O que o paciente precisa fazer para a terapia ter sucesso?

24 respostas
O que o paciente precisa fazer para a terapia ter sucesso?
Escolher um profissional com quem sinta confiança e acolhimento e engajar-se com seu tratamento. Isso consiste em ter consciência do que te aflige, perceber em terapia os caminhos alternativos que podem surgir para ultrapassar os limites e persistir na mudança.

Olá! A terapia é uma via de mão dupla, onde tanto o paciente quanto o terapeuta trabalham de forma conjunta e clara para aconteça um boa transferência. Ao longo da terapia, o paciente reflete sobre os possíveis caminhos e se fortalece para tomar a melhor decisão. Conhecendo-se mais é possível fazer escolhas mais conscientes. Com isso, a pessoa passa a viver com maior qualidade de vida e envolver-se em relações sociais saudáveis. Assim sendo, o sucesso da terapia pode ser influenciado por fatores como a severidade do problema, a motivação, a existência de outras patologias associadas, o suporte familiar e a própria competência do profissional que conduz. E fundamentalmente para o sucesso do tratamento, o comprometimento do paciente. Tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Olá! A parte do paciente consiste na motivação, disposição para mudar... por melhor que seja o profissional, se o paciente não estiver disposto a se olhar, refletir e fazer mudanças, não haverá sucesso no trabalho.
Ótima pergunta! O paciente precisa entender que para obter resultados diferentes é preciso fazer diferente. Seja em relação à algum comportamento ou na maneira de relacionar com si mesmo. As sessões com psicólogos(as) fazem parte do processo terapêutico, lá a pessoa aprende novas maneiras de ver a si mesma, os outros e o mundo. Porém, fora do consultório ou da sessão, o processo terapêutico deve ser mantido. Este período é o momento que o(a) paciente possui para treinar os comportamentos e as habilidades que são ensinadas e aprendidas dentro do consultório. É um trabalho em equipe. O(a) psicólogo(a) deve fazer a parte dele e o(a) paciente também.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Para que a terapia tenha sucesso é muito importante um bom vínculo com o profissional e também estar implicado no seu processo psicoterapêutico. Além disso, é importante manter a frequência combinada dos atendimentos. Pense: a terapia normalmente acontece apenas uma vez na semana, portanto, ela só terá resultado se você se responsabilizar pelas questões discutidas durante a sessão e refletir sobre elas, colocando em prática aquilo que foi abordado. É preciso estar aberto e disponível, pois esse processo nem sempre é fácil, mas pode te trazer excelentes resultados. Se tiver mais alguma dúvida, estou a disposição! Um abraço
Olá! O resultado positivo em um processo psicoterapêutico irá depender do vínculo estabelecido entre terapeuta e paciente, as técnicas utilizadas e principalmente o seu engajamento com a sua vida, dificuldades e desejos para realizar por meio de uma mudança de comportamento. Não é possível mudar, fazendo sempre a mesma coisa, tomar consciência daquilo que o aflige é um caminho doloroso do processo, mas positivo no final. Boa sorte!
Olá, Sim o sucesso depende de um bom vínculo terapêutico, e da frequência semanal, mas precisa existir a genuína vontade de olhar pra você e querer mudar e estar disposto a se responsabilizar pelos conteúdos que serão tratados.
No processo terapêutico você vai se tornando consciente das suas angustias, isso as vezes pode ser doloroso, mas no final vale a pena.
Para que a terapia tenha sucesso, é importante que o paciente seja honesto e aberto com o seu psicólogo. É preciso que ele compartilhe suas preocupações, sentimentos e experiências, além de expressar suas necessidades e objetivos. Além disso, é importante também, que participe ativamente das discussões e atividades propostas pelo profissional, de modo a que o tratamento possa trazer benefícios reais para o paciente.
O sucesso de uma psicoterapia depende de muitos fatores que podemos dividir em 4 grandes pontos: o paciente (a natureza do problema, as capacidades psicológicas da pessoa, a motivação e prontidão para a mudança, etc.), o terapeuta (qualificação técnica, empatia, ética, etc.); 3- Relacionamento (vínculo emocional e de trabalho da dupla paciente-terapeuta); 4- Contexto psicossocial (cultura, apoio social, condições financeiras, etc). Desses fatores sem dúvida o relacionamento terapêutico se destaca. É a base de qualquer forma de psicoterapia. Como se pode imaginar, todos os outros fatores influenciam a natureza e qualidade desse relacionamento. Sua pergunta é super importante mas também revela incerteza sobre os resultados de uma psicoterapia. Cada abordagem requer do paciente algumas condições mais específicas. Alguns fatores são mais fundamentais para facilitar uma boa experiência inicial na abordagem psicanalítica/psicodinâmica, por exemplo: a motivação para fazer mudanças internas e a capacidade de explorar pensamentos e sentimentos íntimos. Dúvidas e incertezas fazem parte do processo. O que conta positivamente é a determinação da pessoa de superar esses obstáculos e a confiança no profissional escolhido para lhe acompanhar neste percurso.
Olá, tudo bem?

