda e meditação para acalmar o sistema nervoso

Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Participar de grupos ou atividades que incentivem a comunicação e a interação social pode ajudar a ganhar mais confiança

Feedback Positivo: Focar nos aspectos positivos e receber feedback construtivo dos outros pode ajudar a melhorar a autoconfiança

Apoio Profissional: Considerar falar com um psicólogo ou conselheiro para orientação e estratégias personalizadas

Essas são algumas ideias que podem ajudar. Lembre-se, você não está sozinho nisso e é possível melhorar com o tempo e prática!

não, so resume de forma corrida, para escrever na foto do instagram
Tenho 15 anos e, em situações como seminários, quando várias pessoas me olham ou chamam meu nome, fico vermelho imediatamente. Sei que isso é por falta de confiança e medo do julgamento dos outros. O que fazer?

Divide em duas partez
Parte 1: Tenho 15 anos e, em situações como seminários, quando várias pessoas me olham ou chamam meu nome, fico vermelho imediatamente.

Parte 2: Sei que isso é por falta de confiança e medo do julgamento dos outros. O que fazer?

Poderia dar uma resposta, de forma corrida, culta, com arquetipo de governante, com base na tcc e neurociencia, dizendo como se estivesse flando para varias outras pessoas, por ex, compreensivo as pessos terem esse tipo de atitude por falta de confianca... De uma solucao final tambem , postagem para instagram
É compreensível que muitos de nós, especialmente jovens, enfrentem momentos de insegurança em situações sociais, como apresentações ou quando se tornam o centro das atenções. Essa resposta emocional é muitas vezes uma combinação de falta de confiança e medo do julgamento dos outros. A neurociência e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) nos ensinam que essas reações são normais e podem ser superadas. A chave está em reconhecer e enfrentar esses sentimentos, utilizando técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, e gradualmente expondo-se a situações que causam desconforto, com a confiança de que cada pequeno passo é um avanço. Lembre-se, a construção da autoconfiança é um processo contínuo e você é mais forte do que imagina.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Insegurança
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.