O que é paranóia ou mania de perseguição? Isso é delirio? Outra coisa, todo o delírio é acompanhado

2 respostas
O que é paranóia ou mania de perseguição? Isso é delirio? Outra coisa, todo o delírio é acompanhado de alucinações?
Olá! “Paranoia” ou “mania de perseguição” é uma condição em que a pessoa acredita, de forma intensa e persistente, que está sendo perseguida ou que há conspirações contra ela, mesmo sem evidências reais para sustentar esses sentimentos. Isso pode ser um sintoma de um transtorno mental, como transtorno de personalidade paranoide ou esquizofrenia, e pode se manifestar como um delírio.
Delírio é uma crença falsa e fixa. Falsa pois o paciente acredita em algo que não acontece no mundo real, por exemplo, o paciente acredita que a máfia italiana quer pega-lo quando isso não esta acontecendo. Fixa pois persiste mesmo diante de evidências que a contradizem, por exemplo, você pode mostrar todas as provas que a máfia não esta atrás dela, mesmo assim o paciente mantem acreditando nessa ideia. A mania de perseguição pode ser um tipo de delírio, mas nem todos os delírios estão relacionados à perseguição. Existem delírios de grandeza, nesses casos o paciente pode achar que é a pessoa mais rica do mundo, mas na realidade situação não é verdadeira.
Sobre a relação entre delírios e alucinações: embora possam ocorrer juntos, não é uma regra. Um delírio é uma crença não real, enquanto alucinações envolvem alterações nos sentidos, ou seja, perceber coisas que não estão realmente presentes, como ouvir vozes ou ver coisas que os outros não veem. Algumas pessoas podem experimentar delírios sem alucinações, e outras podem ter alucinações sem delírios.
É importante lembrar que esses sintomas podem ser angustiantes e difíceis de lidar, tanto para a pessoa que os experimenta quanto para seus entes queridos. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando essas situações, é fundamental buscar ajuda profissional para obter um diagnóstico adequado e o apoio necessário. Conte comigo para ajudar e para oferecer o cuidado que for necessário.

Olá!

**Paranóia** e **Mania de perseguição** são termos frequentemente usados para descrever preocupações excessivas e irracionais de que alguém está sendo perseguido ou ameaçado por outros. Esses termos podem ser usados para descrever um tipo específico de delírio, mas vamos detalhar cada um e suas relações com o delírio e alucinações.

Paranóia e Mania de Perseguição

- Paranóia: Refere-se a um estado de desconfiança extrema e irracional em relação aos outros. A pessoa com paranoia pode acreditar que outros estão tentando prejudicá-la ou que estão conspirando contra ela, mesmo sem evidências concretas para apoiar essas crenças.

- Mania de Perseguição: É uma forma específica de paranoia em que a pessoa acredita firmemente que está sendo seguida, espionada, ou alvo de algum tipo de perseguição ou conspiração. Essa crença é mantida apesar da falta de provas concretas e pode causar grande sofrimento e ansiedade.

Delírio

- **Definição de Delírio**: Delírio é uma crença falsa e fixada que não é baseada na realidade e que é sustentada com firmeza, mesmo quando confrontada com evidências contrárias. É uma distorção da realidade que pode ser sintoma de várias condições psiquiátricas, incluindo transtornos psicóticos como esquizofrenia e transtorno delirante.

- **Delírios e Alucinações**: Embora delírios e alucinações possam ocorrer simultaneamente, eles não são a mesma coisa:
- **Delírios**: São crenças falsas e fixas. Por exemplo, uma pessoa pode acreditar que é uma figura importante ou que está sendo perseguida.
- **Alucinações**: São percepções sensoriais falsas, como ouvir vozes que não estão presentes, ver coisas que não existem, ou sentir coisas que não estão lá.

Nem todo delírio é acompanhado de alucinações. Uma pessoa pode ter um delírio (como mania de perseguição) sem experimentar alucinações. Da mesma forma, alguém pode ter alucinações sem ter delírios. Por exemplo, uma pessoa pode ouvir vozes (alucinações auditivas) sem ter crenças delirantes específicas sobre ser perseguida.

Agende uma consulta com uma Psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 300