No caso de rotura completa do tendão do músculo supra espinhal, com retração das margens tendíneas

4 respostas
No caso de rotura completa do tendão do músculo supra espinhal, com retração das margens tendíneas rotas em torno de 4,0 cm e extensão ântero-posterior em torno de 2,4 cm. Nesse caso a cirurgia só pode ser aberta?
Não!

A cirurgia pode ser realizada por via artroscópica. Uma lesão de 4,0 x 2,4cm é considerada uma lesão grande, mas o tamanho da lesão por si só não contra-indica a artroscopia.

Independente da cirurgia ser realizada por via aberta ou artroscópica, a qualidade do reparo vai depender da idade do paciente, tempo de evolução da doença, qualidade do tendão e se a sutura do tendão foi realizada sem tensão.

Outra variável importante a ser avaliada na ressonância é o grau de infiltração gordurosa no ventre do músculo supraespinhal (classificação de Goutallier). Em lesões grandes e retraídas, com muito tempo de evolução, existe uma tendência do músculo ser substituído por gordura. Quando a infiltração gordurosa é muito avançada, o reparo da lesão não consegue reverter essa condição e esses casos podem evoluir com pior resultado funcional após a cirurgia e maiores chances de uma nova ruptura.

Discuta essas variáveis com seu cirurgião de ombro!

Espero ter ajudado!

Nao ,uma lesao com ruptura total do manguito rotador ao exame de ressonancia desde que o paciente apresente condicoes deve ser feito o reparo de preferencia por via astroscopia
Boa tarde,

As rupturas do tendão supraespinhal aonde há a possibilidade de reparo da lesão podem ser realizadas por via artroscópica também.
É necessário avaliar a degeneração gordurosa do tendão e a presença ou não de artropatia do manguito rotador associadas (artrose decorrente de lesão extensa dos tendões do manguito rotador).
Olá,
O reparo desse tipo de lesão pode ser feito tanto através da via aberta quanto através de artroscopia (técnica minimamente invasiva).