Ola Minha filha foi diagnosticada com dislexia, estou com uma grande dificuldade em encontrar escol

30 respostas
Ola
Minha filha foi diagnosticada com dislexia, estou com uma grande dificuldade em encontrar escola especializada na minha cidade, como devo procurar?
Olá Boa noite!
Infelizmente ainda são poucas as escolas que estão preparadas para atender crianças com quaisquer tipos de transtornos da aprendizagem, porém sua filha pode ser acompanhada por um Psicopedagogo que é o profissional mais indicado neste caso, onde ele poderá orientar até mesmo professores para que os mesmos possam saber como ajudá-la em sala de aula.
Espero ter ajudado, boa sorte!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, escola especializada em Dislexia pode ser difícil encontrar em algumas cidades, mas sua filha pode estudar em qualquer escola de ensino regular e buscar apoio extra-escolar com psicopedagogos e fonoaudiólogos. Abç
Faça uma lista das escolas próximas e/ou de fácil acesso e marque uma visita para conhecer as instalações e o projeto político pedagógico. Se possível, faça em um dia de aula normal, assim você poderá ver a dinâmica da escola, observar como alunos e professores interagem. Marque também um conversa com gestores da escola e busque informações específicas sobre o atendimento a disléxicos. Por exemplo, se há ledor ou se os alunos tem maior tempo para realizar provas; se são impressas em fonte maior e maior espaçamento entre linhas; se o aluno pode sentar-se mais próximo do professor e se terá maior tempo para copiar, realizar atividades. Veja qual a disponibilidade da escola em manter contato com você e os profissionais que atendem sua filha. Existem muitas escolas regulares que têm realizado excelente trabalho com disléxicos. Boa sorte na busca!
Olá ! Seria interessante procurar uma escola com número menor de alunos por turma e que tenha uma visão diferenciada para o processo. Podemos conversar, se quiser! Abraços
Olá!! Tente buscar por serviços alternativos dentro da escola e não diretamente por escolas que se denominam especializadas. Procure por escolas que possuem serviços de monitoria escolar após a aula ( como aulas de reforço), professores auxiliares especialistas dentro da sala, escolas que atendem necessidades especiais chamadas escolas inclusivas ( alunos com síndrome de Down, que são diagnosticados com espectro autista, etc) pois podem já possuir a flexibilidade de ter uma didática diferente com cada aluno.
Escolas com método construtivista, também possuem uma didática diferente e baseada na individualidade de cada aluno, também podem ser uma opção.
Olá, como vai?
No caso do diagnóstico de dislexia, você não precisa que a escola seja necessariamente especializada, mas que tenha uma coordenação e um grupo de professores abertos e dispostos a seguir as orientações dadas pela equipe de especialistas (fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo), bem como, adequar a plataforma curricular, incluindo a forma de aplicação das provas.
Converse com o coordenador pedagógico das escolas que visitar e avalie a disponibilidade de cada escola nessa adaptação.
Boa sorte!
Olá! Não há necessidade de uma escola especializada em dislexia. A princípio, qualquer escola está apta a receber alunos com dislexia. Recomenda-se terapias que ajudarão dia filha fora do ambiente escolar, e um monitor dentro de sala pra auxiliá-la na tarefas. Sugiro perguntar na escola sobre esse acompanhamento mais personalizado. Qualquer outra dúvida, estou às ordens!
Olá, pela Lei da Inclusão todas as escolas devem atender aos alunos qualquer que seja a especialidade.
E dependendo do caso tem direito a uma mediadora.
Olá, vai ser muito difícil você encontrar uma escola especialista só em atender a Dislexia. A equipe multidisciplinar que fez o diagnóstico da sua filha tem que fazer as orientações na escola para provas, tarefas..... Existe um currículo adaptado para esse transtorno de aprendizagem nas escolas.
Que cidade você mora?
Na perspectiva da inclusão escolar o atendimento aos alunos e alunas com necessidades educativas especiais acontecerá no ensino regular da escola comum. No entanto, seria importante conversar, com os profissionais da escola que escolher, a respeito de uma adequação curricular, a partir do nível de desenvolvimento e aprendizagem de sua filha.
Você não precisa procurar uma escola específica, qualquer escola deve estar apta a atender sua filha. Procure um profissional psicopedagogo que ele irá orientar a criança, a família e a escola para um melhor aproveitamento.
Boa tarde,
As escolas devem estar obrigatoriamente por lei preparadas para atender todas as necessidades educacionais . A dislexia e um distúrbio de aprendizagem que dificulta a leitura e consequentemente a escrita, porem, ela não impede que o individuo aprenda. Então não se preocupe em colocar sua filha numa escola especializada e sim numa escola regular onde ela possa receber toda assistência necessária que é de direito para qualquer criança em idade escolar. Converse com a coordenação no ato da matricula para que as estrategias educacionais sejam traçadas levando em consideração as limitações da criança.
