ola,meu filho tem 5 anos,e esta com dificuldade com letras e numeros nao consegue identificar,consegfue
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ola,meu filho tem 5 anos,e esta com dificuldade com letras e numeros nao consegue identificar,consegfue juntar as palavras mas nao sabe dizer quais sao,o que devo fazer?
Olá querida mamãe!
Conforme o que você relatou sobre o aprendizado de seu filho, a minha orientação, é que você o leve para fazer uma avaliação neuropsicológica. Essa avaliação, é um exame realizado por um neuropsicólogo, para avaliar as funções cognitivas da criança. Um abraço!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão
Conforme o que você relatou sobre o aprendizado de seu filho, a minha orientação, é que você o leve para fazer uma avaliação neuropsicológica. Essa avaliação, é um exame realizado por um neuropsicólogo, para avaliar as funções cognitivas da criança. Um abraço!
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Dra. Cirene Valadão
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Nesta idade seu filho está iniciando o processo de aprendizagem, o que significa que ele está começando a ter contato de uma maneira mais formal com as letras. Este processo de alfabetização dura cerca de 3 anos e ele, segundo o que você descreveu, está dentro do esperado para a idade. Há, muitas vezes, uma cobrança da sociedade que a criança aprenda a ler e escrever o quanto antes, mas isso não significa que seja o mais interessante para o desenvolvimento dela. É sempre bom estimular a criança com diferentes jogos e atividades para que ela aprenda estes conteúdos de maneira lúdica e prazerosa, tornando o conhecimento algo interessante, e não apenas uma obrigação. Caso você perceba outras questões que possam indicar um atraso no desenvolvimento você pode procurar um psicopedagogo para fazer uma avaliação e verificar se realmente não há algo que possa começar a ser trabalhado.
bom dia! Concordo com a colega sobre a avaliação neuropsicológica, porém ressalto que ainda é muito cedo para uma criança ainda não alfabetizada saiba ler e juntar letras, entendo sua ansiedade de mãe, mas se ele ainda não foi para a escola, ou se está na escola, mas ainda não está sendo alfabetizado, o que geralmente ocorre por volta dos 6 anos de idade, vamos ter calma, e entender que cada criança tem seu próprio tempo.
Leve ao neuropsicólogo para uma avaliação melhor, mas sem pressão, ele terá tempo para aprender e sua colaboração será muito importante.
boa sorte!
Leve ao neuropsicólogo para uma avaliação melhor, mas sem pressão, ele terá tempo para aprender e sua colaboração será muito importante.
boa sorte!
Olá mamãe, concordo com os outros profissionais que seria importante fazer uma avaliação neuropsicológica. Mas seu filho tem 5 anos, ainda está dentro do padrão de normalidade para o processo de alfabetização. Tenha paciência, às vezes ele tem outro ritmo de aprendizagem. Abraços.
Algumas escolas tem muita pressa...Deixe seu filho curtir a infância. Se até os oito anos ele não se alfabetizar, a senhora poderá sim procurar um psicopedagogo com experiência em alfabetização.
Você sabia que Einstein só foi alfabetizado após os 9 anos? dizem que ele não conseguia juntar as letras.
Isso pode não ser um balizador do tipo vamos esperar e ver o que acontece, mas quero que sirva como um sinal para que você não saia desesperada em busca de uma solução imediata.
Como ele tem apenas 5 anos, fechar um diagnóstico pode ser prematuro, mas vá fazer uma avaliação como indicou a colega acima, acredito que você poderá encontrar caminhos e boas orientações para trazer um pouco mais de segurança em suas escolhas e principalmente para controlar alguma ansiedade e pressão de teus pares.
Forte abraço.
Isso pode não ser um balizador do tipo vamos esperar e ver o que acontece, mas quero que sirva como um sinal para que você não saia desesperada em busca de uma solução imediata.
Como ele tem apenas 5 anos, fechar um diagnóstico pode ser prematuro, mas vá fazer uma avaliação como indicou a colega acima, acredito que você poderá encontrar caminhos e boas orientações para trazer um pouco mais de segurança em suas escolhas e principalmente para controlar alguma ansiedade e pressão de teus pares.
Forte abraço.
