O que é neurohipofise ectopica ?

3 respostas
O que é neurohipofise ectopica ?
Como vai,

A neurohipofise ectópica é uma condição rara, onde existe tecido hipofisário de origem ectodérmica (sistema nervoso) fora da localização habitual, ou seja, em vez da sela turcica, a neurohipofise está no assoalho do terceiro ventriculo, determinando assim hipofunção da mesma. Vários autores acreditam que não se trata de uma doença e sim uma característica do nascimento, provavelmente de crianças que não terão um crescimento adequado. Este sinal pode ser encontrada em indivíduos normais mas é muito mais frequentemente vista em pacientes de baixa estatura e naqueles com panhipopituitarismo (diminuição ou ausencia de produzação dos hormonios hipofisários). Quando ocorre uma doença na haste hipofisária durante a gestaçÃo ou quando há um defeito genético , ambos podem determinar uma neurohipofise ectopica. Não existe tratamento específico e sim reposição hormonal quando constatada a deficiência

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quer dizer que a neurohipófise (que todos temos) está numa posição diferente do normal.
Como o colega citou acima, a neurohipófise normalmente se situa atrás da sela túrcica onde a adenohipófise (comumente designada só de hipófise) fica.
Quando o nosso cérebro está em formação, a neurohipófise começa a migrar em direção à sela túrcica onde ela deverá residir para desempenhar suas funções. Porém, durante esse processo de migração, pode ocorrer falhas e a neurohipófise não chega até a sela túrcica. Então podemos encontrá-la em alguns pacientes um pouco acima da sela, na haste hipofisária que liga a hipófise ao hipotálamo, no hipotálamo, em qualquer lugar por onde ela deveria ter migrado.
Quanto mais "longe" a neurohipófise ectópica estiver de onde ela deveria estar, mais chance do paciente ter tanto problema na neurohipófise quanto na adenohipófise acarretando deficiências hormonais.
Mas tem paciente que também não tem nada,mas deve ainda ser acompanhado.Procure um Neuroendocrinologista
A Hipofise e a chamada " glândula mãe " do nosso organismo . É dividida em adenohipofise e neurohipofise .
Neurohipofise ectopica é uma patologia muito rara . Significa neurohipofise situada fora da sua localização habitual , podendo ser uma condição congênita ( pessoa já nasce com ela ).

Especialistas

Gabriel Barreto Bastos

Gabriel Barreto Bastos

Endocrinologista

Jundiaí

Ana Carolina Barros Silva

Ana Carolina Barros Silva

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Lucas Sant´ana

Lucas Sant´ana

Endocrinologista

Rubiataba

Matheus Muniz

Matheus Muniz

Médico clínico geral, Generalista

Brasília

Bruna Perez Segato

Bruna Perez Segato

Endocrinologista

São José do Rio Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 127 perguntas sobre Doenças da hipófise
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.