INFELIZMENTE NOSSAS ESCOLAS NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA O DIFERENTE, AQUILO QUE SAI FORA DO PADRÃO, ENTÃO SUA DIFICULDADE REALMENTE DEVE SER GRANDE E SUA PREOCUPAÇÃO, REAL. BUSQUE POR UMA ESCOLA QUE TRABALHE COM INCLUSÃO REAL, QUE FAÇA AVALIAÇÕES DIFERENCIADAS, POIS A CRIANÇA COM DISLEXIA VAI APRENDER COMO OS OUTROS, PORÉM TERÁ DIFICULDADE DE SER AVALIADA COMO TAL. PROCURE TAMBÉM UM PROFISSIONAL EM SUA CIDADE QUE TRABALHE COM DISLEXIA PARA TE DAR APOIO, SEJA UM PSICOPEDAGOGO, FONOAUDIÓLOGO OU OUTRO QUE TENHA ESTA ESPECIALIZAÇÃO. ESTE PROFISSIONAL TAMBÉM PODERÁ AUXILIAR NA BUSCA DA MELHOR ESCOLA.
Procure escolas que tenham adaptações currículares!
E uma fonoaudióloga na sua cidade que atenda esse público e ela poderá lhe auxiliar e ajudar a escola nas adpatações!!!
Olá, procure a secretaria de educação responsável pelo seu município. Eles encontraram uma boa escola para seu familiar.
Olá
Nem todas as instituições escolares estão aptas para receber e respeitar as especificidades de cada criança.
É importante visitar as unidades e verificar as adequações metodológicas para atender sua filha.
Bom dia... Dificilmente há escolas especializadas em crianças especiais, neste caso é necessário conversar com a escola a respeito do diagnóstico de sua filha e ver a possibilidade da escola em adaptar-se as dificuldades de aprendizagem de sua filha. No estado do MS, como referência temos as escolas estaduais, que contam com a NUESP (Núcleo da Educação Especial), que conta com equipe multidisciplinar e profissionais especializados. Ao qual prestam atendimento através da Sala de Recurso Multidisciplinar, e professor de área especifico. O melhor seria buscar por uma escola que consiga atender as necessidades de sua filha e consigam adaptar a metodologia para melhor atende-la.
De posse dos laudos que atestam a dislexia você deve procurar a escola e junto com a coordenação e os profissionais que atendem sua filha, criar um planejamento para ela. A escola que você escolher deve participar ativamente deste processo de criação de um plano de atendimento individual ( PDI) e realizar as avaliações adaptadas para ela. Hoje o disléxico conta com amparo legal para ser incluído em qualquer escola. Procure informações sobre leis e direitos dos disléxicos, vai te dar um norte. Converse com os profissionais que atendem sua filha e solicite laudos.
Inclusão é direito e acesso a exercer a cidadania.
Bom dia! Você precisa levar o relatório do diagnóstico até a escola para eles fazerem um PDI. Dessa forma, sua filha terá um plano de desenvolvimento específico que atenderá suas demandas escolares. Por isso, é importante você informar a escola sobre as dificuldades dela e então fazerem um trabalho em equipe: família, escola e Psicopedagogo. Espero ter ajudado. Abraços
Olá.
Indico que considere o que ela precisa a partir de uma escuta profissional, para lhe permitir um melhor resultado.
É importante também considerar se a sua filha deseja ser direcionada a uma escola esoecifica.
Boa tarde.
O mais importante para criança é que tenha acompanhamento psicopedagógico e ou neuropsicopedagogico para que posso desenvolver suas habilidades sem maiores dificuldades. Não existe uma escola específica para alunos com dislexia, ou seja, os professores devem esta preparados para receber qualquer tipo de aluno. Mas um acompanhamento especializados em conjunto é de suma importância.
Não existe escola especial para alunos com dislexia. Você deve requerer o direito à inclusão, denominado AEE, Assitência Educacional Especializada, com professor de apoio, métodos de ensino e avaliações individuais às questões de seu filho. Para tal, faz-se necessário munir-se de avaliação por equipe multidisciplinar e laudo médico. É de extrema importância manter seu filho nas intervenções encaminhadas durante a avaliação, que podem ser com psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo ou terapeuta ocupacional. Isto será fundamental e complementar ao percurso escolar.
Interessante ter o parecer médico, relatório médico, declaração médica e laudo que comprovem o diagnóstico da criança citada.A sua filha tem direito assegurado pela legislação, artigo 206 inciso I da CF acompanhada de alterações da metodologia, estratégias e método de avaliação ( maior tempo nas provas e as orais também). O acompanhamento de fato é necessário e imprescindível, neuropediatra, fonoaudiológico, psicológico e psicopedagógico.
Dificilmente encontrará escola especializada e específica no CID de sua filha. O indicado seria frequentar uma escola comum que respeite o ritmo de aprendizagem dela e realize as adaptações didáticas necessárias. Ter o acompanhamento paralelo de especialista, como o psicopedagogo, para auxiliar no processo de aprendizagem de sua filha, seria importante. Caso haja indicações médicas para atendimento de outros profissionais, a parceria entre especialistas e escola sempre beneficia o estudante. Se fosse possível realizar uma avaliação na ABD - Associação Brasileira de Dislexia, seria fundamental, pois realizam avaliação multidisciplinar para mapear as questões específicas de cada paciente, facilitando assim, as intervenções específicas para os avanços necessários, o que potencializa muito a atuação de todos os profissionais que atendem o estudante.
Dislexia é um distúrbio neurobiológico que deve ser identificado por psicólogo/psicopedagogo. Na posse de laudo, encaminhar à escola regular e iniciar a intervenção psicopedagógica o mais breve possível. Juntos família, escola e psicopedagogo darão o suporte necessário à criança.
Importante informar a idade, o ano que cursa e a cidade onde mora.

