Olá, não sei ao certo qnd isso começou mas eu tenho mto medo de me socializar desde

31 respostas
Olá,não sei ao certo qnd isso começou mas eu tenho mto medo de me socializar desde novinha(até certo tempo achei que eu só era tímida dms, mas agr não sei), não gosto mto de sair de casa e ir em lugares q tenho q ir sozinha, me comunicar sozinha, eu me apavoro me deixa ansiosa, faltava mto na escola mesmo gostando mto de estudar, tinha crises de ansiedade todos os dias antes de ir, até o pequeno ato de ir no supermercado me deixa nervosa. Entrei na academia por causa do meu corpo pois tenho a auto estima mto baixa por ser magra dms, estava animadíssima e mesmo com vergonha eu estava indo, porém de umas semanas pra cá, o medo de estar em um lugar mto cheio, medo de ser julgada e a ansiedade antes de ir estão me afetando lá tbm, e desde entt estou faltando na academia, invento até desculpas para faltar, mesmo sendo um lugar que quero muito ir. Tudo isso afeta muito minha vida, oq pode ser isso e oq posso fazer? Não quero mais ser assim
Olá! Imagino o quanto deva ser sofrido para você vivenciar essa situação. Mas você não é a única. Você sofre de fobia social. Nessa doença, as interações sociais mais comuns, como ir à escola, ao trabalho, ao supermercado, levam a pessoa a uma ansiedade irracional, com insegurança, medo e evitação. Geralmente existe um medo do julgamento dos outros, medo de fazer algo errado, medo de ser humilhado. Essa doença tem tratamento. Procure um psiquiatra e faça também uma terapia. No meu consultório, utilizo a hipnose como ferramenta auxiliar, e isso traz resultados muito positivos. Um abraço
Ana Esteves

Olá! Você parece estar bem consciente de suas dificuldades. Teria que avaliar melhor para ver se realmente é fobia social ou apenas timidez. A partir do momento que começa gerar prejuízos, como por exemplo evitar ir a academia, torna-se necessário procurar ajuda do psicólogo. A psicoterapia cognitiva comportamental irá te ajudar a superar esse momento. Por meio da psicoterapia irá obter o autoconhecimento, desenvolverá habilidades sociais, técnicas para controlar a ansiedade e conseguirá identificar e modificar pensamentos errôneos que a impede de relacionar socialmente. Desse modo, deixará de evitar ou fugir dos contatos sociais, conseguindo enfrentar de maneira adequada, tornando-se mais autoconfiante.
Olá, como você está?

Sinto muito pela situação que você está passando. Não é fácil ver a sua vida sendo restrita pelo medo de estar entre as pessoas. O mais importante, no seu caso, é investigar quais são as causas desses sintomas. Um bom profissional psicólogo irá te direcionar, e ajudará na investigação. O medo de estar entre outras pessoas, a vergonha e medos de julgamentos podem estar presentes em alguns transtornos, como o Transtorno de Fobia Social (TAS), ou até mesmo, ser apenas a timidez, e crenças disfuncionais construídas em relação a si mesma diante do mundo e dos outros.
É importante buscar ajuda psicológica para que essa investigação seja feita.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço.
Olá. Vejo que sua vida está ficando cada vez mais restrita devido a sua dificuldade de estar com ou na presença de outras pessoas. Ser tímida não necessariamente representa um problema. Há, inclusive, quem até se beneficie dessa característica, mas não parece ser o seu caso, já que relata sofrimento e prejuízos decorrentes desse seu comportamento. Quando se verifica esse mal estar de maneira mais constante faz-se necessário analisar o caso a partir de uma terapia, em que o psicólogo, junto com o paciente, empreenderá uma escuta ativa e fará intervenções a fim de ajudar a dirimir o problema. Busque um profissional de confiança que certamente você se beneficiará do tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Trata-se de uma fobia social, o tratamento é realizado por psicólogo ou psicanalista, minha sugestão é que busque um psicanalista pois esse faz um tratamento da causa, e não só do sintoma. Existem muitos casos onde a pessoa passa a desenvolver outras fobias por não ter feito o tratamento da causa. Fico a disposição
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Não é possível diagnosticar sem uma escuta mais prolongada. São questões de vida legítimas, aparecem com bastante frequência nos consultórios, e demandam tratamento. Sugiro encontrar um profissional com que você tenha empatia, que não saia disparando diagnósticos e que, acima de tudo, lhe escute. Abraços.
Faça uma terapia para entender de onde vem esses sentimentos, e como ser a pessoa que vc quer ser, aceitando as características que te interessam aceitar e mudando aquelas que vc deseja mudar
Olá! Faça terapia para conseguir lidar com esses sentimentos, se autoconhecer, tratar questões internas vai te ajudar.
Dói muito quando a gente não consegue realizar coisas que são importantes para nós. Não conseguir se conectar socialmente e limitar a vida em função de contextos sociais é muito sofrido. Compreendo o quão difícil é sentir ansiedade, medo e ter pensamentos do tipo "é melhor não ir", "você vai passar vergonha", etc. Porém, apesar de desagradável, ter esse tipo de experiência é normal quando a gente está diante de contextos sociais significativos. Sentimentos e pensamentos difíceis não são o problema, a questão é o seu jeito de lidar com esses sentimentos e pensamentos. Eu sugiro acompanhamento com psicólogo(a) para que você aprenda a lidar essas experiências de maneira que consiga fazer as coisas que são valiosas para você, mesmo sentindo e pensando coisas difíceis e desconfortáveis. A notícia boa é que você já sabe o caminho pois você mesmo já demonstrou saber como fazer de um jeito que funciona a seu favor e que te deixa "animadíssima". Mesmo sentindo vergonha, você foi fazer exercícios na academia e isso te deixava com ânimo. É sobre isso! É sobre aprender que sentimentos e pensamentos são apenas sentimentos e pensamentos, nada mais. Eles não precisam determinar a direção da sua vida. Desejo melhoras! (Obs: Fobia Social não é doença, é um transtorno psicológico. Também conhecido como Transtorno de Ansiedade Social - TAS. É apenas um nome para dizer o tipo de dificuldade que determinada pessoa está enfrentando na vida e também para orientar a conduta clínica).
Olá! Psicólogo Adriano Galocha, aqui.
Sei bem o quanto este sentimento é terrível, muito sofrido e angustiante.
Aparentemente posso pensar em fobia social (ansiedade social), mas o correto seria iniciar um tratamento psicoterapêutico para de fato avaliar melhor o seu caso. Mas o que gostaria de dizer é que o diagnóstico para você não é o mais importante, o mais importante é diagnosticar e TRATAR para que você tenha uma vida saudável, espontânea e de qualidade.

