Olá a 20 dias eu me engasguei e depois pesquisei sobre engolir errado, por causa disso na minha ment

18 respostas
Olá a 20 dias eu me engasguei e depois pesquisei sobre engolir errado, por causa disso na minha mente e como se tivesse esquecido como engolir no automático,só consigo engolir comida junto com muita saliva pra desce líquido,a hipnose pode me fazer lembra como engolir como antes do ocorrido ?
Olá, é importante primeiro investigar se não se trata de um problema de disfagia, caso seja descartado problemas fisiológicos é possível que questões emocionais estejam envolvidas. Nesse caso, é recomendado que você faça acompanhamento psicológico para tratar as questões emocionais envolvidas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá. Aconselho que consulte um gastro para descartar hipóteses ligadas à questões orgânicas, após descartar essas possibilidades, caso o sintoma permaneça busque um psicólogo/ psicanalista, pois o episódio mencionado pode ter desencadeado um trauma que precisará de suporte profissional para ser elaborado. Não considero que seja necessário reaprender a engolir, mas entender porque desde o ocorrido tem sentido como se houvesse uma incapacidade para realizar essa função. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Boa noite, talvez você esteja em um quadro de ansiedade e crise de ansiedade. Pode acontecer em crises de ansiedade e pânico este sintoma. Mas antes de afirmar ser psicológico, eu te sugiro ir em um medico para descartar doenças físicas. Também sugiro buscar uma psicoterapia para ver o lado emocional, psicológico do seu sintoma. De inicio não indico hipnose, porque precisa ser avaliado e a hipnose não é indicada nesses casos. Talvez mais para frente melhorando com a psicoterapia e com outros motivos para meditação e hipnose. O seu corpo ele sabe engolir, precisa investigar o que esta acontecendo e lidar com essa ansiedade vai ser fundamental. A disposição.
Olá! Imagino que não esteja sendo fácil comer desde que isso passou a acontecer. De tota forma, acho que é importante buscar pela avaliação e orientação de um fonoaudiólogo. Esse profissional pode ajudar a entender como você está deglutindo e salivando e explicar de modo mais acurado como o processo da mastigação e deglutição acontece.
Mas, se depois da avaliação e tratamento fonoaudiológico os sintomas persistirem, é importante buscar pela ajuda de um profissional da Psicologia.
Olá. Sugiro consultar profissional de medicina para descartar possibilidades físicas, assim como procurar psicoterapia para investigar possibilidades emocionais envolvidas.
Olá! Imagino que esteja buscando solução rápida para seu problema, claro, alimentação é o básico pra gente sobreviver. Bom, a hipnose não é validada pela ciência e como Psicóloga, que se baseia na ciência, posso te dizer que investigar através da Psicoterapia (após descartar problemas biológicos com médica) pode te ajudar a lidar com emoções desconfortáveis e traumas por situações passadas.
Estou à disposição, abraço.
Olá... seria importante procurar uma avaliação de uma fonoaudiologa, pois será avaliado função auditiva, periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.
Acredito que seria o mais adequado nessa questão.
Espero ter ajudado.
Abraço
Olá! Como alguns colegas já orientaram seria interessante descartar problemas fisiológicos num primeiro momento,no entanto me parece que você ficou com essa percepção de que "Não sabe mais engolir" e esse sintoma psicológico pode ser tratado em psicoterapia,não sendo necessário hipnose pois o intuito da técnica não é fazer lembrar coisas e sim ressignificar eventos passados significativos.
Olá! Tudo bem? Compreendo que você esteja passando por essa situação delicada. O que você descreveu pode estar relacionado a uma reação emocional ao evento do engasgo, algo que é mais comum do que se imagina.
A hipnose pode ser uma ferramenta muito eficaz para ajudar a lidar com questões emocionais e psicossomáticas, como a que você está enfrentando. Através da hipnose, é possível trabalhar diretamente com o inconsciente para reprogramar padrões de pensamento e comportamentos automáticos, o que pode incluir a recuperação da capacidade de engolir de forma natural e sem ansiedade.
No entanto, antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental descartar possíveis causas fisiológicas. Uma consulta com um médico pode ajudar a garantir que não há nenhum problema físico impedindo você de engolir corretamente. Não salte esse passo, cuide bem de você da melhor forma possível.
Se estiver tudo bem do ponto de vista médico, a hipnose pode ser uma excelente opção para lhe ajudar a recuperar a confiança e o funcionamento normal. Independente da hipnose, a psicoterapia pode ajudar a explorar e resolver os aspectos emocionais que podem estar contribuindo para essa dificuldade, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.
Estou aqui para ajudar você a superar essa situação. São temas da minha experiência e formação. Havendo interesse, entre em contato, me mande uma mensagem, marque uma consulta para iniciar seu processo de recuperação.
Cuidar de sua saúde emocional é um passo importante para se sentir melhor. Estou à disposição! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Bom dia! Tenho um paciente que tem ansidade ele apresenta um diagnóstico similar. É muito sério e angustiante . Quanto mais calmo você estiver melhor será a sua percepção. A terapia irá te desentupir dos excessos. Um forte abraço
Olá, bom dia!

