Cirurgia ortognática - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - cirurgia ortognática
Stélio Araujo Neto
Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em harmonização orofacial
Fortaleza
Agendar uma visitaPerguntas sobre Cirurgia ortognática
Nossos especialistas responderam a 200 perguntas sobre Cirurgia ortognática
Especialistas falam sobre Cirurgia ortognática
E o nome dado a cirurgia corretiva para as deformidades dentofaciais. Trata-se de uma cirurgia feita em ambiente hospitalar, onde o cirurgião realiza um reposicionamento dos ossos da face para reparar as funções e melhorar a estética facial. E realizada visando melhorar as funções respiratórias , de fala , degluticao , mastigação , dores articulares e desarmonia facial. Ainda podem ser feitos procedimentos estéticos em conjunto para para uma maior harmonia e beleza da face . Possuimos uma equipe especializada e com grande experiência na área .
A Cirurgia Ortognática é uma uma Cirurgia Funcional. Após um procedimento como este o paciente tem grandes benefícios funcionais, porém tem uma grande repercussão estética.
O planejamento atual faz com que tenhamos como objetivo uma oclusão estável e uma mordida estável, dando a esses pacientes a melhor estética possível para cada caso, com isso é interessante associarmos procedimentos estéticos nos tecidos moles faciais para maximizar estes resultados. Seis meses após o procedimento cirúrgico o uso de toxina botulínica, preenchimentos, lipoaspiração mentoniana e entre outros procedimentos estéticos vão com certeza agregar valor aos resultados finais da estética facial destes pacientes.
A Cirurgia Ortognática é empregada para correção das diferenças no tamanho dos maxilares (Maxila e Mandíbula). Esta cirurgia é sempre precedida pela colocação de aparelho ortodôntico, e pode variar em complexidade de acordo com o tipo de deformidade a ser tratada. A Cirurgia Ortognática pode ser realizada na maxila, mandíbula, queixo ou a combinação destes ossos.
Cirurgia ortognática é o procedimento utilizado para a correção das deformidades dentofaciais, ou seja, deformidades congênitas ou adquiridas que acometem os maxilares e resultam em alterações esqueléticas e dentárias que repercutem na face. Desta forma, o paciente apresenta uma “mordida errada“ associada a uma desarmonia na face.
Os principais objetivos deste tratamento consistem em: (1) melhorias estéticas da face e do sorriso, tornando o rosto mais harmonioso e o sorriso mais atraente; (2) correção da maloclusão, ou seja, correção da “mordida” ou “engrenamento dentário”; (3) melhorias funcionais, como mastigação, fonação e dicção, deglutição e respiração.
A cirurgia ortognática é um dos procedimentos mais belos e delicados da medicina/odontologia, admirado por muitos especialistas de diversas especialidades. É realizada na face, local nobre, responsável pela fala, mastigação, expressões faciais. Os resultados estéticos após a cirurgia escondem o principal objetivo, que é a correção das bases ósseas, dentes e musculatura.
O ortodontista é o profissional buscado pelos pacientes incialmente e encaminhado ao Cirurgião Bucomaxilo após preparo ortocirúrgico (aparelhos dentários), em alguns casos o aparelho é associado após a cirurgia com uma técnica moderna chamada benefício antecipado ou seja cirurgia antes do aparelho ortodôntico.
A Cirurgia Ortognática é um procedimento, realizado por um Cirurgião Bucomaxilofacial, que tem o objetivo de corrigir problemas no encaixe da mordida e a desproporção no tamanho dos ossos da face.
É necessário o uso de aparelho que vai deixar os dentes na posição correta no osso (maxila e mandíbula) para que com o procedimento se obtenha uma mordida (oclusão) adequada. É realizado em ambiente hospitalar com o paciente dormindo e o pós operatório exige repouso e dieta liquida e pastosa.
