Olá tenho 48 anos com diagnóstico de meningioma de clivus próximo ao forame magno. Tem tratamento? O

4 respostas
Olá tenho 48 anos com diagnóstico de meningioma de clivus próximo ao forame magno. Tem tratamento? Ou só acompanhamento?
Olá! A resposta é sim, existe tratamento. Diversas estratégias podes sem utilizadas no tratamento de meningiomas como cirurgia (seja microcirurgia, cirurgia endoscópica, tendo possibilidade de ressecção completa e até cura), radiocirurgia (para controle do crescimento) ou apenas acompanhamento com exames de imagem regulares. Porém, para definir se o seu meningioma especificamente tem indicação de ser abordado cirurgicamente é importante considerar o seu quadro clínico (a presença de sinais ou sintomas, comorbidades) e o tamanho da lesão (se tem efeito compressivo relevante sobre o encéfalo). Procure a opinião de um neurocirurgião com formação/experiência em cirurgia da base do crânio. Esta é a subespecialidade neurocirúrgica que se dedica a estes casos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite, existe tratamento. Dentre as possibilidades existentes, a cirurgia, quando indicada, é uma opção segura para remoção do tumor. Marque consulta com um Neurocirurgião para que seu caso seja avaliado. A melhor forma de definir se você precisa de cirurgia ou não é com um correto exame clínico. Fico a disposição para ajudar.
Tem tratamento sim. O tratamento cirúrgico para ressecção do tumor é o padrão ouro. A leão e sua relação com estruturas próximas devem ser avaliados para determinar as possibilidades de cura e/ou controle da doença. O ideal é ser avaliado em consulta médica de forma individualizada.
Olá. Para melhor resposta dessa pergunta, o ideal é agendar uma consulta com um neurocirurgião ou neurocirurgiã de sua confiança.
Na consulta, será possível avaliar o seu caso como um todo, que envolve por exemplo fatores como: tamanho do tumor, se há compressão de estruturas adjacentes, se há exames anteriores para comparar se ocorreu crescimento ou se é necessário solicitar novo exame de imagem, se está tendo sintomas decorrente da lesão, entre outros.

Especialistas

Leonardo Costa

Leonardo Costa

Neurocirurgião

Recife

Ricardo Pagung Saick

Ricardo Pagung Saick

Neurocirurgião

São Paulo

Daniel Estevam Coelho

Daniel Estevam Coelho

Neurocirurgião

São Paulo

Ronaldo Fernandes

Ronaldo Fernandes

Neurocirurgião

Bauru

João Augusto da Silva Freitas

João Augusto da Silva Freitas

Neurocirurgião

Curitiba

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 472 perguntas sobre Meningioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.