Olá! Aproveite as férias para brincar bastante com letras e numeros com joguinhos que tenham este material, sempre de forma divertida! A estimulação em casa é fundamental, mas cuidado com a sobrecarga... é importante quando a criança chega em uma fase de curiosidade, interesse por placas nas ruas, estas coisas... Sugiro que veja com a equipe escolar o que pensam sobre isso, com 5 anos, está no início da alfabetização e tem crianças que demoram um pouco mais, o que não chega a ser preocupante inicialmente. Caso seu filho tenha outras dificuldades, como reconhecer cores, formas, diferenciar cheio/vazio, grande/pequeno, direita/esquerda, perto/longe entre outros domínios, aí sim é a hora de procurar uma psicopedagoga experiente em alfabetização! Espero ter ajudado!
Querida Mamãe, fique tranquila! Seu filho ainda está iniciando o processo de alfabetização e, ainda terá muito tempo pela frente, pois esse processo só se consolidará de forma mais efetiva no 2º ano do ensino fundamental, quando ele terá tido contato com todas as dificuldades ortográficas e certamente construído as habilidades e competências para a leitura e escrita. Portanto, sugiro que você se tranquilize, pois essa ansiedade é muito normal das mães com filhos nessa idade/série.
Será muito bom para o desenvolvimento de seu filho se você o estimular sempre através de jogos que desenvolvam a concentração, reconhecimento de letras e números como: quebra cabeça, jogo da memória, dominó, etc..aproveite para trabalhar o cumprimento das regras do jogo, isso o ajudará muito a se desenvolver e, será com certeza muito divertido!
Será muito bom para o desenvolvimento de seu filho se você o estimular sempre através de jogos que desenvolvam a concentração, reconhecimento de letras e números como: quebra cabeça, jogo da memória, dominó, etc..aproveite para trabalhar o cumprimento das regras do jogo, isso o ajudará muito a se desenvolver e, será com certeza muito divertido!
Aos 5 anos a criança está iniciando o processo de alfabetização. Atividades lúdicas como jogos são ótimas para estimular as habilidades necessárias para a aquisição da leitura e da escrita. Ainda é muito cedo para preocupar -se com isso, a não se que sejam notadas outras dificuldades.
Aos 5 anos a criança deve brincar. O foco é a criatividade, as relações sociais (ele brinca com amigos? compreende o significado das regras dos jogos? consegue se exprimir? tem preferências nas brincadeiras?). Os números e letras vão aparecer de forma gradual e dentro do cenário de sua vida. Não vejo necessidade de se preocupar com avaliações neste momento. Se estiver aflita converse com a escola, com o pediatra, muitas vezes as pressões externas por uma excelência escolar é que atrapalham o desenvolvimento da criança.
Olá! É importante procurar uma psicopedagoga para diagnosticar o níveis de alfabetização e aprendizagem da criança. Caso se constate algum tipo de disfunção pedir orientação e encaminhamento para a necessidade de procurar outros profissionais.
Olá! Pelo fato do seu filho estar iniciando a alfabetização acredito ser importante estímulos por meio de atividades e jogos lúdicos, pois assim ele irá ter prazer em desenvolver sua compreensão e acomodação das letras e números. Acho interessante uma conversa com a escola para entender como está seu processo de aprendizagem, como é seu comportamento nas aulas, sua atenção e seu envolvimento nas atividades propostas. Essa parceria pais e escola sempre enriquece na formação da criança. Abraço
Querida mãe, a alfabetização é um processo, tenha calma que seu filho está dentro dos parâmetros esperados para as crianças da idade. Entendo as dificuldades e as cobranças provenientes da maternidade. É muito desafiante, mas pelo seu relato estão indo muito bem!! Aproveitem o tempo juntos e brinquem! O brincar desenvolve e dá subsídio para o aprendizado escolar. Espero ter contribuído
Concordo com os colegas que afirmam que é cedo para cobrar uma performance de leitura da criança, que ainda tem 5 anos. E dou mais uma recomendação, não a faça se sentir cobrada e incapaz por não saber ainda ler de maneira fluente, pois ele está aprendendo, está bem no início e só de reconhecer as letras, já está bem. Algumas escolas forçam a criança antes dos 6 anos de idade já aprenderem a ler. Se tiver oportunidade, faça dessa etapa uma brincadeira, elogie sempre que ela reconhecer as letras e números, não se decepcione quando errar, mas a incentive a continuar. E nunca a faça se sentir "burra" por não saber, afirme que para todo mundo é assim mesmo que se aprende, aos poucos.
