O exame para detectar o DPAC pode ser comprometido caso a criança possua Retardo Mental Leve, ou existe

3 respostas
O exame para detectar o DPAC pode ser comprometido caso a criança possua Retardo Mental Leve, ou existe casos de tratamento nessas circunstâncias.?
Como em qualquer exame, a análise dos dados apresentados em conjunto com o histórico do paciente é fundamental para entender melhor o caso.
Acho válido entender o porquê da solicitação do exame e
, se alterado, como proceder. O trabalho auditivo pode ajudar muito no desenvolvimento e na aprendizagem do indivíduo. Contudo, não pode ser um trabalho isolado, e sim, associado ao trabalho de linguagem.
Vejo muitos pacientes solicitando o exame sem saber o que fazer com o resultado. Para isto, o profissional que solicitou tem que deixar claro os objetivos pretendidos e o caminho a ser percorrido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para avaliação do processamento auditivo é utilizado uma bateria de testes que são escolhidos de acordo com a idade cronológica (quantos anos o paciente tem) e também com a idade cognitiva (idade "mental" do paciente), para que ele consiga compreender como é a realização do exame e executar de forma correta. O profissional que irá realizar a avaliação deve estar atento se há testes que sejam adequados para a idade cognitiva do pacientes e se o paciente foi realmente capaz de compreender como responder aos estímulos auditivos.
Outro cuidado que se deve ter é na análise dos resultados.
Continuamos a disposição!
Bom dia!!! A realização do teste dependerá do grau do déficit intelectual. Você informa que é leve, neste caso teriam que ser escolhidos testes de menor complexidade e comprovar a possibilidade de realização e confiabilidade das respostas antes de qualquer avaliação. Caso exista dificuldade na compreensão das tarefas propostas a avaliação se torna inviável.
Espero ter ajudado!

Especialistas

Ana Flávia Vidal Sobelman

Ana Flávia Vidal Sobelman

Fonoaudiólogo

Pindamonhangaba

Larissa Luppe Pompêo

Larissa Luppe Pompêo

Fonoaudiólogo

Valinhos

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Katia Silva

Katia Silva

Fonoaudiólogo

Guarulhos

Fabiana T. Nascimento

Fabiana T. Nascimento

Fonoaudiólogo

Manaus

Ana Paula Caon

Ana Paula Caon

Fonoaudiólogo

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Déficit do Processamento Auditivo Central
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.