É a cirurgia para correção de deformidades dento-faciais, utilizada para casos de desarmonias faciais funcionais e estéticas, como prognatismo ou retrognatismo, excessos verticais da face, assimetrias, alterações transversais, laterognatias, apnéia do sono e alterações onde somente a ortodontia não pode solucionar uma má oclusão dentária pré existente. É realizada após planejamento personalizado em software 3D dolphin imaging, potencializando os resultados através do máximo de previsibilidade pré operatórias, em ambiente hospitalar. Planejamos em conjunto com o ortodontista do paciente em busca de excelência no resultado, com harmonia estetica e funcional.
Alguns pacientes possuem o queixo muito para frente, outros, muito para trás. Isso ocorre devido às alterações no crescimento ósseo dos maxilares. Para esses casos, o tratamento mais indicado é a cirurgia ortognática.
Neste procedimento, existe uma correção da posição dos maxilares. O cirurgião dentista promove uma espécie de soltura e depois uma nova fixação com placas de titânio.
Além de melhorar a estética do paciente, a cirurgia ortognática é capaz de melhorar a mordida, a respiração e eliminar as dores nas articulações.
Esse procedimento visa correção das deformidades esqueléticas da região buco-maxilo-facial. Sendo assim, existe a obrigatoriedade de cobertura pelos planos de saúde.
A cirurgia ortognática é uma cirurgia estética e funcional, onde visa a harmonia da face e suas funções como: respiração e mastigação. Quanto ao planejamento ele é todo digital evitando falhas e recidivas.
É um tipo de cirurgia que visa reposicionar os ossos da face corrigindo a oclusão dentária (mordida) e propiciando uma melhor harmonia facial. Os procedimentos da cirurgia ortognática são realizados em ambiente hospitalar sob anestesia geral. Os cortes são realizados por dentro da boca, logo não deixam cicatrizes anti-estéticas.
A cirurgia ortognática está indicada se você: possui queixo muito grande ou muito pequeno; mostra muita gengiva quando sorri; tem rosto torto; dentes não tocam na frente;não consegue fechar os lábios sem forçar; dentes não mordem adequadamente; ronca muito; dorme mal; tem dores nas articulações da mandíbula; ou não está satisfeito com sua harmonia e estética facial.
Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico realizado pelo Cirurgião Buco-maxilo-facial juntamente com Ortodontista com objetivo de corrigir os problemas dentários e esqueléticos da maxila e mandíbula.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral.
Recuperação tranquila, em condições normais com alta hospitalar após 24horas do procedimento.
Volta as atividades profissionais em 10 dias.
Não é necessário ficar com boca amarrada (Bloqueio maxilo-mandibular), após procedimento cirúrgico.
A cirurgia ortognática é realizada para correção de desarmonias faciais. Nesses casos, os maxilares (maxila e mandíbula) não se encontram posicionados corretamente, resultado de um crescimento desordenado dos ossos da face, de um posicionamento incorreto dos dentes ou de algum trauma, gerando alterações na mastigação, respiração e fala. O desequilíbrio na face gera problemas funcionais e insatisfação pessoal. Os pacientes podem apresentar alterações no sorriso, na oclusão (encaixe dos dentes), dores cervicais e perdas dentárias.
É fundamental, para um bom resultado cirúrgico, a realização de um planejamento por parte do ortodontista e do cirurgião.
O procedimento cirúrgico consiste em realizar avanço ou recuo, além de reposições superior ou inferior da maxila e/ou mandíbula, sendo realizado em hospital sob anestesia geral. Na manhã da cirurgia, o paciente é internado, podendo receber alta hospitalar no dia seguinte, dependendo de sua recuperação.
Todo o procedimento é realizado por dentro da boca, sem que tenhamos qualquer cicatriz na face. O avanço científico e tecnológico no tocante aos materiais para fixação rígida dos ossos envolvidos na cirurgia permite o retorno à função mastigatória o mais breve possível.
É obtido um novo padrão estético para a face do paciente, além de restabelecermos a qualidade mastigatória e respiratória.