Estou a sua disposição, vamos cuidar disto!
Olá, imagino o seu sofrimento diante de tantas limitações. Mas existem situações em que é muito difícil encontrar a saída sozinha.
Acredito que você pode se beneficiar de uma psicoterapia, que irá te auxiliar a entender melhor essas inseguranças, trabalhar sua autoestima e desenvolver outros recursos para lidar com essas questões.
Olá. Você deve buscar um tratamento psicoterápico e investigar o que realmente acontece. Um bom tratamento é o mais importante. Num primeiro momento parece realmente um caso de fobia social, que é tratável, mas só uma consulta com um profissional pode te ajudar. Não hesite em buscar ajuda e se tratar. Você não precisa estar se isolando e deixando de fazer as coisas por conta desse problema. Existe tratamento. Espero ter te ajudado. Estou à disposição. Abraços.
Olá!! Imagino o quanto isso impactou e ainda impacta sua vida! Acredito que um acompanhamento pode te beneficiar muito. Tanto no entendimento disso que vem acontecendo, quanto em formas de se fortalecer para fazer diferente. Mas independente do nome que isso possa ter (diagnostico) preste atenção nos pensamentos que vem na sua cabeça e nas sensações que aparecem no seu corpo para discutir quando estiver em atendimento. Nada que nos causa desconforto precisa ficar da forma que está!
Olá, procure ajuda profissional, um psicólogo pode te ajudar, existem ferramentas capazes de lhe auxiliar neste processo, você não precisa e nem merece passar por isso sozinha. Se cuida!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Olá! É, de fato, um relato muito sofrido este que você traz. Nota-se que tem sido algo que tem afetando muito nativamente a sua vida e limitando suas atividades diárias. Isto é sério.
Considero que este isolamento social é consequência de outras coisas que acontecem dentro de você, como, por exemplo, o que levou-a a ter desenvolvido tão baixa autoestima?
Ademais, considerar o que hoje pode ser pensado e considerado se tais aspectos são reais ou não e como é possível lidar com os mesmos?
É uma tarefa árdua se deparar com estes questionamentos e consequentes lembranças. Um processo psicoterapêutico pode te ajudar muito a, pelo menos, estar acompanhada neste processo.
Olá! Pelo que relatou me parece que a sua timidez gera um desconforto emocional, limitando-a e paralisando-a diante de circunstâncias da vida. Ser tímida não é um problema, mas pode tornar-se quando provoca sofrimento, sensação de estagnação, solidão, dificuldade
Se você percebe que precisa de ajuda, procure atendimento psicológico, para que possa ter mais autoconsciência de como você funciona, da sua essência e quais pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais a limitam na relação consigo mesma, com o outro e com o mundo.
Identificar qual(ais) pensamento(s) pode(m) estar por trás dos comportamentos introvertidos, estabelecer estratégias para reestruturar tais pensamentos e comportamentais limitantes, diminuir autocrítica e controlar a ansiedade, é possível e vai garantir que possa viver com maior regulação emocional, aceitando seus limites e potencializando o melhor proveito da timidez, pois ela também pode ser pode ser uma característica bem positiva.
Cuide da sua saúde mental e emocional, com certeza você merece ser feliz.
Olá! Apesar de ter consciência do seu estado atual, nem sempre é tão fácil seguir caminhos que te façam melhorar.
Quando se torna muito difícil a terapia é o melhor caminho para que vc consiga testar novos comportamentos que seja funcional a sua vida atual.
Te convidamos para uma consulta: Autoconhecimento - R$ 150
Imagino o quão difícil seja passar por todas essas situações, querida. Saiba que não precisas lidar com isso sozinha. Analisar esses problemas com uma psicóloga para construir recursos para lidar com eles é imprescindível para que você comece a encará-los – já que demonstras grande sofrimento que surge daí. A psicoterapia pode ser uma grande aliada, seus problemas são válidos e existe nome para isso! Fico a disposição para te ajudar.
Olá! Como deixa claro em seu relato, percebe-se que as limitações que tem experimentado vêm causando muito sofrimento. Um processo de psicoterapia alinhada à escuta qualificada de uma profissional da psicologia pode ajudá-la a compreender melhor suas dificuldades bem como buscar caminhos possíveis de enfrentamento. Invista no seu processo de autocuidado! Abraço.
