O que é tricotilomania?
7
respostas
O que é tricotilomania?
É o ato de arrancar os próprios cabelos decorrente de um impulso quase que incontrolável. Geralmente com o objetivo inconsciente de amenizar a ansiedade. Caso apresente esse sintoma, recomendo que procure um profissional na área da psicologia. Esse profissional possibilitará um maior entendimento sobre seu funcionamento psicológico. Contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Estou de acordo com o Marcel. É uma doença grave que merece atenção. Além da possibilidade do paciente desenvolver a tricotilofagia, que além de arrancar o cabelo o paciente passa a come-lo. Procure um psiquiatra, psicólogo e dermatologista.
Tricotilomania é o ato de arrancar os próprios cabelos, cedendo a impulso incontrolável. O indivíduo não consegue resistir ao impulso, que vem precedido de grande tensão. Ocorre uma intensa sensação de alívio após o ato. É caracterizado no rol dos Transtornos dos Hábitos e Impulsos, e não se inclui neste diagnóstico o arrancar cabelos em razão de delírios ou alucinações.
Trata-se de um quadro que requer acompanhamento medicamentoso e psicoterápico, pois podem haver outras questões adjacentes ao quadro principal que, se não tratadas, dificilmente favorecerão a melhora da sintomatologia.
Grande abraço
Trata-se de um quadro que requer acompanhamento medicamentoso e psicoterápico, pois podem haver outras questões adjacentes ao quadro principal que, se não tratadas, dificilmente favorecerão a melhora da sintomatologia.
Grande abraço
A tricotilomania é um impulso de arrancar cabelos do couro cabeludo, das sobrancelhas e de outras partes do corpo. Pode estar associado a quadros de depressão ,transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de ansiedade. É mais comum entre as mulheres e se manifesta com mais frequência durante o inicio da adolescência. O tratamento é feito com Terapia e medicação. A terapia de reversão de hábito tem sido colocada como tratamento principal. Abraço
A Tricotilomania é um transtorno que compreende a falta de controle dos impulsos, no caso, o paciente tende a arrancar os cabelos, independente da parte do corpo. Os sintomas que surgem são as lacunas que surgem após o inicio da patologia, fazendo com que o afetado muita das vezes se sinta constrangido. Está relacionada aos transtornos de ansiedade e é muito mais comum do que se imagina, atinge aproximadamente 1% da população, em sua maioria mulheres. É importante identificar os estímulos internos e externos que contribuem para o surgimento do impulso. Busque ajuda para lidar com os sintomas, a Psicoterapia Cognitivo comportamental auxilia na construção de estratégias que auxiliam na diminuição dos sintomas.
Os colegas acima explicaram suficientemente o que é tricotilomania, é difícil trata-la a depender de quanto tempo está instalada no sujeito acometido. A origem deste transtorno acontece na infância, pode estar relacionada a casos de abandono, falta de afeto/carinho, quando a criança não é vista pelos pais ou educadores, muito tem a ver com a dor de não ser ouvida; e...para sentir que estou viva sinto a dor, de arrancar meus pelos/cabelos. A tricotilomania e a automutilação tem origem muito parecidas, e são difíceis de erradicar.
A tricotilomania (ver google) é um transtorno que deriva de uma grande ansiedade. Quase todos os transtornos derivam da ansiedade exagerada. Dependendo do caso, há que se tratar inicialmente com medicamento aliado à psicoterapia. Esta ajuda a controlar a ansiedade, lidar com ela, ajudando a eliminar a causa. O remédio irá dar uma trégua pra poder tratar a causa mas não a elimina.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O cabelo volta a crescer em pessoas com tricotilomania que arrancaram vários fios?
- Cortar o cabelo resolve o problema? Minha filha puxa tudo , está quase careca
- cortar o cabelo bem curto ajuda a conter a tricotilomania?
- Minha filha tem tricotilomania, ela só tem 4 aninhos e já puxa o cabelo desde 2anos, não sei mas ao que recorrer, ja faz acompanhamento com psicólogo.seria a hora de avalir tratamento com Medicamento? Quando está dormindo bem relaxada é o momento em que mais puxa os cabelos.
- Ola, sofro de tricotilomania, se eu arrancar muitas vezes o mesmo fio, ele para de crescer? Tenho muito medo de parar de crescer. Eu iniciei o tratamento mas como tudo parou não tenho nada que me ajude, consigo ficar no máximo dois dias sem arrancar, meu cabelo diminui todos os dias.
- Ola, aumentei minha dose de 150 para 200mg de Sertralina e estou me sentindo muito triste e ansiosa, esses efeitos podem ter razões por causa da ingestão de álcool ou são somente a por causa que mudei de dose a pouco tempo? Uso para tratar a tricotilomania mas me sinto pior
- Boa noite! Minha filha de 15 anos está com tricotilomania. Ela toma sertralina de 150mg, e agora o médico receitou 0,5 de risperidona. Estou apreensiva em dar esse remédio. Poderiam me esclarecer, por favor? Obrigada
- Tenho tricoltilomania e meus pais não acreditam em mim, acham que é uma invenção, porque eles não tem conhecimento desse distúrbio. Eu estou com falhas visíveis em meu couro cabeludo, o que fazer? Lari, obrigada
- Doutores, eu quero aqui agradecer todas as respostas que obtive de todos voces, pela atenção dedicada de voces. Vou ao psiquiatra na segunda feira e vou iniciar a psicoterapia. Ainda estou muito triste e com sentimento de culpa, mas vou lutar para ajudar outras pessoas que sofrem como eu. Lari.Grata
- A tricotilomania pode estar relacionada com autismo leve, as vezes penso que me enquadro no autismo leve e já estou com cauvice?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Tricotilomania
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.