Olá Drs. Apresentei um quadro de tendinopatia crônica com foco de rotura parcial da superfície articular

4 respostas
Olá Drs. Apresentei um quadro de tendinopatia crônica com foco de rotura parcial da superfície articular do supraespinhoso. Fui orientada a fazer uma cirurgia de imediato.
Além das dores que sinto, quais as maiores consequências que terei caso não faça essa cirurgia de urgência? Obrigada.
A tendinopatia do supraespinhoso é muito comum e frequentemente acompanhada por rupturas parciais. A indicação cirúrgica depende do grau da lesão e do seu grau de atividade e de controle de sintomas. Uma ruptura muito extensa, além de dor, causa fraqueza do músculo, com aumento da dificuldade para levantar os membros superiores. Por outro lado, rupturas muito pequenas podem não ter repercussão grande na função do músculo e o paciente pode conseguir controlar a dor com reabilitação. O melhor é que você seja avaliada por um médico para que ele possa tomar essa decisão junto com você, com base no seu exame e no exame físico. Desejo boa sorte e uma ótima recuperação para você!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dificilmente é indicado cirurgia de urgência pelo caso relatado por você, mas os pacientes são avaliados individualmente, a história clínica junto com exames de imagem que determina a conduta a ser seguida.
As consequências naturais desse tipo de lesão são, além das dores, efeitos adversos pelo uso contínuo de medicamentos, atrofias musculares por diminuição da atividade física e até perda de movimentos por diminuição dos alongamentos.
Obs.: mesmo que escolha não opererar mantenha contato com o ortopedista especialista em ombro para que tenha a lesão sob controle.
Melhoras!
Olá,
É difícil opinar no seu caso apenas pelo relato acima.
De uma forma geral, lesões parciais trazem dor e limitação da função do ombro, porém não costumam necessitar de um tratamento cirúrgico urgente.
Muitas vezes através de infiltrações e fisioterapia podemos controlar o quadro doloroso e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Vale lembrar que lesões parciais podem ser muito variáveis e, alguns casos tem sim indicação cirúrgica.
No seu caso específico, acredito que não tratar cirurgicamente pode resultar em persistência da dor e, em fases mais tardias, aumento da lesão (que pode se tornar completa). Mesmo assim, podemos acompanhar o caso de perto e tentar inicialmente o tratamento fisioterápico.

Especialistas

Renan Bordin Massini

Renan Bordin Massini

Ortopedista - traumatologista

Valinhos

Andrew Gustavo de Matos

Andrew Gustavo de Matos

Ortopedista - traumatologista

Ronda Alta

Ana Cristina Boni Lenci

Ana Cristina Boni Lenci

Reumatologista

Curitiba

ROBERTA LURDES VIGANO CONTINI

ROBERTA LURDES VIGANO CONTINI

Especialista em dor

Bragança Paulista

Roberta Zawadzki

Roberta Zawadzki

Reumatologista

São Mateus Do Sul

Priscila Bonifácio

Priscila Bonifácio

Especialista em dor

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 364 perguntas sobre Dor no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.