O dependente químico não consegue deixar o vicio sem uma ajuda especializada?

8 respostas
O dependente químico não consegue deixar o vicio sem uma ajuda especializada?
A dependência química é algo que já diz que a pessoa que a utiliza esta por motivo de uso abusivo de substâncias químicas dependente, porém não há como dizer que apenas o tratamento médico ou psicoterapêutico é eficiente para o tratamento, pois se a pessoa dependente não quiser parar, fica muito mais difícil o tratamento, porém a que busca por si mesma uma solução, essa sempre terá efeitos prognósticos melhores, conseguindo muitas vezes sem uma ajuda profissional deixar de ser dependente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dependência química está calcada num tripé:

características da substância - características do usuário - eventualidade/situação de uso.

Todas essas condições devem ser consideradas no cuidado com essa clientela. Em cada sujeito e momento de uso, os efeitos e objetivos diferenciam-se e devem ser considerados na escuta clinica.
Hj o MS tem como política pública a Redução de Danos, ou seja, não prevê como meta absoluta a abstinência, mas a diminuição dos efeitos nocivos causados pelas substancias psicotrópicas ilegais ou até mesmo legais. Essa intervenção permite uma abordagem mais empática com os sujeitos e pode resultar em benefícios clínicos e psíquicos, até mesmo uma interrupção total do uso da substância de dependência.
Ola quando se tornou dependente ou seja doença, agora o tratamento é voltado somente para controle, cura não tem mais, eternamente deverá ser um dependente. Tratamento deve ser especializado.
É possível deixar o vício sem uma ajuda especializada, porém se o vício continua instalado, já é um sinal desta dificuldade. O profissional capacitado poderá não só auxiliar em uma redução de tempo para atingir a abstinência, além de diminuir as chances de que hajam recaídas posteriores, mas também auxiliar o paciente para que lide com situações e emoções que tenham o levado e mantido no uso de drogas. Estes fatores que estão relacionados, caso não sejam resolvidos, além possivelmente desencadearem recaídas, poderão provocar outros comportamentos não-saudáveis, como stress, fobias, compulsão alimentar, conflitos relacionais, violência, entre outras, dependendo de cada caso.
Os sintomas pela abstinência podem causar muito incomodo como ansiedade, intolerância, aspectos depressivos, tremor; em fim parar por vontade própria e sem tratamento, de acordo coma intensidade do uso , pode ficar muito mais difícil. Se você pode e ou se permite, sugiro o acompanhamento medico / psicoterápico, para um processo de redução do tabaco, mais eficiente e tranquilo, no alcance de suas metas de tratamento.
Assim como ocorre em outras questões aditivas, não necessariamente químicas, é difícil afirmar que a pessoa conseguirá sanar essa questão apenas com ajuda especializada.

A prática clínica em saúde mental, por sua vez, mostra que o auxílio multiprofissional nesses casos pode atenuar o sofrimento também presente no processo de recuperação do dependente químico. Visando a redução ou abstinência do uso de substância, a medicação pode auxiliar quanto os sintomas físicos que tendem aparecer nesse momento, bem como controlar o impulso em direção ao uso da substância. A psicoterapia, por outro lado, auxiliará o paciente entender seu comportamento, pensar sobre o lugar que a substância ocupa(va) em sua vida e visualizar formas de reinserção social para o dependente. Além disso, pode-se contar com a abordagem familiar, com o intuito de proporcionar a reabertura do espaço para o diálogo entre os membros da família e para a reorganização familiar.
Parecerá obvio,mas não o é.
Se não conseguiu ate o momento, o auxilio de um profissional experiente se faz necessário
Acredito que todos são recuperáveis, ninguém é irrecuperável, tudo vai depender da motivação e do desejo de cada um. A vontade de sair da dependência, já é um ponto fundamental, A psicoterapia é um grande suporte para o resgate da auto estima e da superação da dependência física e psíquica. Busque ajuda psicoterápica, que você vai receber apoio, e suporte, pra consegui sair da dependência. As drogas dão prazer, mas não dá o para queda pra amparar a queda.

Especialistas

Luma Araújo Borges de Moura

Luma Araújo Borges de Moura

Psiquiatra

Santo André

Luís Eduardo Macias Delgado

Luís Eduardo Macias Delgado

Terapeuta complementar

São José dos Campos

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

Evelyn Arla Sobrinho Favalessa

Evelyn Arla Sobrinho Favalessa

Psiquiatra

Vitória

Paulo Emilio Gonzaga

Paulo Emilio Gonzaga

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Dependência química
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.