Se precisar de mais orientações específicas, estou à disposição.
abraço
Se precisar de mais orientações específicas, estou à disposição.
abraço
Bom dia meus colegas já falaram é cedo para diagnosticar um problema de aprendizado seu figlo esta na idade certa para aprender tenha paciencia, de qualquer forma uma psicopedagoga pode te ajudar a definir qual é o problema ou não, so depois pode procurar o profissional adequado ao caso dele.
Olá bom dia!! O ideal é fazer um Psicodiagnóstico para avaliar o que pode estar acontecendo com ele. Como ele está iniciando o processo de aprendizagem, talvez possa ser uma imaturidade emocional. Questões emocionais atrapalham o desenvolvimento da aprendizagem.
Seu filho ainda é muito pequeno para saber tanta coisa. Você tem razão de se preocupar, mas não deve se alarmar ainda, pode ser apenas uma questão de maturidade sócio- psico-emocional. Algumas crianças são mais sonhadoras e sensíveis e custam a "pisar aqui nesse mundo", vivem no mundo delas.
Acredito que a melhor forma de encontrar ajuda nessa situação seja conversando com o pediatra que a acompanha e conhece que poderá indicar melhor o caminho mais fácil a ser seguido baseado no exame clínico e na interação com seu filho. O cuidado de um diagnóstico superficial e corriqueiro deve ser tomado para não simplesmente estigmatizá-lo, marcando-o negativamente.
Cada pessoa é unica e tem o seu tempo de amadurecimento de acordo com sua experimentação do mundo em torno de si. Portanto, o melhor é conversar com o médico que o acompanha que saberá dizer se ele precisa de ajuda especializada ou simplesmente estímulos para explorar mais o mundo em volta de si.
Depois disso, pode ser que o que ele precise seja apenas uma ajuda para ir conquistando o mundo em volta de si e se estabelecendo com firmeza nesse terreno que lhe é próprio. Fique atenta, mas não cobre tanto p não sobrecarregá-lo numa idade tão tenra.
Boa sorte.
Acredito que a melhor forma de encontrar ajuda nessa situação seja conversando com o pediatra que a acompanha e conhece que poderá indicar melhor o caminho mais fácil a ser seguido baseado no exame clínico e na interação com seu filho. O cuidado de um diagnóstico superficial e corriqueiro deve ser tomado para não simplesmente estigmatizá-lo, marcando-o negativamente.
Cada pessoa é unica e tem o seu tempo de amadurecimento de acordo com sua experimentação do mundo em torno de si. Portanto, o melhor é conversar com o médico que o acompanha que saberá dizer se ele precisa de ajuda especializada ou simplesmente estímulos para explorar mais o mundo em volta de si.
Depois disso, pode ser que o que ele precise seja apenas uma ajuda para ir conquistando o mundo em volta de si e se estabelecendo com firmeza nesse terreno que lhe é próprio. Fique atenta, mas não cobre tanto p não sobrecarregá-lo numa idade tão tenra.
Boa sorte.
Uma criança tem um longo tempo para aquisição da linguagem escrita. Todo um processo interno que envolve desde a memória, as relações simbólicas (um número é um símbolo aleatório que ganha valor na linguagem padrão, por exemplo), psicomotricidade fina, coordenação viso-motora. Ou seja, depende tanto de fatores neuronais, quanto a capacidade de compreensão da linguagem. E estes fatores não estão totalmente estabelecidos com 5 anos. Isto é o que se chama prontidão para a aquisição da escrita. A condição neurológica que pode ser observada em situações como lateralidade (distinção para onde precisa se voltar, mesmo que não saiba o que é direita e esquerda), espacialidade (se percebe seu corpo como proporcional às coisas, se distingue próximo de distante, etc), se reconhece classe de objetos (grande, pequeno/ redondo, quadrado, etc) entre outros requisitos.
