Olá boa noite, gostaria de saber se o uso de antipsicóticos por toda a vida gera efeitos colaterais

4 respostas
Olá boa noite, gostaria de saber se o uso de antipsicóticos por toda a vida gera efeitos colaterais a longo prazo? Obrigado
Bom dia! A resposta à sua pergunta é sim, todavia não é uma regra. Depende da medicação e predisposição do paciente. O acompanhamento médico é indispensável e o surgimento de qualquer sintoma deve ser relatado ao médico. Fique com Deus.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite. Os antipsicóticos são classificados em vários tipos, logo, dependendo do tipo usado, do período, da dosagem, pode ter efeitos colaterais indesejáveis permanentes. Porém, não são todos, em todas as dosagem que trarão efeitos colaterais indesejáveis e permanentes. Hoje, é muito usado uma baixíssima dose em alguns casos de insônia, com acompanhamento médico, baixa dosagem e uma boa escolha do fármaco, não observamos efeitos colaterais. Abraço
Sim, todos os antipsicóticos produzirão efeitos colaterais no longo prazo. A intensidade desses efeitos colaterais dependerá da dose usada e do derivado, isto é do antipsicótico usado. No caso dos idosos, quanto maior a idade, mais intensos e variados serão esses efeitos. Portanto, discuta sempre com o seu médico a relação risco benefício do antipsicótico que lhe foi prescrito.
Atenciosamente,
Boa noite!
Os efeitos colaterais dependem do tipo de antipsicótico usado. Alguns efeitos como ganho de peso, hiperglicemia, sedação, sialorreia, sintomas parkinsonianos, tremores, redução de libido, dentre outros podem surgir com o uso prolongado, porque não existe um antipsicótico isento de efeitos colaterais. O tratamento deve ser avaliado individualmente e o uso continuado deve ser reservado para os pacientes que realmente precisam dessa medicação.
Espero ter ajudado.
Um abraço,
Dra. Adriana S. Gatti.

Especialistas

Aldo Felipe Pinto

Aldo Felipe Pinto

Psiquiatra

São Paulo

Carlos Alberto Gonçalves

Carlos Alberto Gonçalves

Psiquiatra

Brasília

Marco Antonio Benini junior

Marco Antonio Benini junior

Psiquiatra

São Paulo

Rafael Moisés de Assis Silva

Rafael Moisés de Assis Silva

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Psicose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.