Olá. Gostaria de saber se a hipnose pode me ajudar a passar a gostar de alimentos saudáveis (Legues,

11 respostas
Olá. Gostaria de saber se a hipnose pode me ajudar a passar a gostar de alimentos saudáveis (Legues, verduras) e deixar de gostar de alimentos não saudáveis (frituras, refrigerantes e etc.)?
Olá. A hipnose é uma técnica que pode ser complementar dentro de um processo de dessensibilização, ou seja, se houver algum tipo de intolerância muito específica ou "trauma" associado à determinados alimentos. No seu caso ela pode auxiliar, mas talvez hajam outros métodos muito mais eficazes. É preciso esclarecer que não existem mudanças abruptas em comportamento alimentar, com ou sem hipnose. Resultados mais efetivos poderão ser obtidos com técnicas de exposição gradual e modelagem de comportamentos, que são princípios bastante simples e sempre efetivos. É importante considerar que o próprio organismo precisará de dias para passar por uma transição (proporcionalmente à intensidade da mudança). Conte com o apoio de um nutricionista e explique detalhadamente o seu objetivo. Ele é o profissional capacitado para esse processo. Caso ache necessário, procure também um psicólogo que trabalhe diretamente com comportamento alimentar ou modificação de comportamento.

Olá,

Sim, após estar consciente da necessidade de mudar hábitos alimentares. A hipnose poderá ajudá-la.
A hipnose é uma comunicação do hipnotizador com o inconsciente do hipnotizado, que está em estado inconsciente, ou seja, não consciente. Sua pergunta sugere uma preferência por essa possibilidade de tratamento. Há uma grande possibilidade do problema continuar, devido ao fato devido ao fato de tudo continuar a nível inconsciente, quando o consciente terá que ter sua participação para a mudança de hábito. Sugiro procurar um(a) psicólogo(a) que, com certeza, poderá te ajudar.
Um abraço!
Em tese, uma vez que a hipnose faz com que o sujeito entre em um alto grau de relaxamento e portanto, mais suscetível à sugestão, pode se especular que sim.
No entanto, primeiramente, o profissional mais indicado para lhe ajudar com uma possível reeducação alimentar seria um(a) nutricionista, uma vez que juntos poderiam introduzir aos poucos determinados tipos de alimento em detrimento de outros, sem risco para sua saúde.
Caso mesmo assim você continue com dificuldades em relação à alimentação, poderá buscar então algum profissional da área da psicologia para quem sabe buscar entender os motivos pelo qual rejeita determinados tipos de alimentos em detrimento de outros.
Vou resumir uma história que me parece pertinente: Freud, que na época era aluno do professor Charcot, maior hipnotizador de sua época, constatou que os pacientes hipnotizados eram "curados" de seus sintomas de origem psíquica apenas enquanto permaneciam sob efeito da sugestão, voltando a apresentar o problema assim que acordavam do transe. Incomodado com isso, desenvolveu um método baseado na associação livre do paciente em seu estado consciente, um trabalho que exigia um fino manejo de seus afetos e angústias, mas que conseguia desvelar as questões inconscientes por trás do sintoma, resolvendo-o com maior eficácia. Esse método, como você deve saber, ganhou o nome de Psicanálise e é hoje utilizado por mim e muitos outros que também creem ser a melhor forma de ressignificar vivências, obter auto-conhecimento e modificar atitudes e comportamentos. Sei que as soluções mágicas e os atalhos são sempre mais sedutores, mas normalmente o melhor caminho é o que exige maior esforço e dedicação.
Seria fantástico se pudéssemos mudar um gosto assim, num estalar de dedos. Os problemas de adicção, obesidade ou mesmo dor de cotovelo seriam meramente deixados para trás como num passe de mágica. Mas... A mágica é ilusão. Mera ilusão.
E o que se deixa para trás sempre retorna.
Sugiro a você que busque, além de um nutricionista para lhe ajudar, inclusive fornecendo receitas e ensinando a comer coisas saudáveis de maneira a agradar mais a seu paladar, também um psicanalista, investigando junto com você esses gostos e desgostos.
Boa sorte!
O trabalho com a hipinose foi abandonada por Freud após constatar que os sintomas suprimidos somente em estados hipinóticos. Quando retornavam em estado de vigilha os sintomas permaneciam. Uma questão seria buscar um profissional da área de nutrição e juntos traçarem uma forma de melhor forma de alimentação para você, neste momento. Um atendimento psicológico poderia ajudá-la a pensar o que há além do desejo de comer o que não lhe faz bem e como lidar com isso.
A hipnose é bastante eficiente com certeza. Freud não conseguia resultados porque não fazia induções pós hipnóticas, apesar de ter ido aprender essa técnica com alguém muito bem sucedido na época, o Dr. Joseph Breuer.
Além da hipnose, técnicas de Programação Neurolinguística são muito usadas, e com bastante resultado, para este caso.
Procure um profissional capacitado nas técnicas, com certificações e experiência, pois existe sim a melhora através destes procedimentos. Minha experiência clínica me dizem isto.
Boa sorte e forte abraço
A hipnose trata-se de uma ferramenta poderosa na clínica. Ela não poderá sera realizada isoladamente. O ideal é que seja combinada com outras terapias para investigação dessa seletividade alimentar. Abraços
Através de uma boa análise funcional e dos recursos necessários , você pode retomar seu controle e dizer NÃO aqueles alimentos indesejados na sua dieta. Não existe fórmula mágica, não existem milagres. A hipnose aliada a uma atividade física, produz resultados positivos que podem ser notado em pouquíssimo tempo.
Através da hipnose e mudança de hábito é possível sim!

Sou hipnoterapeuta, visite meu perfil e conheça mais sobre essa maravilhosa ferramenta que é a hipnose.