O meu neto tem 9 anos nunca aprendeu a ler nem escrever ele pode ter dislexia ?

22 respostas
O meu neto tem 9 anos nunca aprendeu a ler nem escrever ele pode ter dislexia ?
O ideal é que você procure um psicólogo para avaliar o caso do seu neto, pois os problemas de aprendizagem podem estar associado a diversos fatores que incluem questões psíquicas, ambientais e orgânicas. E caso haja necessidade procure um psicopedagogo para trabalhar as questões pertinentes a aprendizagem.

É importante seu neto realizar uma avaliação neuropsicológica, com fonoaudióloga e uma psicopedagoga.
O diagnóstico de dislexia ou de exclusão, necessita de uma equipe multidisciplinar.
É muito importante o diagnóstico pois ele dirigirá o futuro educacional da criança e os apoios necessários para o seu desenvolvimento.
Att;

Denise
É importante que seu neto realize avaliação com fonoaudióloga, para avaliar a linguagem e o processamento auditivo e avaliação neuropsicológica.
Com 9 anos uma criança já deve ter passado por algumas avaliações de pediatras. O que eles dizem sobre o desenvolvimento de seu netinho? Está tudo bem? O que a escola fez por ele neste processo de alfabetização? Ele frequenta a escola com regularidade ou falta muito? Teve professoras empenhadas na alfabetização dele? Ele escuta bem? Já foi ao oftalmologista? Sua saúde é boa em geral? Alimenta-se bem? Pensar em dislexia é o ultimo passo. Ele precisa ter pelo menos 4 anos de alfabetização regular com bons professores para depois se pensar em dislexia. A dislexia é sim um fator importante que dificulta a alfabetização de algumas pessoas ao logo da vida. Vai muito além da troca de letras. Mas não desista de procurar recursos. Algumas pessoas alfabetizaram-se com 12, 13, 17 anos...
Penso que o mais importante do que ser dislexia ou não é buscar informação que ajudem a elucidar. É necessário a realização de avaliação neurológica bem como fonoaudiólogica, para avaliar a linguagem e também o processamento auditivo. Em paralelo torna-se importante acompanhamento psicológico para escuta e fortalecimento emocional, bem como entendimento dos sentimentos envolvidos.
Olá! Cada cada caso é um caso. E deve ser melhor avaliado em seu diagnóstico. Busque um Neuropediatra e um Psicólogo da sua confiança. Assim, o tratamento pode ser mais efetivo. Espero ter te ajudado! Grande abraço!
Sugiro que você busque um acompanhamento multidisciplinar, com neuropediatra, psicólogo e um fonoaudiólogo.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição,
Abraço
Vera Pelizzari
Pode ser muitas coisas, não necessariamente a dislexia. Procure um neuropediatra ou um@ fonoaudiólog@. Eles poderão lhe ajudar.
Vários fatores podem desencadear as dificuldades de aprendizagem. Um psicopedagogo ou neuropsicopedagogo pode realizar uma avaliação mais precisa, e atuar especificamente na causa destas dificuldades. Caso necessário, também pode encaminhar para outros profissionais, como neuropediatria, fonoaudiólogo, psicólogo. Mas é fundamental procurar uma avaliação, pois aos 9 anos espera-se que a criança já tenha consolidado sua alfabetização.
É importante salientar dados que complementem sua questão para não tirar das instituições e familiares as suas responsabilidades com o aprendizado da criança. Para identificação da dislexia além dos fatores linguístico como troca de letras em palavras, dificuldades matemáticas em alguns casos (discalculia) é importante uma avaliação multidisciplinar envolvendo psicopedagogo, psicólogos, nutricionistas e neuropediatria. Quanto maior esses dados, mais precisa e eficiente será o tratamento. É necessário cuidado antes de diagnosticar.
Olá! Imagino que o seu neto tenha passado por algum tipo de avaliação médica, com pediatras e/ou algum outro profissional como psicólogo e neurologista. Na sua pergunta não veio alguma informação sobre o que já foi feito em relação a essa questão. Para sugerir algum caminho é necessário saber do histórico, mas se nada foi feito, sugiro consultar profissionais da área médica e psicológica para uma avaliação.
O ideal é fazer uma avaliação neuropsicológica para mapear todas as funções cognitivas em conjunto com uma avaliação fonoaudiológica para identificar o que pode estar atrapalhando essa aprendizagem e poder encaminhar para o tratamento mais adequado.
Olá, bom dia! Cada caso tem as suas particularidades. É importante que você busque um neuropediatra ou um fonoaudiólogo para que possa ter um diagnóstico preciso do que ele tem. Esses especialistas irão te dizer isso, e se for preciso irão encaminhá-lo para outros profissionais. Espero ter ajudado, fique bem.

Boa noite, da pergunta parece que nada foi feito até agora para compreender a dificuldade de aprendizagem, os professores da escola não apontaram nada para ser investigado? A criança não foi encaminada para um psicopedagogo/a? Antes de definir o que pode ser precisa fazer um diagnostico adequado das suas limitações e tentar corrigi-las ofereçendo un suporte adequado as suas necessidades. Procure ajuda para que não passe muito tempo precioso para seu desenvolvimento.
Olá, aos 9 anos de idade a criança já deveria estar lendo e escrevendo. Seu neto precisa urgente de um suporte psicológico para verificar qual o grau de dificuldade dele. O ideal seria passar por uma equipe multidisciplinar: neuropediatra, fonoaudiólogo e psicopedagogo. A escola já deveria ter encaminhado. Att. Samantha Otero.
Olá, é necessário que seu neto passe por uma avaliação multidisciplinar, com neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, para entender o real motivo da dificuldade que ele está apresentando, e assim poder trabalhar da melhor forma dentro da necessidade dele focando no desenvolvimento. Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Karla Barcelos.
Boa noite! Como o seu neto tem 9 anos e ainda não está alfabetizado, seria importante ele consultar com um psicólogo e realizar uma Avaliação Neuropsicológica, com o objetivo de investigar as suas habilidades e dificuldades e assim fazer um diagnóstico mais preciso. Somente assim, é possível fazer os encaminhamentos necessários. Atenciosamente. Márcia Pinto
Olá! Estranho que a escola não tenha pedido uma investigação sobre esta dificuldade, pois já está avançado de idade, haja vista que a alfabetização acontece nos 6 e 7 anos. Aconselho uma avaliação neurológica para investigação e um acompanhamento psicopedagógico e fonoaudiológico para tratamento, sendo constatado ou não a dislexia. Com a equipe multidisciplinar ele terá uma rede de incentivo, amparo e trabalho para ajudá-lo neste processo.
Olá, para qualquer tipo de diagnóstico é importante a busca por profissionais capacitados. No caso do seu neto, seria uma forma de ajudá-lo procurar uma equipe multidisciplinar: neurologista, psicólogo e psicopedagogo. Eu sei o quanto pode gerar angustias estar com alguém de nossa família passando por alguma dificuldade, mas é fundamental compreender e saber que vocês não precisam resolver e compreender isso sozinhos. Existem profissionais capacitados para acolhe-los e ajudá-los.
Há necessidade urgente de procura médica, multifuncional. Somente assim você poderá ter uma melhor resposta e a realização do tratamento necessário.
Olá, é importante que seu neto passe por uma avaliação com psicólogo ou neuropsicólogo, já que existe um atraso na aprendizagem da leitura e escrita. Uma boa avaliação é o primeiro passo para que ele possa receber os cuidados/tratamentos necessários.
Avaliação fonoaudiológica e neuropsicológica para entender o que esta acontecendo e destas avaliações será encaminhado para os profissionais e tratamentos adequados.