A maioria das escolas não está preparada para transtornos de aprendizagem.
Verifique se na escola existe uma psicopedagoga, pois essa profissional vai ajudar sua filha nas questões escolares. Minha indicação é não buscar " escolas especializadas" ela precisa ser incluída no meio social, em escola regular normal. A sua filha tem a dislexia, mas ela não é a dislexia. Todos nós temos pontos positivos, negativos e pontos a melhorar. A melhor coisa que você pode oferecer a sua filha é o amor.
As respostas foram todas certas. Não sei qual é a sua cidade mas dificilmente você vai achar uma escola especializada em dislexia. Sua filha pode estudar tranquilamente em uma escola normal desde que tenha o acompanhamento de um psicopedagogo, principalmente para fazer a alfabetização, que é o mais difícil para essas crianças. Uma vez alfabetizadas, se forem inteligentes, elas conseguem seguir na escola.Se precisar, sempre coloque aulas de reforço. Disléxicos têm direito de ter uma pessoa na hora das provas lhe apoiando. Boa sorte para a sua menina.

Bom dia! Não há escolas especialistas em dislexia. Você deve buscar uma profissional para fazer um PDI - Plano de Desenvolvimento Individual para orientar a escola no manejo da aprendizagem de sua fila, pois as escolas não sabem fazer isso. Além disso, procure uma escola aberta a receber e aplicar essas orientações. Eu faço PDI para meus pacientes porque nem todo dislexo aprende da mesma forma. É preciso identificar a maneira como a sua filha aprende melhor e elaborar um plano personalizado para ela. Estou à disposição. Abs
Olá! Entendo a sua preocupação em encontrar uma escola especializada para sua filha. Algumas sugestões para procurar escolas especializadas em dislexia incluem:

(1) Consultar o Conselho Municipal de Educação ou a Secretaria de Educação da sua cidade para obter informações sobre escolas especializadas em necessidades educacionais especiais.

(2) Pesquisar online por escolas especializadas em dislexia e verifique se elas estão localizadas na sua cidade ou região.

(3) Falar com outros pais que têm filhos com dislexia na sua cidade para saber se eles têm recomendações de escolas especializadas.

(4) Entrar em contato com organizações locais que apoiam crianças com necessidades educacionais especiais, como a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), para obter informações e orientações.

Lembre-se de que cada criança com dislexia é única e pode precisar de abordagens educacionais diferentes. Portanto, é importante visitar as escolas, conversar com os professores e diretores para entender as metodologias utilizadas antes de tomar uma decisão. Espero ter ajudado! Além disso, saiba que é possível marcar uma teleconsulta com um neuropediatra experiente e bem avaliado nesta plataforma para obter mais informações e orientações personalizadas para sua filha.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Entendo sua preocupação. Encontrar uma escola adequada para uma criança com dislexia pode ser desafiador. Aqui estão algumas sugestões para ajudar na sua busca:

Passos para Encontrar uma Escola Especializada
Pesquise Online: Utilize termos como “escola especializada em dislexia” junto com o nome da sua cidade. Sites como o Instituto ABCD podem oferecer recursos e informações úteis1.
Consulte Profissionais: Fale com psicopedagogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que trabalham com crianças com dislexia. Eles podem ter recomendações de escolas ou programas especializados2.
Grupos de Apoio: Participe de grupos de apoio para pais de crianças com dislexia. Outros pais podem ter sugestões valiosas sobre escolas e recursos na sua área2.
Visite Escolas: Faça uma lista das escolas próximas e agende visitas. Durante a visita, pergunte sobre as estratégias e recursos que a escola utiliza para apoiar alunos com dislexia2.
Serviços Alternativos: Procure por escolas que ofereçam serviços de apoio, como monitoria escolar, aulas de reforço e professores auxiliares especializados2.
Recursos Adicionais
Instituto ABCD: Uma organização que promove projetos para melhorar a vida de brasileiros com dislexia1.
Winnicott: Oferece estratégias de ensino direcionadas a crianças com dislexia3.
Espero que essas dicas ajudem na sua busca. Se precisar de mais informações ou apoio, estou aqui para ajudar!

Especialistas

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Layse Pereira da Costa

Layse Pereira da Costa

Psicopedagogo

Recife

Talita Teodoro

Talita Teodoro

Psicopedagogo

Taubaté

Marina Oliveira

Marina Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Ourinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.