Olá, minha querida. Imagino o quão difícil deva ser. A Fobia Social ou Ansiedade Social pode ser uma grande barreira para muitas pessoas e você não é a única. Mas, saiba que é possível melhorar. Gosto de dizer para meus pacientes que "menos é mais com constância". As vezes, pequenas vitórias e pequenos passos valem muito, se esse progresso se mantém com constância. Recomendo que invista no seu autoconhecimento e autocuidado, e de pouquinho em pouquinho reconheça suas vitórias. Tente não abandonar tudo que você gosta e busque uma ajuda profissional para te acompanhar nesse processo. De preferência, seria interessante ter um(a) psiquiatra e um(a) psicoterapeuta. Te desejo muita boa sorte em sua trajetória ;)
Olá, eu entendo sua dor e desconforto diante de tal situação. Um quadro que vem proporcionando certo desconforto desde cedo na sua vida. Muitas vezes não somos compreendidos até mesmo no nossos contexto familiar. Seu quadro clínico, conforme seu relato, percebo alguns critérios de diagnósticos como , situações sociais, medo e ansiedade, avaliação negativa das situações, desconforto frequente, evitação de certas situações. Tudo isso levando a um contexto de desempenho académico e em breve profissional dentre outros levando a certos prejuízos sociais. . Um quadro de pensamentos e comportamentos disfuncionais que levam a sentimentos e emoções de dor, tristeza, medo, fracasso, alto estima, proporcionando consequenciais prejudiciais ao seu dia a dia. A TCC - Terapia cognitivo comportamental tem um amplo leque de condições de tratamento de problemas de comportamentos limitantes, evitativos, sociais. Acredite que sempre é tempo de procurar por ajuda de um profissional. Sou terapeuta Ester Cabral - Brasília-DF, marque uma consulta de anaminese, presencial ou virtual. Você será muito bem vinda.
Oi! Reforçando o que foi dito por alguns colegas, faz sentido pensar em fobia/ansiedade social. Independentemente enquadrar em algum quadro clínico, é preciso entender como esses mecanismos todos funcionam em você, do que você está sentindo medo especificamente para poder encontrar soluções.
Você pode se autivestigar para entender melhor pq a ansiedade aparece diante de outras pessoas, conversar com pessoas de confiança sobre o que tá sentindo, mas contar com um profissional também é bem importante para lidar com problemas emocionais
Olá bom dia! Só o fato de ter se aberto aqui ja significa muito. Aconselho que busque um processo psicoterapeutico para te auxiliar na sua estima, e também em sua relação com os outros e com você. A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir confortável para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas. Sei que dá um pouco de medo, mas você não esta sozinho(a). Abraço
Olá querida. Você sofre de um transtorno chamado fobia ou ansiedade social, é comum ir agravando os sintomas com o tempo se não houver alguma intervenção e tratamento logo quando se percebe essa fobia. Geralmente tem início na infância, mas pode ser desenvolvido a partir de algum acontecimento traumático, existe tratamento para isso e oriento a buscar imediatamente ajuda profissional para que você consiga ter mais qualidade de vida e enfrentar a ansiedade de maneira mais racional e não emocional. a terapia mais indicada nesse caso, é a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), eu trabalho com essa abordagem. Desejo que você consiga superar essa dificuldade, conte comigo se quiser ajuda. Um forte abraço.
Olá, o autoconhecimento pode te libertar, busque se conhecer e entender o por quê isso acontece com você, pois somente se aprofundando em si mesma é que irá encontrar as respostas.
Busque terapia, e se precisar da minha ajuda neste processo fico à disposição.
Olá! Sinto muito que você passe por essa situação. Me parece que você tem bastante consciência do que está te acontecendo. Existem alguns sintomas de fobia social e ansiedade, o que pode estar relacionado as questões de autoestima. Seria bom consultar um psicólogo para entender e elaborar essas questões, ok?
Entendo como essas preocupações estão afetando sua vida e sua autoestima. É importante lembrar que você não está sozinha nesse sentimento, e muitas pessoas enfrentam desafios semelhantes. Agir para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar emocional é um passo positivo.

