O meu neto tem 9 anos nunca aprendeu a ler nem escrever ele pode ter dislexia ?

22 respostas
O meu neto tem 9 anos nunca aprendeu a ler nem escrever ele pode ter dislexia ?
O ideal é que você procure um psicólogo para avaliar o caso do seu neto, pois os problemas de aprendizagem podem estar associado a diversos fatores que incluem questões psíquicas, ambientais e orgânicas. E caso haja necessidade procure um psicopedagogo para trabalhar as questões pertinentes a aprendizagem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante seu neto realizar uma avaliação neuropsicológica, com fonoaudióloga e uma psicopedagoga.
O diagnóstico de dislexia ou de exclusão, necessita de uma equipe multidisciplinar.
É muito importante o diagnóstico pois ele dirigirá o futuro educacional da criança e os apoios necessários para o seu desenvolvimento.
Att;

Denise
É importante que seu neto realize avaliação com fonoaudióloga, para avaliar a linguagem e o processamento auditivo e avaliação neuropsicológica.
Com 9 anos uma criança já deve ter passado por algumas avaliações de pediatras. O que eles dizem sobre o desenvolvimento de seu netinho? Está tudo bem? O que a escola fez por ele neste processo de alfabetização? Ele frequenta a escola com regularidade ou falta muito? Teve professoras empenhadas na alfabetização dele? Ele escuta bem? Já foi ao oftalmologista? Sua saúde é boa em geral? Alimenta-se bem? Pensar em dislexia é o ultimo passo. Ele precisa ter pelo menos 4 anos de alfabetização regular com bons professores para depois se pensar em dislexia. A dislexia é sim um fator importante que dificulta a alfabetização de algumas pessoas ao logo da vida. Vai muito além da troca de letras. Mas não desista de procurar recursos. Algumas pessoas alfabetizaram-se com 12, 13, 17 anos...
Penso que o mais importante do que ser dislexia ou não é buscar informação que ajudem a elucidar. É necessário a realização de avaliação neurológica bem como fonoaudiólogica, para avaliar a linguagem e também o processamento auditivo. Em paralelo torna-se importante acompanhamento psicológico para escuta e fortalecimento emocional, bem como entendimento dos sentimentos envolvidos.
Olá! Cada cada caso é um caso. E deve ser melhor avaliado em seu diagnóstico. Busque um Neuropediatra e um Psicólogo da sua confiança. Assim, o tratamento pode ser mais efetivo. Espero ter te ajudado! Grande abraço!
Sugiro que você busque um acompanhamento multidisciplinar, com neuropediatra, psicólogo e um fonoaudiólogo.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição,
Abraço
Vera Pelizzari
Pode ser muitas coisas, não necessariamente a dislexia. Procure um neuropediatra ou um@ fonoaudiólog@. Eles poderão lhe ajudar.
Vários fatores podem desencadear as dificuldades de aprendizagem. Um psicopedagogo ou neuropsicopedagogo pode realizar uma avaliação mais precisa, e atuar especificamente na causa destas dificuldades. Caso necessário, também pode encaminhar para outros profissionais, como neuropediatria, fonoaudiólogo, psicólogo. Mas é fundamental procurar uma avaliação, pois aos 9 anos espera-se que a criança já tenha consolidado sua alfabetização.
É importante salientar dados que complementem sua questão para não tirar das instituições e familiares as suas responsabilidades com o aprendizado da criança. Para identificação da dislexia além dos fatores linguístico como troca de letras em palavras, dificuldades matemáticas em alguns casos (discalculia) é importante uma avaliação multidisciplinar envolvendo psicopedagogo, psicólogos, nutricionistas e neuropediatria. Quanto maior esses dados, mais precisa e eficiente será o tratamento. É necessário cuidado antes de diagnosticar.
Olá! Imagino que o seu neto tenha passado por algum tipo de avaliação médica, com pediatras e/ou algum outro profissional como psicólogo e neurologista. Na sua pergunta não veio alguma informação sobre o que já foi feito em relação a essa questão. Para sugerir algum caminho é necessário saber do histórico, mas se nada foi feito, sugiro consultar profissionais da área médica e psicológica para uma avaliação.
O ideal é fazer uma avaliação neuropsicológica para mapear todas as funções cognitivas em conjunto com uma avaliação fonoaudiológica para identificar o que pode estar atrapalhando essa aprendizagem e poder encaminhar para o tratamento mais adequado.
Olá, bom dia! Cada caso tem as suas particularidades. É importante que você busque um neuropediatra ou um fonoaudiólogo para que possa ter um diagnóstico preciso do que ele tem. Esses especialistas irão te dizer isso, e se for preciso irão encaminhá-lo para outros profissionais. Espero ter ajudado, fique bem.

