O exame de tireóide acusou 4,80 de TSH (referência: 0,3 - 4,2 nmol/L) e 64,39 de T4(referência: 66

3 respostas
O exame de tireóide acusou 4,80 de TSH (referência: 0,3 - 4,2 nmol/L) e 64,39 de T4(referência: 66 - 181 nmol/L), pode ser hipotiroidismo de Hashimoto?
A prolactina também está alterada: 32,10 ng/mL (referência: 4,60 - 25,07). Mas o T3 está dentro do normal.
Olá. Os valores de exames laboratoriais podem estar alterados e não ter significado clínico. A prolactina pode estar levemente elevada até por medicamentos que você usa.... Sugiro voltar em consulta com o endocrinologista que solicitou os exames para avaliação dos mesmos dentro do seu contexto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá paciente, se você é uma mulher tem maior chance de ter tireoidite de Hashimoto. Seu exame de TSH levemente alterado não servirá para fazer diagnóstico, ajuda, mas não tratamos com apenas 1teste hormonal elevado, o correto será repetir-se e acrescentar aqueles necessários para irmos adiante. O exame clínico nos informa de sinais de hipotireoidismo, a palpação da glândula é fundamental: endurecida? aumentada? dolorosa? finamente nodulosa? Nódulo palpável de 1cm ou maior?
Caso haja razão para isso faremos ultrassonografia e decidiremos o melhor tratamento para você.
A prolactina discretamente elevada pode ter várias causas, desde stress, ao próprio hipotireoidismo, uso de medicamentos também é causa frequente ( domperidona por exemplo para o estômago, aumenta bastante). Volte ao seu médico com seu resultado e tire todas as dúvidas!
A maior causa de hipotireoidismo, sintomático ou subclinico, é por reação auto-imune cruzada, onde auto-anticorpos atacam as células da tireoide. Quadro chamado de Tireoidite de Hashimoto. Muitas vezes, o que muitos profissionais de saude não sabem informar, o gatilho para o desencadeamento dessa reação auto-imune é de origem alimentar, podendo ser revertido ou minimizado com mudanças nos hábitos alimentares. Mas, independente disso, a confirmação diagnóstica se dá por dosagem sanguínea dos autoanticorpos. Somente com a dosagem hormonal apenas definimos padrão de hipotireoidismo. Exatamente o que vemos no seu caso. O T3 ativo no organismo é o T3 livre, e não o total. Niveis proximos ao limite inferior do laboratorio correspondem sim a hipotireoidismo real, podendo ser sintomático ou subclinico, dependendo de cada paciente. Além disso o TSH confirma isso, já que está um pouco elevado. A prolactina é outro hormônio que couma se elevar de forma não intensa na presença de hipotireoidismo.

Especialistas

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Arthur Antonino da Silva Nunes

Arthur Antonino da Silva Nunes

Médico de família

São Paulo

Jhonata Pereira Muniz

Jhonata Pereira Muniz

Generalista, Especialista em clínica médica

Imbituba

José Linhares

José Linhares

Médico de família

Porto Alegre

Agendar uma visita
Bruna Perez Segato

Bruna Perez Segato

Endocrinologista

São José do Rio Preto

Fernando Henrique da Rocha

Fernando Henrique da Rocha

Médico clínico geral

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Hipotireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.