Baseado no que você descreveu, parece que você está enfrentando uma forma de ansiedade social, que é caracterizada pelo medo e pela ansiedade em situações sociais. Isso pode variar de casos mais leves de timidez a formas mais severas que impactam significativamente a vida diária. É importante reconhecer que a ansiedade social é um desafio tratável, e a psicoterapia, incluindo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), pode ser muito eficaz no tratamento desse problema.

Aqui estão alguns passos que você pode considerar:

Busque ajuda profissional: O primeiro passo é procurar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta qualificado. Eles podem realizar uma avaliação para determinar o grau da sua ansiedade social e desenvolver um plano de tratamento personalizado.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem eficaz no tratamento da ansiedade social. Ela ajuda a identificar e modificar os pensamentos negativos e crenças que contribuem para a ansiedade. Além disso, a TCC inclui a exposição gradual a situações sociais que causam ansiedade, ajudando a aumentar sua tolerância e confiança.

Autoestima: A baixa autoestima pode ser um fator subjacente nesse quadro. Trabalhar na construção de uma autoimagem mais positiva pode ser parte do tratamento.

Hábitos saudáveis: Manter uma rotina saudável com exercícios, alimentação equilibrada e sono adequado pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Apoio social: Ter o apoio de amigos e familiares pode ser reconfortante. Eles podem ser um suporte importante enquanto você trabalha na superação dessa ansiedade.

Persistência: Lembre-se de que o tratamento pode levar tempo, e é normal enfrentar desafios no processo. A persistência é fundamental para superar a ansiedade social.

Não permita que a ansiedade social limite sua vida e suas oportunidades. Com o apoio adequado, é possível superar esses desafios e se sentir mais à vontade em situações sociais. A busca por ajuda é um passo corajoso e positivo em direção a uma vida mais gratificante.

Me coloco à disposição para ajudá-la!
Olá, boa tarde! Acredito que a Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado.
Entendo que você está passando por momentos difíceis e pode estar se sentindo sobrecarregada pelas suas limitações. No entanto, é importante reconhecer que nem sempre podemos encontrar soluções por conta própria. Sugiro considerar a psicoterapia como uma opção para ajudá-la a compreender suas inseguranças e refletir sobre os fatores que influenciam sua autoestima. Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Fatores familiares e contextuais desempenham um papel importante na paralisação que você está enfrentando. Isso pode envolver padrões de relacionamento dentro da sua família de origem, experiências traumáticas passadas (intrauterinas e até mesmo transgeracionais) e outros eventos que podem ter contribuído para o surgimento do medo e da ansiedade que você está experimentando. É fundamental considerar: Onde essa paralisação te mantém? Por que você não pode sair de casa (ninho seguro)? O que essa paralisação está lhe proporcionando? Em função de que você precisa se manter onde está? Embora as raízes das suas questões sejam múltiplas e profundas, elas podem ser exploradas, compreendidas e transformadas por meio do processo terapêutico. Estou aqui para caminhar com você nesse processo, assim como já auxiliei outras pessoas em situações semelhantes. Estou à disposição!
Oii querida, como você está? Imagino quanto deve estar sendo difícil passar e ter passado por essas situações! Com certeza, deve te trazer muito sofrimento ver sua vida sendo restrita pelo medo de estar em ambientes cheios. Pelo que você relatou, parece ser um caso de Transtorno de Fobia Social (TAS), mas é válido fazer uma investigação mais detalhada e entender quais as causas desse medo. A terapia será muito importante nesse processo. Qualquer coisa, estou a disposição! Beijos :)