Boa noite, da pergunta parece que nada foi feito até agora para compreender a dificuldade de aprendizagem, os professores da escola não apontaram nada para ser investigado? A criança não foi encaminada para um psicopedagogo/a? Antes de definir o que pode ser precisa fazer um diagnostico adequado das suas limitações e tentar corrigi-las ofereçendo un suporte adequado as suas necessidades. Procure ajuda para que não passe muito tempo precioso para seu desenvolvimento.
Olá, aos 9 anos de idade a criança já deveria estar lendo e escrevendo. Seu neto precisa urgente de um suporte psicológico para verificar qual o grau de dificuldade dele. O ideal seria passar por uma equipe multidisciplinar: neuropediatra, fonoaudiólogo e psicopedagogo. A escola já deveria ter encaminhado. Att. Samantha Otero.
Olá, é necessário que seu neto passe por uma avaliação multidisciplinar, com neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, para entender o real motivo da dificuldade que ele está apresentando, e assim poder trabalhar da melhor forma dentro da necessidade dele focando no desenvolvimento. Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Karla Barcelos.
Boa noite! Como o seu neto tem 9 anos e ainda não está alfabetizado, seria importante ele consultar com um psicólogo e realizar uma Avaliação Neuropsicológica, com o objetivo de investigar as suas habilidades e dificuldades e assim fazer um diagnóstico mais preciso. Somente assim, é possível fazer os encaminhamentos necessários. Atenciosamente. Márcia Pinto
Olá! Estranho que a escola não tenha pedido uma investigação sobre esta dificuldade, pois já está avançado de idade, haja vista que a alfabetização acontece nos 6 e 7 anos. Aconselho uma avaliação neurológica para investigação e um acompanhamento psicopedagógico e fonoaudiológico para tratamento, sendo constatado ou não a dislexia. Com a equipe multidisciplinar ele terá uma rede de incentivo, amparo e trabalho para ajudá-lo neste processo.
Olá, para qualquer tipo de diagnóstico é importante a busca por profissionais capacitados. No caso do seu neto, seria uma forma de ajudá-lo procurar uma equipe multidisciplinar: neurologista, psicólogo e psicopedagogo. Eu sei o quanto pode gerar angustias estar com alguém de nossa família passando por alguma dificuldade, mas é fundamental compreender e saber que vocês não precisam resolver e compreender isso sozinhos. Existem profissionais capacitados para acolhe-los e ajudá-los.
Há necessidade urgente de procura médica, multifuncional. Somente assim você poderá ter uma melhor resposta e a realização do tratamento necessário.
Olá, é importante que seu neto passe por uma avaliação com psicólogo ou neuropsicólogo, já que existe um atraso na aprendizagem da leitura e escrita. Uma boa avaliação é o primeiro passo para que ele possa receber os cuidados/tratamentos necessários.
Avaliação fonoaudiológica e neuropsicológica para entender o que esta acontecendo e destas avaliações será encaminhado para os profissionais e tratamentos adequados.

Especialistas

Gisele Vieira da Silva

Gisele Vieira da Silva

Psicopedagogo

São Paulo

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Yasmin Dias de Jesus

Yasmin Dias de Jesus

Psicólogo

Rio Novo

Quezia Marinho

Quezia Marinho

Fonoaudiólogo

Maceió

Mayná Leal

Mayná Leal

Psicopedagogo

Manaus

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.