O portador de distimia tem prejuízo da função executiva? Qual seria? Desde já sou grato pela at

12 respostas
O portador de distimia tem prejuízo da função executiva? Qual seria?
Desde já sou grato pela atenção.
A distimia é considerada um quadro de depressão leve e apresenta como sintomas pensamentos lentos, padrão de sono perturbado, negativismo, baixa ou perda da libido, exagero da seriedade dos problemas, retardo ou, em alguns, casos agitação psicomotora. Dessa forma, é provável que tanto as atividades diárias e profissionais, quanto as interações sociais sejam prejudicadas, uma vez que, essa baixa motivação e dificuldade em sentir prazer interfere diretamente na forma de ser, agir e de se relacionar na vida.

Qualquer tipo de mudança no humor compromete o cotidiano. A condição da labilidade afetiva promove um prejuízo social e dessa forma as atividades que antes eram realizadas dentro de uma integridade sofrem impacto direto pela a apatia que acomete o sujeito. Essa depressão menor tem efeitos diretos mas não afetam permanentemente o sujeito. Quando falamos de funções executivas, sempre especificamos que quando há um prejuízo na memória, atenção, percepção atentamos para transtornos específicos no neurodesenvolvimento. Tais transtornos não são adquiridos na vida adulta, podem ser reforçados pelo ambiente, mas não definidos por esse ambiente. Quando nosso inconsciente está sobrecarregado dificilmente o consciente trabalha com bom desempenho em sua integridade. As funções de execução podem sofrer danos parciais nessas circunstâncias. Procure um terapeuta(a) para lhe ajudar nessa investigação. Abraços
A distimia é um Transtorno que pode causar lentificaçao do pensamento, negativismo e diminuição de vontade. Tudo isso pode afetar negativamente a função executiva.
Pode apresentar prejuízo leve nas funções executivas, tais como: dificuldade no planejamento e manutenção de rotinas da vida diária, incluindo iniciação de tarefas, memória, atenção, inibição por impulsos e autoregulação do humor;
bom dia,
os prejuízos envolvem todas as áreas sociais, familiares, afetivas, laboral e também a cognitiva em função da autoestima rebaixada, da lentidão e oscilação do humor para realização das atividades cotidianas, e um certo "esforço" para realização destas atividades o que deixa a pessoa com baixa energia e motivação para realização destas tarefas e de novas que possam surgir.
O tratamento com psiquiatra e psicólogo será um diferencial.
Obrigada pelo contato, Gratidão.
Distimia afeta a parte social devido ao pensamento melancólico e triste e quando afeta as crianças podem dificultar no aprendizagem fazendo com que a pessoa tenho um rendimento baixo, Mas isso não quer dizer que tenha problemas cognitivos, o problema está no seu emocional, fazendo tratamento com remédios e terapia vai ajudar a pessoa melhorar.
A função executiva é responsável pelo planejamento e execução de tarefas. Acho que seria importante ouvi-lo mais para poder avaliar como a distimia acontece com você, quais desses sintomas mencionados pelos colegas estão relacionados ao seu quadro e a sua história. Mas, genericamente falando, ela pode afetar sim, principalmente na tomada de decisões, iniciativa para as tarefas e sustentação da atenção, tendo em vista que há uma diminuição de interesse e energia, uma visão superdimensionada dos problemas e a baixa auto estima "distorcendo" a realidade das situações. De qualquer modo, acho válido buscar auxílio psicológico para que você possa falar sobre os seus prejuízos em relação a esse diagnóstico, buscando novas formas de lidar com ele. Espero ter ajudado. Abçs
Olá! Depende muito do histórico de cada um e de certos condicionamento emocionais. Busque por Psicólogo Cognitivo comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
Embora os distímicos façam o trabalho corretamente, não são criativos , pois passam a maior parte do tempo irritadas, malhumoradas. Diferentemente dos depressivos os portadores de distimia não conseguem estabelecer um padrão de normalidade de humor , parece que eles sempre foram daquele jeito mesmo.
Se confirmado o diagnóstico de distimia,, é importante o uso de antidepressivos para corrigir o distúrbio biológico e psicoterapia para aprender novas possibilidades de estabelecer relações.
Abçs
Sim, a depressão branda de duração longa afeta as funções executivas, devido a desmotivação e desinteresse pelos afazeres diarios e a falta de objetivos de vida. As funções executivas se caracterizam justamente pelo exercicio mental, ou seja, foco no trabalho, estudos e desenvolvimento de atividades. Assim serão afetadas a memoria, a linguagem, a atenção, a concentração, a percepção, etc.
A distimia pode afetar a função executiva devido aos prejuízos sociais que advém de características como baixo autoestima, irritabilidade, diminuição do prazer de realização de tarefas cotidianas, insônia e desmotivação. Porém, o tratamento medicamentoso e a psicoterapia têm promovido melhorias importantes na vida dos pacientes, levando-os a superar as dificuldades e possuir uma vida mais qualificada.
Oi! As manifestações mais tipicas da distimia são: Sentimentos de inadequação, culpa, irritabilidade e raiva; reclusão da sociedade; perda de interesse; inatividade e falta de produtividade, com isso podemos afirmar que habilidades cognitivas são prejudicadas por este transtorno. Na maioria dos casos tem um início precoce, começando na infância ou adolescência, causando grandes dificuldades em todas as áreas da vida.