Ola,minha mãe fez cirurgia para retirada de meningioma a um ano ... ele pode voltar a crescer após t

4 respostas
Ola,minha mãe fez cirurgia para retirada de meningioma a um ano ... ele pode voltar a crescer após tão pouco tempo ? E qual a probabilidade dela ter depressão e quais os tratamentos ? Obrigado preciso muito saber pois ela está apresentando um irritabilidade ultimamente .
O meningioma é um tumor benigno logo na maioria dos casos possui um crescimento lento. A velocidade de crescimento vai depender de dois fatores: o grau de ressecamento tumoral ( quanto foi retirado de tumor) e tipo de meningioma. Se a ressecação foi completa associado com a retirada da meninge não irá crescer mais. Quanto ao tipo de meningioma depende do resultado de imunohistoquimica para saber.

Quantos aos sintomas referidos podem não ter relações alguma com a lesão

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O meningioma é um tumor com características benignas na maioria dos casos. A minoria dos meningiomas apresentam malignidade com prognóstico desfavorável. O retorno do meningioma vai depender do quanto foi retirado na cirurgia inicial. Quanto maior a ressecção inicial, menor a chance de retorno do tumor.
Olá, é necessário analisar o tipo de meningioma (grau 1, grau 2 ou grau 3), a localização e o grau de ressecção cirúrgica tumoral de acordo com a escala de simpson. Os meningiomas são tumores benignos em cerca de 97% dos casos, com possibilidade de cura com a cirurgia, mas todos esses critérios precisam ser avaliados. Em alguns casos quando não é possível realizar a retirada completa do tumor, existe possibilidade de recidiva sim. Os sintomas causados pelo tumor variam muito de acordo com a localização da lesão e com as estruturas cerebrais ou medulares que estão sendo comprimidas pela doença. O mais apropriado é passar em consulta médica de posse dos exames complementares para avaliação de forma individualizada.
Olá. Tumores podem voltar a crescer no período de um ano. A razão pela qual o tumor cresceu vai ser estabelecida com base em alguns fatores: tipo de tumor ressecado (incluindo seu grau), a porcentagem do tumor que foi ressecado, entre outros.
Quanto a depressão, múltiplos fatores podem levar o(a) paciente a desenvolver um quadro depressivo.
O correto nesta situação é agendar uma consulta com a equipe médica que realizou o procedimento e que está a par de todo histórico de sua mãe.

Especialistas

Leonardo Costa

Leonardo Costa

Neurocirurgião

Recife

Ricardo Pagung Saick

Ricardo Pagung Saick

Neurocirurgião

São Paulo

Daniel Estevam Coelho

Daniel Estevam Coelho

Neurocirurgião

São Paulo

Ronaldo Fernandes

Ronaldo Fernandes

Neurocirurgião

Bauru

João Augusto da Silva Freitas

João Augusto da Silva Freitas

Neurocirurgião

Curitiba

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 472 perguntas sobre Meningioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.