Tricotilomania - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - tricotilomania

Marco Antonio Benini junior

Marco Antonio Benini junior

Psiquiatra

São Paulo

Edenizia Rosa de Almeida

Edenizia Rosa de Almeida

Psicólogo

Diadema

Aline Sena

Aline Sena

Psiquiatra

Brasília

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas sobre Tricotilomania

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Tricotilomania

Olá!.
Se a tricotilomania produzir cicatrizes no couro cabeludo pelo arrancamento dos fios pode haver áreas onde os cabelos não crescem de volta.

Cortar os cabelos, não resolve, pois quando voltam a crescer, provavelmente o problema volta. Também não existem medicações aprovadas para este tratamento, apesar de que em alguns casos alguns…

A tricotilomania é um transtorno cuja característica é arrancar fios de cabelo do couro cabeludo. A forma de tratar a doença é através de acompanhamento médico psiquiátrico (necessita de uso…

Especialistas falam sobre Tricotilomania

Tricotilomania é o impulso urgente e irreprimível da pessoa arrancar o próprio cabelo ou pelos, seja do couro cabeludo, sobrancelhas ou outras partes do corpo. É um tipo de transtorno compulsivo, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). A pessoa sabe que o que está fazendo não é certo, mas não consegue se controlar e continua puxando e arrancando fios de cabelo. O tratamento deve ser inciado assim que forem percebidos os sintomas, com psicólogo e psiquiatra.

Tricotilomania é um impulso urgente e irreprimível da pessoa arrancar o próprio cabelo ou pelos com o intuito de controlar a ansiedade e nervosismo. É considerada um tipo de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). A psicoterapia é utilizada para identificar, treinar e substituir estes hábitos por outros (reconhecimento das situações que levam o arrancar dos fios de cabelo). Além do incentivo para participar de grupos de apoios para que a pessoa não se sinta sozinha e medicamentos para reduzir ansiedade, impulsividade, depressão, compulsão e melhora no humor. Indicação de médico psiquiatra, dermatologista e gastroenterologista dependendo do caso.

Jack Leite

Psicólogo

São Paulo

Quais profissionais tratam Tricotilomania?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.