Pois bem, costumamos dizer que o sucesso da psicoterapia não depende unicamente do profissional psicólogo. É claro que o profissionalismo, a forma como atua, os conhecimentos, a ética e a maneira de acolher o paciente contribuem grandemente para isso, mas o próprio paciente precisa ser ativo no processo.
Durante as psicoterapias, o psicólogo irá trabalhar com métodos e técnicas, e irá te passar ferramentas para lidar com as situações e conflitos do dia a dia, mas que deverão ser colocadas em prática. Ou seja, o papel do paciente é participar das sessões e ser praticante daquilo que foi aprendido durante as sessões.
Não é um processo fácil, muitas das vezes, exigindo esforço para a mudança, porém, é importante estar sempre em contato com o psicólogo, tirando suas dúvidas e pedindo que trabalhe suas maiores dificuldades, para sua maior evolução.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço.
Olá! O sucesso na terapia irá depender de muitos fatores. O paciente precisa desejar e querer ter o autoconhecimento como busca de melhoria para o que sente atualmente, encontrar formas de sustentar a sua vida atual, criar metas, lidar com desafios entre outros. Depois, encontrar um psicólogo que proporcione acolhimento e técnicas de manejo emocional para o paciente lidar com suas questões. A terapia é processo cuidadoso para que as expectativas não sejam ultrapassadas ou mal atendidas, tudo é um trabalho conjunto, jamais sozinho, é tanto do paciente quanto do psicólogo. Espero ter ajudado na sua dúvida, fico a disposição. Tudo de bom pra você.
Para que a terapia seja bem-sucedida, é importante que o paciente esteja disposto a trabalhar em si mesmo e seja aberto a discutir suas emoções, pensamentos e comportamentos. Ele deve estar comprometido em fazer mudanças na sua vida e estar disposto a fazer tarefas e exercícios entre as sessões. Além disso, é importante que o paciente tenha confiança e estabeleça uma boa relação com o terapeuta.
A terapia "dar certo" depende de vários fatores. É importante paciente sentir-se seguro e acolhido no ambiente, que possa fazer mudanças no seu ritmo, que tenha comprometimento com a psicoterapia (manter frequência, fazer atividades de casa, etc). Assim como precisa que terapeuta tenha bom manejo para construir plano individual e adequado a cada demanda e paciente.
Afora as respostas clássicas de vínculo e dedicação ao processo terapeutico é importante notar que não existem milagres. Tudo é um processo com maior ou menor brevidade, que implica em conhecer as causas, as consequências e quais respostas pode emitir em cada situação. Aumentar o repertório de respostas, praticar conversar sobre assuntos complexos e saber identificar o seu papel na situação são outros fatores muito importantes.
Para que a terapia funcione, o paciente precisa estar disponível para o atendimento. Isso inclui estar aberto a ouvir e fazer coisas diferentes do habitual. Acreditar e confiar no terapeuta também ajuda muito.
Sendo breve, o desejo de estar na psicoterapia, assiduidade e escolha de um ambiente que se sinta à vontade com o profissional e seu manejo. Independente da escolha de abordagem, o trabalho ali desenvolvido é uma via de mão dupla.
Além disso, ter em mente que o alívio imediato não tem a ver com o sucesso da psicoterapia. O processo depende muito de cada um, logo, estar caminhando devagar não diz respeito ao fracasso, e sim com o que é possível para aquele momento - ora essa, falar sobre si é difícil!
Para que a terapia tenha sucesso, o paciente precisa estar disposto a trabalhar em conjunto com o terapeuta para identificar e abordar os problemas que estão afetando sua vida. O paciente também deve estar disposto a se comprometer com o processo de terapia, seguindo as orientações do terapeuta e participando ativamente das sessões. Além disso, o paciente deve estar aberto a experimentar novas formas de pensar e agir, bem como a aceitar o feedback do terapeuta.
Belíssima pergunta. Acredito que frequentar a terapia sem muitas faltas, tratar bem o terapeuta, procurar se abrir bastante e seguir as orientações desenvolvidas no seu dia a dia... Tudo isso ajuda e muito. É claro, escolher um bom profissional e ter um pouco de paciência também contribui significativamente. Disponha!!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Escolher um profissional de sua confiança e que você se sinta acolhido(a) a ponto de conseguir falar qualquer coisa. A relação entre paciente e profissional é a parte mais importante do processo terapêutico. Boa sorte
Seguir os combinados!
Existem algumas coisas que podem contribuir; assiduidade, ser honesto com o profissional; estar disposto a falar sobre: coisas desconfortáveis, situações que trazem vergonha, etc.; estar disposto a sentir mais e ouvir; tentar levar para a vida prática as coisas que aprendem na terapia, fazer a lição de casa (nas terapias mais cognitivas); dizer para o terapeuta quando perceber que algo não vai bem na terapia ou que não gostou de alguma intervenção; se for possível tomar notas para não esquecer (isso depende da abordagem); ser colaborativo no processo. Acredito que são as mais importantes.
Olá. Estabelecer um bom vínculo com o profissional, constância e engajamento nas sessões e em se conhecer. Abraço
Olá!
A terapia acontece na relação estabelecida entre o terapeuta e o paciente. Estando o paciente com desejo de falar e se engajar no processo, a terapia acontecerá. Busque entender também se você se sente a vontade com aquele terapeuta e se as intervenções dele(a) fazem sentido para você. Não há uma resposta certa para o que o paciente "deve" fazer. Isso dependerá da conduta do terapeuta. Muitos processos acabam sendo emperrados quando ambos - terapeuta e paciente - insistem numa relação que não aconteceu, seja por parte de um ou de outro. Sentir-se acolhido, ver sentido no que acontece dentro do consultório e observar as mudanças no dia-a-dia podem ser ótimos "termômetros" para saber se a terapia está indo bem. Caso esteja procurando um terapeuta estou a disposição.
Oi Oi boa pergunta e vamos lá para obter sucesso na terapia é primeiro estar disposto, sim disposto na terapia vamos cuidar da sua demanda, vamos falar de temas que talvez possa ainda ser sensível ou doer um pouco, em segundo momento é a aliança terapêutica, você precisa se sentir bem com aquele profissional, usando aquela famosa expressão o santo tem que bater, e em terceiro momento seguir os combinados entre você e o terapeuta.
Abraço e se cuide.