O tratamento por meio de hipnose pode aliviar as dores provenientes de uma neuropatia ?

10 respostas
O tratamento por meio de hipnose pode aliviar as dores provenientes de uma neuropatia ?
Uma das indicações da Hipnose Clínica é referente à analgesia, mas que o procedimento seja feito por hipnoterapeuta com a necessária formação para o procedimento. Convém relembrar, que a hipnose é autorizada pelo Conselho Regional de Psicologia, há aproximadamente doze anos, sendo um processo sério e geralmente utilizado como ferramenta auxiliar da psicoterapia. Não se trata de regressão ou algum tipo de "mágica"; não sendo um espetáculo, deve ser dirigido por profissional habilitado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A hipnose é uma ferramenta terapêutica capaz de modular a relação mente e corpo, usando como interface o nosso cérebro.
Desta forma é possível estimular circuitos cerebrais que promovem a liberação de diversos neurotransmissores e consequentemente a produção de diversas "substâncias" que promovem aumento da sensibilidade ou diminuição, incluindo a anestesia total de determinado local, possibilitando inclusive a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos.
Independente desta possibilidade de redução de um determinado sintoma, é fundamental haver um diagnóstico médico sobre o que realmente o paciente possui, a fim de não se comprometer ainda mais a saúde, mascarando uma doença mais complexa.
Portanto, procure um médico inicialmente e posteriormente um hipnoterapeuta credenciado.
A hipnose é uma opção de tratamento que pode amenizar as dores. Através do rebaixamento dos níveis de consciência, o indivíduo é levado a atingir o estágio delta, onde as ondas cerebrais estão funcionando no intervalo de 0,5 a 4hz por segundo. Neste nível acontecem os sonhos e a catalisação das sugestões hipnóticas.
Procure profissional habilitado em hipnose condicionativa, cognitiva ou erickssoniana.
Trata-se de um recurso fantástico para intervenção em vários quadros, mas assegure-se da capacitação do profissional que irá lhe atender.
A pergunta discute dor neuropática, que é a dor presente no grupo das neuropatias.
A dor neuropática é percebida como uma sensação inadequada a determinado estímulo ou uma sensação inadequada na "ausência de estímulo". Pode ser percebida como choque, queimação, peso, picada, formigamento, anestesia. Pode ser contínua ou intermitente. Causa desconforto físico e sofrimento emocional ao indivíduo.
A dor neuropática é decorrente de lesões em fibras nervosas. Pode afetar um único nervo ou vários nervos. Geralmente é consequência de um trauma, doença infecciosa, doença degenerativa, deficiência de vitaminas ou diabetes.
O tratamento rotineiro é o uso de medicações e manejo comportamental.

Qual a utilidade da Hipnose na dor neuropática?

O uso de técnicas de relaxamento e Hipnose podem reduzir a ansiedade e o estado de hipervigilância (que causa um estado de hipertonia do sistema neurovegetativo), com essas reduções ocorre alívio da dor neuropática.

Respeitosamente,
A Hipnose também pode ser usada para ajudar o cliente a dissociar a dor, usando a auto hipnose, para que em momentos de crise ele mesmo possa diminui-la. Sempre passo a auto hipnose para meus clientes, e também direciono relaxamentos para usar no decorrer dos dias. Enfim para que os pacientes acometidos de dores, seja qual for, possam ter uma melhor qualidade de vida.
Sim, pode-se induzir analgesia.
Existem técnicas de Hipnose específicas para trabalhar com dores crônicas. Mas, também a Terapia EMDR e o Brainspotting podem te ajudar no tratamento. São terapias não verbais, que acessam diretamente o cérebro. Basta você procurar um Psicólogo habilitado em alguma dessas técnicas e descobrir novos meios de aliviar a dor.
A hipnose clínica conduzida por um profissional habilitado médico ou psicólogo pode sim ajudar em diversos sintomas. A analgesia é possível tratada num processo único, assim como o uso da hipnose é utilizada por odontologistas para substituição da anestesia e o tratamento dentário, assim como, em algumas cirurgias onde o paciente não sente dor durante os procedimentos médicos estado em estado de transe hipnótico. De qualquer maneira procure um profissional habilitado caso decida por esta terapia.
A hipnose é uma ferramenta maravilhosa e sem contra indicação desde que você aprenda a usar adequadamente. Sou hipnoterapeuta e se quiser saber mais sobre a hipnose acesse meu perfil, tem vários vídeos falando do assunto.
Existe um axioma na área de hipnose que dispõe que a hipnose alivia ou elimina a dor, mas não trata a cárie - possivelmente foi um profissional de odontologia que fez a citação. Em outras palavras, trata o sintoma, não elimina a causa. Na área da hipnose clínica existe uma técnica chamada flash hipnótico que elimina ou alivia a dor rapidamente. Outro aspecto sobre a questão da dor refere-se a possível origem psicossomática da patologia. Nesses casos, a hipnose pode trabalhar na causa e promover uma melhora do quadro de forma acentuada. Uma dor de origem psicossomática - um trauma, p. ex. - pode ter seus sintomas atenuados pelo uso de um relaxante muscular, mas somente o tratamento da causa, a origem do trauma, possibilitará uma reversão do quadro.

Especialistas

Marisa Beal

Marisa Beal

Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita
Wanda Salvia

Wanda Salvia

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Fabio J. Sakuma

Fabio J. Sakuma

Psicanalista, Terapeuta complementar

Cotia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Hipnose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.