O que é alexitimia?

6 respostas
O que é alexitimia?
Olá! É uma dificuldade que o indivíduo tem em expressar através da fala sobre seus sentimentos e emoções,por vezes parecendo não compreendê-los, como se fosse uma "cegueira emocional".Seu tratamento psicológico auxilia a aprender novas crenças, reconhecer suas emoções e lidar com elas, etc. À disposição !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A alexitimia trata-se da incapacidade ou dificuldade em reconhecer os próprios estados emocionais ou sentimentos.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição
A Aleximia é um distúrbio neurológico que provoca no indivíduo a incapacidade de controlar e reconhecer suas emoções, levando-o a ter dificuldades de expressar seus sentimentos, suprimindo suas emoções e sensações dolorosas como forma de defesa, de autoproteção, de negação de possíveis traumas, provenientes do TEPT (transtorno do estresse pós-traumático) ou de conflitos diversos. O tratamento psicoterápico auxiliará na identificação e elaboração das emoções. A terapia EMDR é bastante indicada. Fico a disposição.
O alexitimico costuma confundir sentimentos a sensações físicas. Ex; Após algum episódio traumático poderá reclamar de dor de cabeça ou fadiga, mas não saberá relatar de forma precisa o que realmente sentiu. Normalmente esse indivíduo tem grande dificuldade para usar uma linguagem apropriada ao descrever sentimentos e emoções, além de uma capacidade de imaginação fantasiosa e empobrecida . Att/
A Alexitimia é um transtorno psicológico que faz com que a pessoa não consiga expressar as emoções, mas por dentro está sentindo uma agitação emocional.
Algumas vezes quando essas pessoas tentam demonstrar sentimento, dizem que estão com dor ou com outra sensação física. Essas pessoas têm dificuldade em transformar emoções em palavras.
Alexitimia são déficits no processamento cognitivo de emoções., devido a uma desordem psicológica inadaptada, que é caracterizada pela incapacidade de identificar e descrever verbalmente emoções e sentimentos em si mesmo, bem como em outros.

A palavra significa literalmente “sem palavras para a emoção”, e vem do grego lexis “falta” e timia para “emoção”.

Portanto, a característica principal da alexitimia é uma falta de consciência emocional, falta de ligação social e relacionamentos interpessoais deficientes.

Além disso, aqueles que sofrem de alexitimia têm dificuldade em reconhecer e entender as emoções dos outros.

Psicólogo Domingos Fernandes

Especialistas

Danielle Bueno

Danielle Bueno

Psicólogo

Porto Alegre

Andressa de Lacerda Dumarde

Andressa de Lacerda Dumarde

Psicólogo

Araruama

Emanuela Soares

Emanuela Soares

Psicólogo

Goiânia

Milena Tavares Gaspar

Milena Tavares Gaspar

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Transtorno Distímico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.