Primeiro, procure um gastroenterologista para descartar problemas gastrointestinais. Se não houver nenhuma patologia, podemos considerar a fagofobia, que é o medo intenso de engolir alimentos, líquidos ou saliva, geralmente por medo de engasgar ou sufocar. Se não houver problemas gastrointestinais, entre em contato comigo para começarmos um processo terapêutico para tratar a possível fobia.

Tenha uma boa semana!
Boa noite!
Recomendo que procure de preferência um gastro médico para descartar questões fisiológicas. Caso não seja, busque um psicólogo especialista para investigar e orientar quanto ao seu quadro comportamental.
Estou à disposição.
Olá! É importante que consulte um profissional para avaliação clínica. Posterior a isso, os engasgos são recorrentes ou ocorreu a primeira vez? Parece que você vivenciou uma situação traumática, é normal que tenhamos receio que se repita, o medo e ansiedade as vezes se aproximam em casos assim. Pode ser importante que busque uma psicóloga(o) para que investigue e oriente sobre questões emocionais/comportamentais.
Quando há questões físicas, indico sempre a busca da medicina em primeira instância, para em seguida vir com a busca psicológica e mental. Me coloco à disposicão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 210
Olá! Entendo como isso pode ser desconfortável. A hipnose pode ser uma ferramenta útil para ajudar a reprogramar sua mente e reduzir a ansiedade associada ao ato de engolir. No entanto, é importante combinar essa abordagem com outras técnicas terapêuticas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), para abordar tanto o aspecto físico quanto o emocional do problema. Estou à disposição para ajudar e, se desejar, podemos agendar uma consulta para explorar essas opções juntos.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá! Sinto muito por saber sobre sua experiência. Entendo como isso pode ser angustiante. A hipnose pode, sim, ser uma ferramenta útil para ajudar a reprogramar a resposta automática do seu corpo ao engolir. Durante as sessões de hipnoterapia, trabalhamos para acessar partes mais profundas da mente e ajudar a restaurar a confiança e o funcionamento natural do corpo. Através de técnicas específicas, podemos buscar recondicionar a mente para que o processo de engolir volte a ser automático e natural, como era antes do ocorrido. Se desejar, podemos agendar uma consulta para discutirmos mais detalhadamente suas preocupações e explorar como a hipnose pode ajudar. Estou aqui para apoiá-la nesse processo.

Olá! Há de se ter importância a construção de um saber entorno das questões que lhe ocorrem para montar-se destinos possíveis a serem tomados. O modo como algo se repete é tão importante quanto a própria repetição. Olhar para além do momento presente e como algo se constrói é um caminho a se percorrer. O processo de psic(análise) é um espaço possível a partir de suas interrogações sobre o que não tem acontecido.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
É importante considerar se não há base orgânica nessa dificuldade de deglutição; talvez importante passar por um médico que trabalhe com essa área, e até mesmo uma fonoaudióloga. Uma vez descartadas essas possibilidades, um processo de psicoterapia pode ajudar a compreender esse sintoma e o que ele está simbolizando, assim como os eventos traumáticos que o desencadearam, para a partir do processo de psicoterapia, reelaborar essa narrativa. Para um exemplo didático, pense em pessoas que vivenciaram uma situação de violência com barulhos altos, e mesmo após esse evento traumático ter cessado, barulhos altos podem vir a desencadear novamente as mesmas reações angustiantes. Com isso em vista, é de suma importância que se compreenda o porque isso se repete e de que forma, para que então, se construa uma nova narrativa.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 130