Para tudo isto, seu filho precisa brincar, usar seu corpo: correr, pular, subir, descer, se esconder, rolar. Também ter contato com materiais plásticos como argila, massinha, tintas, lápis de cor, giz de cera. Brincar com bola, carrinho... de faz de conta. Ou seja, quanto mais brincar, mais espontaneamente poderá ter prontidão, pois lhe será exigido naturalmente várias operações neuronais.
Também o ambiente familiar ser estimulante. Quanto tempo ele brinca, com quem, de que? Passa muito tempo com jogos ou na tv? São situações que precisam ter equilíbrio. Também demonstram os valores da família. Tem pessoas que leem para ele ou contam histórias? Estas coisas sendo valorizadas auxiliam no gosto em aprender.
Se ainda assim, persistir suas dúvidas, importante pensar se não há excesso de exigência no desempenho dele. Cada criança tem um ritmo de aprendizagem, a pressa não vai fazê-lo ter gosto em aprender.
Para tudo isto, seu filho precisa brincar, usar seu corpo: correr, pular, subir, descer, se esconder, rolar. Também ter contato com materiais plásticos como argila, massinha, tintas, lápis de cor, giz de cera. Brincar com bola, carrinho... de faz de conta. Ou seja, quanto mais brincar, mais espontaneamente poderá ter prontidão, pois lhe será exigido naturalmente várias operações neuronais.
Também o ambiente familiar ser estimulante. Quanto tempo ele brinca, com quem, de que? Passa muito tempo com jogos ou na tv? São situações que precisam ter equilíbrio. Também demonstram os valores da família. Tem pessoas que leem para ele ou contam histórias? Estas coisas sendo valorizadas auxiliam no gosto em aprender.
Se ainda assim, persistir suas dúvidas, importante pensar se não há excesso de exigência no desempenho dele. Cada criança tem um ritmo de aprendizagem, a pressa não vai fazê-lo ter gosto em aprender.
Olá. Os colegas supracitados falam vários pontos importantes.
Buscar avaliação psicopedagógico, e iniciar uma acompanhamento o mais rápido possível para que possa ser alfabetizando sem outras dificuldades e sem prejuízo no processo educacional.
Você já tem diversas respostas acima dos colegas, mas não deixe de procurar ajuda profissional, para evitar outros transtornos .
Olá . Tudo bem ?
Bem, os colega falaram muitos aspectos importantes, que devem se co siderados e levados em conta , como a idade , estar dentro do tempo de aprender entre outros .
Mas há algo importe a pensar: como ele fica quando não consegue atingir os objetivos, no
caso, juntar as alertas ? É importante observar se ele fica muito ansioso , irritado , se o está prejudicando as tentativas e o não conseguir ,
Fale com a professora , peça orientação como deve agir, ela saberá te orientar. Tenho um filhos e 5 anos também, e ele estava fazendo letras grandes e saindo fora dia, não queria prejudicá-lo , então recorri a professora , e ela me orientou a aceitar as letras formiguinha e elefantes , nessa idade, na escola que ele frequenta, o objetivo não é o tamanho da letra e sim o fazer , construir , pois estão desenvolvendo a escrita e ficar apontando esses erros poderia atrapalhar a autoestima e trazer sentimentos de incapacidade .
Espero ter ajudado !
Abraço
Bem, os colega falaram muitos aspectos importantes, que devem se co siderados e levados em conta , como a idade , estar dentro do tempo de aprender entre outros .
Mas há algo importe a pensar: como ele fica quando não consegue atingir os objetivos, no
caso, juntar as alertas ? É importante observar se ele fica muito ansioso , irritado , se o está prejudicando as tentativas e o não conseguir ,
Fale com a professora , peça orientação como deve agir, ela saberá te orientar. Tenho um filhos e 5 anos também, e ele estava fazendo letras grandes e saindo fora dia, não queria prejudicá-lo , então recorri a professora , e ela me orientou a aceitar as letras formiguinha e elefantes , nessa idade, na escola que ele frequenta, o objetivo não é o tamanho da letra e sim o fazer , construir , pois estão desenvolvendo a escrita e ficar apontando esses erros poderia atrapalhar a autoestima e trazer sentimentos de incapacidade .
Espero ter ajudado !
Abraço
Especialistas
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