Olá, realizei a cirurgia ortognática há um mês e meio. Noto que estou praticamente sem inchaço algum,

4 respostas
Olá, realizei a cirurgia ortognática há um mês e meio. Noto que estou praticamente sem inchaço algum, isso também pôde ser confirmado pelo buco-maxilo que me operou. Entretanto, percebo que minha bochecha da esquerda está levemente mais inchada que a da direita. Isso é normal??
Olá o edema vai diminuindo gradativamente. Seu buco pode lhe orientar. Mas nesta fase vc deve fazer fisioterpia para melhorar o edema, ganhar amplitude e fortalecimento muscular. Conversa com seu médico ou dentista é boa sorte.
Flavia Alves

Boa tarde, o edema (inchaço) é uma resposta inflamatoria normal, que faz parte do processo de cicatrizaçao e tambem individual, cada pessoa responde de uma forma.
No caso da cirurgia ortognatica é muito frequente aue um lado desinche mais rapido do que o outro, por uma serie de motivos, mas ao final dessa fase, os 2 lados devem regredir por igual. É preciso um pouquinho de paciencia para o resultado final, lembrando sempre de seguir as recomendaçoes do seu cirurgiao!
Ja vi alguns casos onde um lado demora mais para ceder o inchaço decorrente de uma reação ao afrouxamento de algum parafuso de fixação que possa estar servindo de corpo estranho (principalmente relacionado a osteotomias de mandíbula). Nestes casos, ocorre uma inflamação que somente devera passar após a retirada do mesmo. Normalmente existe um quadro de dor associado e um tecido estranho que poderá estar saindo da região da cicatriz (chamado de tecido de granulação. Peça ao seu cirurgião para verificar a possibilidade desta ocorrência.
Olá! O seu pós operatório está bem recente ainda. Geralmente conseguimos avaliar melhor após pelo menos 6 meses em que há uma “acomodação” tecidual e tempo suficiente para o sistema linfático adaptar-se com a nova condição. Tenha um pouco de paciência e sempre retorne às consultas com o seu profissional. Existem tratamentos e condutas para disfarcar assimetrias de tecido mole, porém precisam ser bem avaliadas e indicadas.