A Cirurgia Ortognática é um procedimento odontológico que se resume em corrigir as alterações esqueléticas faciais decorrentes das anomalias de crescimento ósseo maxilofacial, o tratamento basicamente resume-se em colocar os dentes na posição correta (com a ortodontia), e reposicionar os maxilares (com a cirurgia corretiva).
A cirurgia ortognática devolve ao paciente o equilíbrio e a simetria facial, além de uma adequada respiração, restabelecendo todas as funções do sistema mastigatório.
As reuniões e troca de informações periodicamente entre o cirurgião buco maxilo facial e o ortodontista é fundamental para o sucesso do tratamento.
A Cirurgia Ortognática é um procedimento indicado para pacientes que apresentam problemas de oclusão dentária (encaixe dos dentes), assimetrias faciais, sorriso gengival e problemas respiratórios. O objetivo da cirurgia é otimizar a função mastigatória, estética facial e reduzir/eliminar problemas respiratórios.
O paciente deverá utilizar aparelho ortodôntico antes da cirurgia para melhorar o posicionamento dos dentes.
A cirurgia tem duração de 2 a 4 horas e é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral. Atualmente, disponibilizamos aos nossos paciente o planejamento cirúrgico virtual onde é possível o paciente visualizar, antes da cirurgia, qual será o resultado estético-funcional.
Quando o crescimento dos ossos da face se dá fora dos padrões ideais, pode ser corrigido pelo ortodontista (até aproximadamente os dezesseis anos de idade).
Em adultos, que consequentemente não apresentam mais crescimento ósseo facial, usa-se a alternativa, em casos graves, de reposicionar os ossos da face cirurgicamente. A cirurgia ortognática está indicada para pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não pode ser propiciada apenas pelo tratamento ortodôntico – pois há um excesso ou falta de crescimento das bases ósseas da face. A cirurgia é indicada para pacientes com retrognatismo ou prognatismo mandibular, que consistem, respectivamente, na retrusão ou protrusão.
Essa cirurgia corrige o rosto de pessoas, que tenham o queixo muito grande, queixo muito pequeno ou desviados para os lados, além disso corrige o sorriso de pessoas que mostram muito a gengiva ao sorrir.
Ale´m dos benefícios estéticos, melhora a qualidade da mastigação, da fala e da respiração, diminuindo o ronco e tratando apnéia do sono em grau severo.
Os planos de saúde são obrigados por lei a cobrir essa cirurgia.
Cirurgia ortognática é o tratamento cirúrgico para correção de alterações de mordida como: prognatismo mandibular (queixo grande), retrognatismo mandibular (queixo pequeno), sorriso gengival, mordida aberta e mordida cruzada.
Temos vasta experiência nesses casos, todos os profissionais são especialistas e atendemos nos principais hospitais de São Paulo.
Trabalhamos com todos os convênios médicos através de reembolso.
Venha fazer uma consulta e teremos o prazer em atendê-lo para orientarmos o melhor tratamento.
Cirurgia ortognatica é um procedimento realizado com o objetivo de corrigir as imperfeições dento-faciais decorrentes do mal posicionamento dos ossos maxilares (superior: maxila, inferior: mandíbula). Os pacientes que necessitam desta cirurgia, normalmente apresentam alterações em sua mordida (não conseguem mastigar os alimentos corretamente) além de apresentarem queixas em sua estética facial (muitos se acham "queixudos", outros o contrario, "queixo pequeno"; outros reclamam de sorriso gengival; outros de assimetria ou "cara torta", etc). A cirurgia é realizada no hospital, sob anestesia geral, e o paciente, normalmente, ganha alta no dia seguinte.
Está indicada para os pacientes que possuem algum tipo de deformidade dentofacial como por exemplo o queixo mais proeminente ou mais para trás, associado a uma mordida não adequada, em que os dentes não se tocam da forma correta.
Possuímos excelente formação profissional para a realização destas cirurgias em ambiente hospitalar após um diagnóstico preciso.
Quais profissionais realizam Cirurgia ortognática?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.